Esse deu um bocado de trabalho pra fazer, mas está aí, a lista completa com todos os jogos de corrida do Super NES / Super Famicom. Só foram listados jogos com algum tipo de veículo. Jogos de corrida de cavalo e quase todos de ciclismo foram deixados de fora por serem basicamente simuladores, com todo aquele lance RPG, corrida mesmo, quase não tem, assim como alguns jogos de RC que são na verdade RPGs e outros que misturam gêneros diferentes.
Super NES - Os jogos de corrida
SUPER MARIO KART
FABRICANTE: Nintendo / ANO: 1992
Em 1992 a Nintendo lançou esse título que inaugurou um novo estilo, com pegas sobre karts, fazendo uso de ítens e muita malandragem. Ainda é a maior referência no estilo. Obrigatório!
WILD TRAX
FABRICANTE: Nintendo / ANO: 1994
Em 1994 o Super NES ganhou o seu primeiro jogo de corrida com o chip SFX. As comparações com Virtua Racing do Mega Drive (que havia acabado de ser lançado) foi inevitável. De cara se nota muitos elementos 2D na tela, como os pneus, além da tela pequena.
No fim das contas, é um bom jogo, divertido, mas provou que o SFX ainda não estava pronto pra receber um jogo de corrida. No ocidente esse jogo se chama Stunt Race FX.
F-ZERO
FABRICANTE: Nintendo / ANO: 1990
Um dos jogos de estréia do Super NES é uma corrida futurista com muitos efeitos especiais. Clássico.
BS F-ZERO GRAND PRIX 2
FABRICANTE: Nintendo / ANO: 1997
Esse jogo foi lançado para o sistema Satella View do Super Famicom, é basicamente o mesmo jogo com carros e pistas alternativas.
UNIRACERS
FABRICANTE: DMA / ANO: 1994
O segundo jogo que usou a tecnologia gráfica de Donkey Kong Country dividiu opiniões. Quem foi seco, esperando uma qualida gráfica perto do jogo do gorilão, se decepcionou. Os gráficos são bastante simples mas a temática é totalmente original, uma disputa com monociclos numa traçado em side-scrolling. No fim das contas, um bom jogo. No Japão se chama Unirally.
BIKE MICE FROM MARS
FABRICANTE: Konami / ANO: 1994
Seguindo o embalo de Rock n' Roll Racing, a Konami lançou esse jogo baseado no desenho homônimo, que no Brasil ficou conhecido como "Esquadrão Marte". Não bateu o seu concorrente mas não deixa de ser um ótimo jogo.
SUZUKA 8 HOURS
FABRICANTE: Namco / ANO: 1993
Essa conversão de arcade para o Super NES ficou um pouco aquém do esperado, com gráficos, jogabilidade e sons não muito bom. Pelo menos trouxe um modo para 2 jogadores e a corrida de 8 horas.
TOP GEAR
FABRICANTE: Kemco / ANO: 1992
Um dos maiores clássicos do console teve sua primeira versão em 1992. Vença os campeonatos disparando o nitro na hora certa. Simples e viciante. No Japão o jogo é chamado de Top Racer.
TOP GEAR 2
FABRICANTE: Kemco / ANO: 1993
A sequência de Top Gear foi lançada no ano seguinte, com várias novidades, como a possibilidade de melhorar o carro, além desse sofrer danos. Gráficos melhoraram consideravelmente. No Japão o jogo é chamado de Top Racer 2.
TOP GEAR 3000
FABRICANTE: Kemco / ANO: 1994
A terceira versão de Top Gear se passa no ano 3000, em diversos planetas. A maior novidade é o modo para 4 jogadores, mas isso custou um pouco dos gráficos, mesmo usando o chip DSP4. Há também a possibilidade de reparar o carro e o nitro durante a corrida, como em F-Zero. No Japão o jogo é chamado de Planet's Champ TG3000.
RPM RACING
FABRICANTE: Interplay / ANO: 1991
Esse jogo é antecessor de Rock n' Roll Racing, olhando lembra muito, mas na hora de jogar dá pra ver que RRR teve um passado negro, o som e a jogabilidade são medonhos.
ROCK N' ROLL RACING
FABRICANTE: Interplay / ANO: 1993
Após pisar na bola com RPM Racing, a Interplay colocou o jogo de volta na prancheta afim de sanar todos os erros. Assim, RRR trouxe de volta todas as boas idéias de RPM mas muito melhor executadas. As principais críticas, em relação a jogabilidade e velocidade foram sanadas e o som, simplesmente foi um marco na geração 16bit. Um mega clássico.
BIG RUN - THE SUPREME 4WD CHALLENGE
FABRICANTE: Jaleco / ANO: 1991
Um dos primeiros jogos de corrida do Super NES não primou muito pela qualidade. O maior desafio do jogo é desviar dos carros que aparecem no horizonte e no próximo frame está em cima de você. Mal feito.
ZERO 4 CHAMP RR
FABRICANTE: Media Rings / ANO: 1994
Jogo de rachas. A jogabilidade se resume a trocar de marchas, com direito a embreagem e movimentos que simulam um câmbio manual de verdade. Tem um modo história complexo, porém a lingua japonesa mela essa opção para quem não domina o idioma.
ZERO 4 CHAMP RR-Z
FABRICANTE: Media Rings / ANO: 1995
Continuação do jogo de rachas. Algumas melhoras nos gráficos mas é basicamente mais do mesmo.
HYPER BATTLE GAME ZENNIHON GT SENSHUKEN
FABRICANTE: Kaneco / ANO: 1995
Joguinho muito simpático, lembra bastante os jogos de corrida do Neo Geo. Bons gráficos e jogabilidade, uma pena os menus em japonês transformar tudo num martírio.
TOUGE DENSETSU - SAISOKU BATTLE
FABRICANTE: BPS / ANO: 1996
Jogo de moto onde você duela pelas auto estradas do Japão. Sinistro.
UCHUU RACE - ASTRO GO! GO!
FABRICANTE: Meldac / ANO: 1994
Imagine um F-Zero totalmente cute. Esse jogo é mais ou menos isso. O estranho é que não há rotação do cenário, você vai sempre em frente mas ainda assim dá voltas. Mais uma bizarrice que não saiu do Japão.
GEKITOTSU DANGAN JIDOUSHA KESSEN - BATTLE MOBILE
FABRICANTE: Sytem Sacom / ANO: 1993
Esse jogo não é exatamente de corrida, é mais um shooter com veículos. E fraco.
GP-1
FABRICANTE: Atlus / ANO: 1993
Jogo de moto um pouco melhor que Suzuka, dá pra se divertir mas nada de excepcional.
GP-1 PART II
FABRICANTE: Atlus / ANO: 1994
O jogo ganhou efeitos de mode7 nos cenários mas as motos ficaram muito esquisitas, as vezes a moto está longe e fica grande na tela ou você a vê meio de lado num proporção totalmente estranha. O primeiro é melhor. No Japão esse jogo se chama GP-1 Rapid Stream.
BATTLE CROSS
FABRICANTE: Imagineer / ANO: 1994
Esse jogo é uma mistura de Super Off Road com Super Mario Kart. No fim das contas, essa salada toda até que rendeu um jogo divertido.
SHINSEIKI GPX - CYBER FORMULA
FABRICANTE: Takara / ANO: 1992
Um tipo de F1 com carros futuristas e jogabilidade complicada. Também conhecido como Cyber Spin.
SUPER OFF ROAD
FABRICANTE: Tradewest / ANO: 1992
O clássico arcade também apareceu no Super NES, uma boa conversão.
SUPER OFF ROAD - THE BAJA
FABRICANTE: Tradewest / ANO: 1993
Uma mudança de ares para o clássico de corrida. Agora a visão é por trás do carro e você compete em meio de outras classe de veículo. A primeira vista é bem esquisito mas depois dá pra se divertir bastante com ele. Lembra bastante Test Drive Off Road (que foi lançado muito tempo depois). No Japão esse jogo se chama Super 4WD - The Baja.
HASHIRA TAMASHII - RIDER'S SPIRIT
FABRICANTE: NCS / ANO: 1994
Um clone de Super Mario Kart sobre 2 rodas? Exatamente, apesar dos graficos, que são ótimos, faltou um sistema de jogo mais polido pra deixar as corridas mais interessantes.
KAT'S RUN - ZENNIHON K CAR SENSHUKEN
FABRICANTE: Atlus / ANO: 1995
Jogo de corrida muito bem feito, super descompromissado, com bons gráficos e jogabilidade. Existem ítens a serem usados mas eles tem um peso menor. Muito bom para passar o tempo!
THE KING OF RALLY
FABRICANTE: Meldac / ANO: 1992
Jogo de rally com um controle original. Nele, cada botão corresponde a uma marcha e você deve passar pelos checkpoints para deixar seu ticket. Bonitinho, mas nada emocionante.
RACE DRIVIN'
FABRICANTE: Tengen / ANO: 1992
Conversão do jogo poligonal do arcade. Ficou um pouco mais moderninho em relação a versão do Mega Drive, mas o frame rate continuou ruim.
ROAD RIOT 4WD
FABRICANTE: T-HQ / ANO: 1992
A revolta deve ter tomado conta dos produtores desse jogo de quadriciclos. O péssimo frame rate mela com qualquer possibilidade de levar a corrida a sério. Os veículos parecem flutuar sobre o cenário. Péssimo.
SUPER CHASE HQ
FABRICANTE: Taito / ANO: 1993
A versão Super NES desse jogo é bem diferente da versão Mega Drive. Aqui não se escolhe o carro, a visão é interna e os gráficos e história são bem melhores. Vale a pena! No Japão o jogo se chama Super HQ - Criminal Chaser.
SUPER DRIFT OUT - WORLD RALLY CHAMPIONSHIPS
FABRICANTE: Visco / ANO: 1994
A Visco, que lançou a maioria dos jogos de corrida para Neo Geo, lançou esse com temática parecida pra Super NES. A visão é aérea e o cenário fica rodando, o que dá um pouco de tontura. A jogabilidade e os gráficos também não ficaram lá essas coisas.
F1 GRAND PRIX
FABRICANTE: Video Sytem / ANO: 1991
Jogo de F1 com visão aérea e muito mode7 nos cenários. A jogabilidade é meio dificil, mas o jogo em si não é ruim.
F1 GRAND PRIX PART II
FABRICANTE: Video Sytem / ANO: 1993
A jogabilidade melhorou um pouco mas o jogo é praticamente o mesmo, com algumas opções novas e informações atualizadas.
F1 GRAND PRIX PART III
FABRICANTE: Video Sytem / ANO: 1994
A terceira versão da série trouxe dados atualizados, mas o jogo é virtualmente idêntico ao anterior, sem nada de excepcional.
SD F1 GRAND PRIX
FABRICANTE: Video Sytem / ANO: 1995
A série F1 Grand Prix teve esse jogo "cute", lembra bastante Super Mario Kart, mas não há ítens a serem usados, apenas um turbo que carrega coletando os carregadores no chão.
HUMAN GRAND PRIX
FABRICANTE: Human / ANO: 1992
Esse jogo poderia ser uma boa corrida de F1 se não fosse pela infeliz idéia dos produtores de tentar simular um volante com o direcional do controle. Ou seja, abaixo do carro há uma barra que mostra o quão o volante está virado, mas ele fica sempre parado, não volta ao centro automaticamente, fazendo a jogabilidade ficar impraticável. No ocidente esse jogo se chama F1 Pole Position.
HUMAN GRAND PRIX II
FABRICANTE: Human / ANO: 1993
A péssima idéia do direcional está de volta nessa sequência, que trouxe melhoras gráficas. No ocidente esse jogo se chama F1 Pole Position II.
HUMAN GRAND PRIX III - TRIPLE BATTLE
FABRICANTE: Human / ANO: 1994
O controle continua igual, embora agora exista opção de voltar o volante para o centro automaticamente, o que melhorou bastante a jogabilidade. Um inédito modo para 3 jogadores.
HUMAN GRAND PRIX IV - DREAM BATTLE
FABRICANTE: Human / ANO: 1995
Controles iguais a da terceira versão, só que nessa houve uma queda nos gráficos, às vezes os carros estão longe mas do tamanho como se estivem perto. O modo para 3 jogadores continua.
EXHAUST HEAT
FABRICANTE: Seta / ANO: 1992
Bom jogo de F1, os gráficos são um pouco fracos, mas a jogabilidade é muito boa. Nos EUA esse jogos se chama F1 ROC - Race of Champions.
EXHAUST HEAT II
FABRICANTE: Seta / ANO: 1993
Muitas novidades nessa continuação, como as corridas com outras categorias, como protótipos, a possibilidade de criar um próprio motor ou pneu e as pistas originais. Os gráficos melhoraram mas, infelizmente, a jogabilidade decaiu, os carros escorregam demais nas curvas Nos EUA esse jogos se chama F1 ROC II - Race of Champions.
SUPER FAMILY CIRCUIT
FABRICANTE: Namco / ANO: 1994
Jogo de corrida com visão superior onde você escolhe diferentes tipos de carros, como fórmulas, stocks, etc. O jogo parece uma corrida de autorama, os carros não colidem.
FINAL STRETCH
FABRICANTE: G. Amusements / ANO: 1993
Jogo com jogabilidade meio ruim. A tela é dividida e você pode alternar câmeras na tela de cima. A coisa estranha é que os carros não colidem.
F1 WORLD CHAMPIONSHIP EDITION
FABRICANTE: Domark / ANO: 1995
A versão Super NES ficou muito diferente da versão Mega Drive. A visão é externa, as subidas e descidas, túneis, etc, foram bem reduzidas nessa versão, fazendo-a ficar inferior a versão Mega.
SUPER F1 CIRCUS
FABRICANTE: Nihon Bussan / ANO: 1992
Jogo bem parecido com F1 Grand Prix, nada muito interessante. Teve ainda uma versão "Limited", mas não consegui notar diferença entre as duas, tirando o carro da tela título.
SUPER F1 CIRCUS II
FABRICANTE: Nihon Bussan / ANO: 1993
Nessa segunda versão houve uma mudança no posicionamento da câmera, que deixou o jogo bem mais interessante, os gráficos melhores e jogabilidade mais fácil. Uma pena os menus serem terríveis de se navegar.
SUPER F1 CIRCUS III
FABRICANTE: Nihon Bussan / ANO: 1994
O jogo em si não teve muitas mudanças, tirando os menus, que foram um pouco simplificados e ficaram mais intuitivos. Bom jogo.
SUPER F1 CIRCUS GAIDEN
FABRICANTE: Nihon Bussan / ANO: 1995
Aqui o jogo mudou bastante, visão, jogabilidade, além da possibilidade de correr em outras categorias. Os controles não ficaram muito bom.
SUPER F1 HERO
FABRICANTE: Varie / ANO: 1992
Esse jogo ficou diferente da versão Mega Drive, que tinha visão aérea. Aqui a visão é do cockpit. É um jogo mais ou menos, os carros parecem grandes demais para o tamanho da pista.
SATORU NAKAJIMA F1 HERO'94
FABRICANTE: Varie / ANO: 1994
O piloto japonês Satoru Nakajima assina esse jogo. Os gráficos são fracos, a jogabilidade ruim e o jogo extremamente lento. O que salva ele da mediocridade total são os 5 ângulos de visão para se escolher.
BATTLE GRAND PRIX
FABRICANTE: Hudson / ANO: 1993
Jogos de corrida com visão aéra geralmente tem jogabilidade complicada pela campo de visão ser muito pequeno. Agora, imagine isso com a tela dividida! Impraticável.
NIGEL MANSELL'S WORLD CHAMPIONSHIP RACING
FABRICANTE: Gametek / ANO: 1993
O "leão" Nigel Mansell assinou esse jogo de F1 para o Super NES que é considerado um dos melhores do sistema. Bem agradável, só faltou mais atenção aos detalhes. A pista do Brasil, por exemplo, fica em SP, mas olhando o cenário de fundo, você jura que está em Jacarepagua no Rio. No Japão esse jogo se chama Nigel Mansell's F1 Challenge.
AGURI SUZUKI F1 SUPER DRIVING
FABRICANTE: Altron / ANO: 1992
O piloto japonês Aguri Suzuki também assinou um game de F1. O jogo é bem mediano, pra não falar genérico. Nos EUA se chama Redline F1 Racer.
AL UNSER JR'S ROAD TO THE TOP
FABRICANTE: Software Toolworks / ANO: 1994
O campeão de F-Indy Al Unser Jr assinou esse jogo onde você pode escolher 4 modalidades (kart, snowmobilide, turismo e indy). Mas o jogo é uma pobreza, em todos os sentidos, parece mais jogo de nintendinho.
MICHAEL ANDRETTI'S INDY CAR CHALLENGE
FABRICANTE: Genki / ANO: 1994
Enquanto o Andretti pai teve um jogo no Mega Drive, o Andretti filho teve um jogo no Super NES. É um jogo na média, com carros pequenos e jogabilidade mais ou menos.
NEWMAN-HASS INDY CAR RACING FEATURING NIGEL MANSELL
FABRICANTE: Acclaim / ANO: 1994
A versão Super NES desse jogo ficou bem superior a versão Mega Drive, o jogo lembra bastante o jogo de F1 de Nigel Mansell.
SUPER INDY CHAMP
FABRICANTE: Opensystem / ANO: 1994
Mais um jogo de F-Indy ruim que dá pena. Carros pequenos, gráficos ruins, jogabilidade dura. Dispensável.
GT RACING
FABRICANTE: Imagineer / ANO: 1996
Jogo com bons gráficos e jogabilidade, tinha bastante potencial mas falha em aspéctos básicos. O campo de visão é muito pequeno para a velocidade geral, é muito difícil de prever que tipo de curva virá a frente e nem as placas ou o mapa resolvem o problema.
KYLE PETTY'S NO FEAR RACING
FABRICANTE: Willians / ANO: 1995
Esse jogo é diferente de tudo que foi lançado em matéria de jogos de corrida para o sistema, tanto em gráficos, quanto em jogabilidade. Em vez de usar o esquema batido do cenário com mode7 e paisagens achatadas, aqui você corre como se estivesse em um tubo, com direito as inclinações nas curvas dos ovais. Com um modo de criação de pistas, esse jogo é uma das melhores opções de corrida para o console. No Japão ele se chama Circuit USA.
ESPN SPEEDWORLD
FABRICANTE: Sony Imagesoft / ANO: 1994
A versão Super NES desse jogo ficou tão ruim quanto a de Mega Drive, jogo com gráficos fraquíssimos e jogabilidade sonolenta.
NETWORK Q RALLY
FABRICANTE: JVC / ANO: 1995
Jogo de rally complicado, a pista é super estreita e cheia de tranqueiras pelo caminho. Apesar dos gráficos razoáveis, o jogo não vale a pena.
POWER DRIVE
FABRICANTE: US Gold / ANO: 1994
Essa versão ficou com gráficos melhores que a versão Mega, mas a jogabilidade ainda complica bastante o jogo, que é até legal, mas falha demais.
DIRT RACER
FABRICANTE: Elite / ANO: 1994
Jogo de corrida poligonal que não faz uso do chip Super FX. Os gráficos são bons até, embora tenham muitos elementos 2D, mas a jogabilidade difícil, o carro capota por qualquer coisinha, deixa o jogo bem chato.
DIRT TRAX FX
FABRICANTE: Acclaim / ANO: 1995
Jogo de corrida de motos que usa o chip Super FX. Apenas os cenários são poligonais, os pilotos são em 2D normal. Não é um jogo perfeito mas consegue dar de 10 a 0 no Motocross do 32X.
SUPER KYOUTEI
FABRICANTE: Nihon Bussan / ANO: 1995
Jogos de corrida com lanchas, chatinho. Menus em japonês complicados.
SUPER KYOUTEI 2
FABRICANTE: Nihon Bussan / ANO: 1996
Continuação do joguinho com lanchas, melhorou o som e a jogabilidade, mas continua aquela coisinha estranha e sem graça.
SUPER MAD CHAMP
FABRICANTE: Tskuda Original / ANO: 1995
Joguinho de motos, lembra uma mistura de Suzuka com Road Rash. Médio.
TEST DRIVE II - THE DUEL
FABRICANTE: Accolade/ ANO: 1992
A versão Super NES de Test Drive II ficou muito superior a do Mega Drive, som, gráficos, jogabilidade, diversão, enfim, tudo melhor, além de incluir mais pistas e essas são mais largas.
SPEED RACER IN MY MOST DANGEROUS ADVENTURE
FABRICANTE: Accolade/ ANO: 1994
O desenho Speed Racer teve esse jogo de corrida para Super NES, que seria bacana até se não fosse pelo péssimo frame rate que detona com gráficos, jogabilidade e diversão.
KAWASAKI CARIBEAN CHALLENGE
FABRICANTE: Gamtek / ANO: 1993
Joguinho simplisinho onde você pode correr com motos ou jet-ski da Kawasaki, com visão superior.
KAWASAKI SUPERBIKE CHALLENGE
FABRICANTE: Domark / ANO: 1995
A versão Super NES ficou melhor que a do Mega Drive. A jogbilidade e os gráficos estão mais refinados, deixando o game mais jogável.
POWER RANGERS ZEO - BATTLE RACERS
FABRICANTE: Bandai / ANO: 1996
Os Power Ranges são os reis da bizarrice. E pra não perder o título, resolveram fazer um jogo ao estilo de Super Mario Kart para os heróis. E o mais bizarro de tudo é que não ficou ruim! Ficou até acima da média dos clones de SMK. São apenas 4 corredores, cada um com seu tiro especial. Dá pra encarar tranquilo.
FULL THROTLLE RACING
FABRICANTE: Gremlin / ANO: 1995
Esse Full Throttle não tem nada a ver com o jogo de PC, apesar de ter sido lançado na mesma época. Aqui é uma mistura de Hang On com Road Rash e de quebra umas corridinhas de jet-ski. Bacaninha.
DRIFT KING - SHUTOKOU BATTLE'94
FABRICANTE: BPS / ANO: 1994
Jogo de corrida com pegas a lá Tokio Highway Battle (ok, esse saiu 5 anos depois). Tem um modo história complexo, mas em japonês. Jogabilidade e gráficos médios. No modo 1 player a tela de cima vai mostrando o carro por diferentes tomadas de câmera ou visão no parachoque trazeiro.
DRIFT KING - SHUTOKOU BATTLE 2
FABRICANTE: BPS / ANO: 1995
A sequência de Drift King melhorou um pouco a jogabilidade, embora os drifts ainda sejam difícil de controlar. Os gráficos estão um pouco melhores também e o modo história foi simplificado.
BS EXCITEBIKE BUN BUN MARIO BATTLE STADIUM
FABRICANTE: Nintendo / ANO: 1997
O sistema Sattella View ganhou essa versão de Excitebike com a presença da turma do Mario. Gráficos e sons ótimos. Ganhou 4 variações; na 1ª apenas Mario, Luigi e Toad são selecionáveis; na 2ª versão Wario também é selecionável; na 3ª a Princesa também é selecionável; na 4ª Luigi saiu e entrou Yoshi em seu lugar. As pistas são diferentes em todas as versões, mas é o mesmo jogo, não justificaria uma análise separada de cada um.
EXERTAINMENT MOUNTAIN BIKE RALLY
FABRICANTE: Radical / ANO: 1994
Esse jogo usava um curioso controle em forma de bicileta ergométrica. Enquanto você malhava, jogaga um pouco. Os gráficos, sons e jogabilidade não são muito bons, mas a possibilidade de sair distribuindo porrada como em Road Rash diverte. Pode ser jogado com o gamepad também.
LAMBORGHINI AMERICAN CHALLENGE
FABRICANTE: Titus / ANO: 1993
Um dos jogos de corrida mais conhecido do console, é uma corrida do tipo Turbo Out Run com toque de Top Gear. Jogo simpático.
MICRO MACHINES
FABRICANTE: Ocean / ANO: 1994
O clássico de corrida teve uma boa versão pra o Super NES, diversão garantida.
MICRO MACHINES 2 - TURBO TOURNAMENT
FABRICANTE: Ocean / ANO: 1995
Versão melhorada do clássico, ficou muito boa, superou a original. Muito bom!
STREET RACER
FABRICANTE: Ubi Soft / ANO: 1994
O melhor clone de Super Mario Kart é mais focado nos combates corpo-a-corpo. Com uma grande quantidade de modos de jogo e opção para 4 jogadores, esse é diversão garantida.
BATTLE CARS
FABRICANTE: Namco / ANO: 1993
Esse jogo pode ser definido com uma mistura entre Rock n' Roll Racing e Super Mario Kart. A ação é meio esquisita, não dá pra considerar um jogo ruim mas nada de excepcional
Última edição por Crude Dude em Qui 24 Jan 2013, 12:43, editado 1 vez(es)
Super NES - Os jogos de corrida
SUPER MARIO KART
FABRICANTE: Nintendo / ANO: 1992
Em 1992 a Nintendo lançou esse título que inaugurou um novo estilo, com pegas sobre karts, fazendo uso de ítens e muita malandragem. Ainda é a maior referência no estilo. Obrigatório!
WILD TRAX
FABRICANTE: Nintendo / ANO: 1994
Em 1994 o Super NES ganhou o seu primeiro jogo de corrida com o chip SFX. As comparações com Virtua Racing do Mega Drive (que havia acabado de ser lançado) foi inevitável. De cara se nota muitos elementos 2D na tela, como os pneus, além da tela pequena.
No fim das contas, é um bom jogo, divertido, mas provou que o SFX ainda não estava pronto pra receber um jogo de corrida. No ocidente esse jogo se chama Stunt Race FX.
F-ZERO
FABRICANTE: Nintendo / ANO: 1990
Um dos jogos de estréia do Super NES é uma corrida futurista com muitos efeitos especiais. Clássico.
BS F-ZERO GRAND PRIX 2
FABRICANTE: Nintendo / ANO: 1997
Esse jogo foi lançado para o sistema Satella View do Super Famicom, é basicamente o mesmo jogo com carros e pistas alternativas.
UNIRACERS
FABRICANTE: DMA / ANO: 1994
O segundo jogo que usou a tecnologia gráfica de Donkey Kong Country dividiu opiniões. Quem foi seco, esperando uma qualida gráfica perto do jogo do gorilão, se decepcionou. Os gráficos são bastante simples mas a temática é totalmente original, uma disputa com monociclos numa traçado em side-scrolling. No fim das contas, um bom jogo. No Japão se chama Unirally.
BIKE MICE FROM MARS
FABRICANTE: Konami / ANO: 1994
Seguindo o embalo de Rock n' Roll Racing, a Konami lançou esse jogo baseado no desenho homônimo, que no Brasil ficou conhecido como "Esquadrão Marte". Não bateu o seu concorrente mas não deixa de ser um ótimo jogo.
SUZUKA 8 HOURS
FABRICANTE: Namco / ANO: 1993
Essa conversão de arcade para o Super NES ficou um pouco aquém do esperado, com gráficos, jogabilidade e sons não muito bom. Pelo menos trouxe um modo para 2 jogadores e a corrida de 8 horas.
TOP GEAR
FABRICANTE: Kemco / ANO: 1992
Um dos maiores clássicos do console teve sua primeira versão em 1992. Vença os campeonatos disparando o nitro na hora certa. Simples e viciante. No Japão o jogo é chamado de Top Racer.
TOP GEAR 2
FABRICANTE: Kemco / ANO: 1993
A sequência de Top Gear foi lançada no ano seguinte, com várias novidades, como a possibilidade de melhorar o carro, além desse sofrer danos. Gráficos melhoraram consideravelmente. No Japão o jogo é chamado de Top Racer 2.
TOP GEAR 3000
FABRICANTE: Kemco / ANO: 1994
A terceira versão de Top Gear se passa no ano 3000, em diversos planetas. A maior novidade é o modo para 4 jogadores, mas isso custou um pouco dos gráficos, mesmo usando o chip DSP4. Há também a possibilidade de reparar o carro e o nitro durante a corrida, como em F-Zero. No Japão o jogo é chamado de Planet's Champ TG3000.
RPM RACING
FABRICANTE: Interplay / ANO: 1991
Esse jogo é antecessor de Rock n' Roll Racing, olhando lembra muito, mas na hora de jogar dá pra ver que RRR teve um passado negro, o som e a jogabilidade são medonhos.
ROCK N' ROLL RACING
FABRICANTE: Interplay / ANO: 1993
Após pisar na bola com RPM Racing, a Interplay colocou o jogo de volta na prancheta afim de sanar todos os erros. Assim, RRR trouxe de volta todas as boas idéias de RPM mas muito melhor executadas. As principais críticas, em relação a jogabilidade e velocidade foram sanadas e o som, simplesmente foi um marco na geração 16bit. Um mega clássico.
BIG RUN - THE SUPREME 4WD CHALLENGE
FABRICANTE: Jaleco / ANO: 1991
Um dos primeiros jogos de corrida do Super NES não primou muito pela qualidade. O maior desafio do jogo é desviar dos carros que aparecem no horizonte e no próximo frame está em cima de você. Mal feito.
ZERO 4 CHAMP RR
FABRICANTE: Media Rings / ANO: 1994
Jogo de rachas. A jogabilidade se resume a trocar de marchas, com direito a embreagem e movimentos que simulam um câmbio manual de verdade. Tem um modo história complexo, porém a lingua japonesa mela essa opção para quem não domina o idioma.
ZERO 4 CHAMP RR-Z
FABRICANTE: Media Rings / ANO: 1995
Continuação do jogo de rachas. Algumas melhoras nos gráficos mas é basicamente mais do mesmo.
HYPER BATTLE GAME ZENNIHON GT SENSHUKEN
FABRICANTE: Kaneco / ANO: 1995
Joguinho muito simpático, lembra bastante os jogos de corrida do Neo Geo. Bons gráficos e jogabilidade, uma pena os menus em japonês transformar tudo num martírio.
TOUGE DENSETSU - SAISOKU BATTLE
FABRICANTE: BPS / ANO: 1996
Jogo de moto onde você duela pelas auto estradas do Japão. Sinistro.
UCHUU RACE - ASTRO GO! GO!
FABRICANTE: Meldac / ANO: 1994
Imagine um F-Zero totalmente cute. Esse jogo é mais ou menos isso. O estranho é que não há rotação do cenário, você vai sempre em frente mas ainda assim dá voltas. Mais uma bizarrice que não saiu do Japão.
GEKITOTSU DANGAN JIDOUSHA KESSEN - BATTLE MOBILE
FABRICANTE: Sytem Sacom / ANO: 1993
Esse jogo não é exatamente de corrida, é mais um shooter com veículos. E fraco.
GP-1
FABRICANTE: Atlus / ANO: 1993
Jogo de moto um pouco melhor que Suzuka, dá pra se divertir mas nada de excepcional.
GP-1 PART II
FABRICANTE: Atlus / ANO: 1994
O jogo ganhou efeitos de mode7 nos cenários mas as motos ficaram muito esquisitas, as vezes a moto está longe e fica grande na tela ou você a vê meio de lado num proporção totalmente estranha. O primeiro é melhor. No Japão esse jogo se chama GP-1 Rapid Stream.
BATTLE CROSS
FABRICANTE: Imagineer / ANO: 1994
Esse jogo é uma mistura de Super Off Road com Super Mario Kart. No fim das contas, essa salada toda até que rendeu um jogo divertido.
SHINSEIKI GPX - CYBER FORMULA
FABRICANTE: Takara / ANO: 1992
Um tipo de F1 com carros futuristas e jogabilidade complicada. Também conhecido como Cyber Spin.
SUPER OFF ROAD
FABRICANTE: Tradewest / ANO: 1992
O clássico arcade também apareceu no Super NES, uma boa conversão.
SUPER OFF ROAD - THE BAJA
FABRICANTE: Tradewest / ANO: 1993
Uma mudança de ares para o clássico de corrida. Agora a visão é por trás do carro e você compete em meio de outras classe de veículo. A primeira vista é bem esquisito mas depois dá pra se divertir bastante com ele. Lembra bastante Test Drive Off Road (que foi lançado muito tempo depois). No Japão esse jogo se chama Super 4WD - The Baja.
HASHIRA TAMASHII - RIDER'S SPIRIT
FABRICANTE: NCS / ANO: 1994
Um clone de Super Mario Kart sobre 2 rodas? Exatamente, apesar dos graficos, que são ótimos, faltou um sistema de jogo mais polido pra deixar as corridas mais interessantes.
KAT'S RUN - ZENNIHON K CAR SENSHUKEN
FABRICANTE: Atlus / ANO: 1995
Jogo de corrida muito bem feito, super descompromissado, com bons gráficos e jogabilidade. Existem ítens a serem usados mas eles tem um peso menor. Muito bom para passar o tempo!
THE KING OF RALLY
FABRICANTE: Meldac / ANO: 1992
Jogo de rally com um controle original. Nele, cada botão corresponde a uma marcha e você deve passar pelos checkpoints para deixar seu ticket. Bonitinho, mas nada emocionante.
RACE DRIVIN'
FABRICANTE: Tengen / ANO: 1992
Conversão do jogo poligonal do arcade. Ficou um pouco mais moderninho em relação a versão do Mega Drive, mas o frame rate continuou ruim.
ROAD RIOT 4WD
FABRICANTE: T-HQ / ANO: 1992
A revolta deve ter tomado conta dos produtores desse jogo de quadriciclos. O péssimo frame rate mela com qualquer possibilidade de levar a corrida a sério. Os veículos parecem flutuar sobre o cenário. Péssimo.
SUPER CHASE HQ
FABRICANTE: Taito / ANO: 1993
A versão Super NES desse jogo é bem diferente da versão Mega Drive. Aqui não se escolhe o carro, a visão é interna e os gráficos e história são bem melhores. Vale a pena! No Japão o jogo se chama Super HQ - Criminal Chaser.
SUPER DRIFT OUT - WORLD RALLY CHAMPIONSHIPS
FABRICANTE: Visco / ANO: 1994
A Visco, que lançou a maioria dos jogos de corrida para Neo Geo, lançou esse com temática parecida pra Super NES. A visão é aérea e o cenário fica rodando, o que dá um pouco de tontura. A jogabilidade e os gráficos também não ficaram lá essas coisas.
F1 GRAND PRIX
FABRICANTE: Video Sytem / ANO: 1991
Jogo de F1 com visão aérea e muito mode7 nos cenários. A jogabilidade é meio dificil, mas o jogo em si não é ruim.
F1 GRAND PRIX PART II
FABRICANTE: Video Sytem / ANO: 1993
A jogabilidade melhorou um pouco mas o jogo é praticamente o mesmo, com algumas opções novas e informações atualizadas.
F1 GRAND PRIX PART III
FABRICANTE: Video Sytem / ANO: 1994
A terceira versão da série trouxe dados atualizados, mas o jogo é virtualmente idêntico ao anterior, sem nada de excepcional.
SD F1 GRAND PRIX
FABRICANTE: Video Sytem / ANO: 1995
A série F1 Grand Prix teve esse jogo "cute", lembra bastante Super Mario Kart, mas não há ítens a serem usados, apenas um turbo que carrega coletando os carregadores no chão.
HUMAN GRAND PRIX
FABRICANTE: Human / ANO: 1992
Esse jogo poderia ser uma boa corrida de F1 se não fosse pela infeliz idéia dos produtores de tentar simular um volante com o direcional do controle. Ou seja, abaixo do carro há uma barra que mostra o quão o volante está virado, mas ele fica sempre parado, não volta ao centro automaticamente, fazendo a jogabilidade ficar impraticável. No ocidente esse jogo se chama F1 Pole Position.
HUMAN GRAND PRIX II
FABRICANTE: Human / ANO: 1993
A péssima idéia do direcional está de volta nessa sequência, que trouxe melhoras gráficas. No ocidente esse jogo se chama F1 Pole Position II.
HUMAN GRAND PRIX III - TRIPLE BATTLE
FABRICANTE: Human / ANO: 1994
O controle continua igual, embora agora exista opção de voltar o volante para o centro automaticamente, o que melhorou bastante a jogabilidade. Um inédito modo para 3 jogadores.
HUMAN GRAND PRIX IV - DREAM BATTLE
FABRICANTE: Human / ANO: 1995
Controles iguais a da terceira versão, só que nessa houve uma queda nos gráficos, às vezes os carros estão longe mas do tamanho como se estivem perto. O modo para 3 jogadores continua.
EXHAUST HEAT
FABRICANTE: Seta / ANO: 1992
Bom jogo de F1, os gráficos são um pouco fracos, mas a jogabilidade é muito boa. Nos EUA esse jogos se chama F1 ROC - Race of Champions.
EXHAUST HEAT II
FABRICANTE: Seta / ANO: 1993
Muitas novidades nessa continuação, como as corridas com outras categorias, como protótipos, a possibilidade de criar um próprio motor ou pneu e as pistas originais. Os gráficos melhoraram mas, infelizmente, a jogabilidade decaiu, os carros escorregam demais nas curvas Nos EUA esse jogos se chama F1 ROC II - Race of Champions.
SUPER FAMILY CIRCUIT
FABRICANTE: Namco / ANO: 1994
Jogo de corrida com visão superior onde você escolhe diferentes tipos de carros, como fórmulas, stocks, etc. O jogo parece uma corrida de autorama, os carros não colidem.
FINAL STRETCH
FABRICANTE: G. Amusements / ANO: 1993
Jogo com jogabilidade meio ruim. A tela é dividida e você pode alternar câmeras na tela de cima. A coisa estranha é que os carros não colidem.
F1 WORLD CHAMPIONSHIP EDITION
FABRICANTE: Domark / ANO: 1995
A versão Super NES ficou muito diferente da versão Mega Drive. A visão é externa, as subidas e descidas, túneis, etc, foram bem reduzidas nessa versão, fazendo-a ficar inferior a versão Mega.
SUPER F1 CIRCUS
FABRICANTE: Nihon Bussan / ANO: 1992
Jogo bem parecido com F1 Grand Prix, nada muito interessante. Teve ainda uma versão "Limited", mas não consegui notar diferença entre as duas, tirando o carro da tela título.
SUPER F1 CIRCUS II
FABRICANTE: Nihon Bussan / ANO: 1993
Nessa segunda versão houve uma mudança no posicionamento da câmera, que deixou o jogo bem mais interessante, os gráficos melhores e jogabilidade mais fácil. Uma pena os menus serem terríveis de se navegar.
SUPER F1 CIRCUS III
FABRICANTE: Nihon Bussan / ANO: 1994
O jogo em si não teve muitas mudanças, tirando os menus, que foram um pouco simplificados e ficaram mais intuitivos. Bom jogo.
SUPER F1 CIRCUS GAIDEN
FABRICANTE: Nihon Bussan / ANO: 1995
Aqui o jogo mudou bastante, visão, jogabilidade, além da possibilidade de correr em outras categorias. Os controles não ficaram muito bom.
SUPER F1 HERO
FABRICANTE: Varie / ANO: 1992
Esse jogo ficou diferente da versão Mega Drive, que tinha visão aérea. Aqui a visão é do cockpit. É um jogo mais ou menos, os carros parecem grandes demais para o tamanho da pista.
SATORU NAKAJIMA F1 HERO'94
FABRICANTE: Varie / ANO: 1994
O piloto japonês Satoru Nakajima assina esse jogo. Os gráficos são fracos, a jogabilidade ruim e o jogo extremamente lento. O que salva ele da mediocridade total são os 5 ângulos de visão para se escolher.
BATTLE GRAND PRIX
FABRICANTE: Hudson / ANO: 1993
Jogos de corrida com visão aéra geralmente tem jogabilidade complicada pela campo de visão ser muito pequeno. Agora, imagine isso com a tela dividida! Impraticável.
NIGEL MANSELL'S WORLD CHAMPIONSHIP RACING
FABRICANTE: Gametek / ANO: 1993
O "leão" Nigel Mansell assinou esse jogo de F1 para o Super NES que é considerado um dos melhores do sistema. Bem agradável, só faltou mais atenção aos detalhes. A pista do Brasil, por exemplo, fica em SP, mas olhando o cenário de fundo, você jura que está em Jacarepagua no Rio. No Japão esse jogo se chama Nigel Mansell's F1 Challenge.
AGURI SUZUKI F1 SUPER DRIVING
FABRICANTE: Altron / ANO: 1992
O piloto japonês Aguri Suzuki também assinou um game de F1. O jogo é bem mediano, pra não falar genérico. Nos EUA se chama Redline F1 Racer.
AL UNSER JR'S ROAD TO THE TOP
FABRICANTE: Software Toolworks / ANO: 1994
O campeão de F-Indy Al Unser Jr assinou esse jogo onde você pode escolher 4 modalidades (kart, snowmobilide, turismo e indy). Mas o jogo é uma pobreza, em todos os sentidos, parece mais jogo de nintendinho.
MICHAEL ANDRETTI'S INDY CAR CHALLENGE
FABRICANTE: Genki / ANO: 1994
Enquanto o Andretti pai teve um jogo no Mega Drive, o Andretti filho teve um jogo no Super NES. É um jogo na média, com carros pequenos e jogabilidade mais ou menos.
NEWMAN-HASS INDY CAR RACING FEATURING NIGEL MANSELL
FABRICANTE: Acclaim / ANO: 1994
A versão Super NES desse jogo ficou bem superior a versão Mega Drive, o jogo lembra bastante o jogo de F1 de Nigel Mansell.
SUPER INDY CHAMP
FABRICANTE: Opensystem / ANO: 1994
Mais um jogo de F-Indy ruim que dá pena. Carros pequenos, gráficos ruins, jogabilidade dura. Dispensável.
GT RACING
FABRICANTE: Imagineer / ANO: 1996
Jogo com bons gráficos e jogabilidade, tinha bastante potencial mas falha em aspéctos básicos. O campo de visão é muito pequeno para a velocidade geral, é muito difícil de prever que tipo de curva virá a frente e nem as placas ou o mapa resolvem o problema.
KYLE PETTY'S NO FEAR RACING
FABRICANTE: Willians / ANO: 1995
Esse jogo é diferente de tudo que foi lançado em matéria de jogos de corrida para o sistema, tanto em gráficos, quanto em jogabilidade. Em vez de usar o esquema batido do cenário com mode7 e paisagens achatadas, aqui você corre como se estivesse em um tubo, com direito as inclinações nas curvas dos ovais. Com um modo de criação de pistas, esse jogo é uma das melhores opções de corrida para o console. No Japão ele se chama Circuit USA.
ESPN SPEEDWORLD
FABRICANTE: Sony Imagesoft / ANO: 1994
A versão Super NES desse jogo ficou tão ruim quanto a de Mega Drive, jogo com gráficos fraquíssimos e jogabilidade sonolenta.
NETWORK Q RALLY
FABRICANTE: JVC / ANO: 1995
Jogo de rally complicado, a pista é super estreita e cheia de tranqueiras pelo caminho. Apesar dos gráficos razoáveis, o jogo não vale a pena.
POWER DRIVE
FABRICANTE: US Gold / ANO: 1994
Essa versão ficou com gráficos melhores que a versão Mega, mas a jogabilidade ainda complica bastante o jogo, que é até legal, mas falha demais.
DIRT RACER
FABRICANTE: Elite / ANO: 1994
Jogo de corrida poligonal que não faz uso do chip Super FX. Os gráficos são bons até, embora tenham muitos elementos 2D, mas a jogabilidade difícil, o carro capota por qualquer coisinha, deixa o jogo bem chato.
DIRT TRAX FX
FABRICANTE: Acclaim / ANO: 1995
Jogo de corrida de motos que usa o chip Super FX. Apenas os cenários são poligonais, os pilotos são em 2D normal. Não é um jogo perfeito mas consegue dar de 10 a 0 no Motocross do 32X.
SUPER KYOUTEI
FABRICANTE: Nihon Bussan / ANO: 1995
Jogos de corrida com lanchas, chatinho. Menus em japonês complicados.
SUPER KYOUTEI 2
FABRICANTE: Nihon Bussan / ANO: 1996
Continuação do joguinho com lanchas, melhorou o som e a jogabilidade, mas continua aquela coisinha estranha e sem graça.
SUPER MAD CHAMP
FABRICANTE: Tskuda Original / ANO: 1995
Joguinho de motos, lembra uma mistura de Suzuka com Road Rash. Médio.
TEST DRIVE II - THE DUEL
FABRICANTE: Accolade/ ANO: 1992
A versão Super NES de Test Drive II ficou muito superior a do Mega Drive, som, gráficos, jogabilidade, diversão, enfim, tudo melhor, além de incluir mais pistas e essas são mais largas.
SPEED RACER IN MY MOST DANGEROUS ADVENTURE
FABRICANTE: Accolade/ ANO: 1994
O desenho Speed Racer teve esse jogo de corrida para Super NES, que seria bacana até se não fosse pelo péssimo frame rate que detona com gráficos, jogabilidade e diversão.
KAWASAKI CARIBEAN CHALLENGE
FABRICANTE: Gamtek / ANO: 1993
Joguinho simplisinho onde você pode correr com motos ou jet-ski da Kawasaki, com visão superior.
KAWASAKI SUPERBIKE CHALLENGE
FABRICANTE: Domark / ANO: 1995
A versão Super NES ficou melhor que a do Mega Drive. A jogbilidade e os gráficos estão mais refinados, deixando o game mais jogável.
POWER RANGERS ZEO - BATTLE RACERS
FABRICANTE: Bandai / ANO: 1996
Os Power Ranges são os reis da bizarrice. E pra não perder o título, resolveram fazer um jogo ao estilo de Super Mario Kart para os heróis. E o mais bizarro de tudo é que não ficou ruim! Ficou até acima da média dos clones de SMK. São apenas 4 corredores, cada um com seu tiro especial. Dá pra encarar tranquilo.
FULL THROTLLE RACING
FABRICANTE: Gremlin / ANO: 1995
Esse Full Throttle não tem nada a ver com o jogo de PC, apesar de ter sido lançado na mesma época. Aqui é uma mistura de Hang On com Road Rash e de quebra umas corridinhas de jet-ski. Bacaninha.
DRIFT KING - SHUTOKOU BATTLE'94
FABRICANTE: BPS / ANO: 1994
Jogo de corrida com pegas a lá Tokio Highway Battle (ok, esse saiu 5 anos depois). Tem um modo história complexo, mas em japonês. Jogabilidade e gráficos médios. No modo 1 player a tela de cima vai mostrando o carro por diferentes tomadas de câmera ou visão no parachoque trazeiro.
DRIFT KING - SHUTOKOU BATTLE 2
FABRICANTE: BPS / ANO: 1995
A sequência de Drift King melhorou um pouco a jogabilidade, embora os drifts ainda sejam difícil de controlar. Os gráficos estão um pouco melhores também e o modo história foi simplificado.
BS EXCITEBIKE BUN BUN MARIO BATTLE STADIUM
FABRICANTE: Nintendo / ANO: 1997
O sistema Sattella View ganhou essa versão de Excitebike com a presença da turma do Mario. Gráficos e sons ótimos. Ganhou 4 variações; na 1ª apenas Mario, Luigi e Toad são selecionáveis; na 2ª versão Wario também é selecionável; na 3ª a Princesa também é selecionável; na 4ª Luigi saiu e entrou Yoshi em seu lugar. As pistas são diferentes em todas as versões, mas é o mesmo jogo, não justificaria uma análise separada de cada um.
EXERTAINMENT MOUNTAIN BIKE RALLY
FABRICANTE: Radical / ANO: 1994
Esse jogo usava um curioso controle em forma de bicileta ergométrica. Enquanto você malhava, jogaga um pouco. Os gráficos, sons e jogabilidade não são muito bons, mas a possibilidade de sair distribuindo porrada como em Road Rash diverte. Pode ser jogado com o gamepad também.
LAMBORGHINI AMERICAN CHALLENGE
FABRICANTE: Titus / ANO: 1993
Um dos jogos de corrida mais conhecido do console, é uma corrida do tipo Turbo Out Run com toque de Top Gear. Jogo simpático.
MICRO MACHINES
FABRICANTE: Ocean / ANO: 1994
O clássico de corrida teve uma boa versão pra o Super NES, diversão garantida.
MICRO MACHINES 2 - TURBO TOURNAMENT
FABRICANTE: Ocean / ANO: 1995
Versão melhorada do clássico, ficou muito boa, superou a original. Muito bom!
STREET RACER
FABRICANTE: Ubi Soft / ANO: 1994
O melhor clone de Super Mario Kart é mais focado nos combates corpo-a-corpo. Com uma grande quantidade de modos de jogo e opção para 4 jogadores, esse é diversão garantida.
BATTLE CARS
FABRICANTE: Namco / ANO: 1993
Esse jogo pode ser definido com uma mistura entre Rock n' Roll Racing e Super Mario Kart. A ação é meio esquisita, não dá pra considerar um jogo ruim mas nada de excepcional
Última edição por Crude Dude em Qui 24 Jan 2013, 12:43, editado 1 vez(es)