Mega Drive - Os jogos "beat 'em up"
Dando continuidade à minha série de especiais, posto aqui todos os jogos no estilo beat 'em up lançados (ou quase) para Mega Drive. Só entraram os jogos no estilo consagrado por Double Dragon, com profundidade de tela, ou seja, nada de Two Crude Dudes e afins.
STREETS OF RAGE
FABRICANTE: Sega / ANO: 1991
Antes dos fighting games dominarem a cena, os beat 'em up eram a bola da vez. Com o estilo imortalizado por Double Dragon, Final Fight era o dono da rua, até então. Para tentar combater a (precária) conversão que o Super NES recebeu, a Sega inaugura uma nova série, nos mesmos moldes de Double Dragon.
Fez mais sucesso do que esperava; com ótima jogabilidade e um clima todo especial, o jogo foi imortalizado por uma das melhores trilhas sonoras dos games, feita pelo grande compositor da geração, Yuzo Koshiro. No Japão o jogo se chama Bare Knuckle.
STREETS OF RAGE 2
FABRICANTE: Sega / ANO: 1992
Depois do sucesso de Streets of Rage, a Sega joga pesado para criar o beat 'em up definitivo. Chegou bem perto! Com 16Mbit, o jogo impressionava pelo grande upgrade nos gráficos e jogabilidade. Finalmente um jogo conseguia bater de frente com o Final Fight do arcade. Embora as músicas não estivessem no nível do primeiro game, ainda eram muito boas. Um dos melhores (se não o melhor) game do estilo já produzido. No Japão o jogo se chama Bare Knuckle 2.
STREETS OF RAGE 3
FABRICANTE: Sega / ANO: 1994
Muito se esperava da 3ª versão de Streets of Rage, porém o jogo não correspondeu. Apesar dos avanços na jogabilidade, aquele climão que o jogo tinha nos dois primeiros games foi perdido. As músicas são fracas e o design das fases e personagens decaiu também. Pra ferrar de vez, a versão americana sofreu diversos cortes. Ainda é um bom jogo, mas não emociona como antes. No Japão o jogo se chama Bare Knuckle 3.
ALIENSTORM
FABRICANTE: Sega / ANO: 1991
Conversão do arcade da Sega onde você luta contra alienígenas, intercalado com fases de tiro em primeira pessoa. Divertido, com gráficos e som na média, jogabilidade mais ou menos, nada excepcional.
GOLDEN AXE
FABRICANTE: Sega / ANO: 1989
Ótima conversão de um dos melhores arcades da Sega. Bons gráficos, sons e jogabilidade (para um jogo de primeira geração). O destaque é a fase extra, que não aparece no original. Grande clássico.
GOLDEN AXE II
FABRICANTE: Sega / ANO: 1991
A continuação de Golden Axe saiu diretamente para o Mega, não sendo lançada para arcades. O jogo é mais do mesmo, é quase uma expansão do primeiro Golden Axe. O game divide opiniões; alguns adoram, outros consideram fraco. Não é nem de longe um jogo ruim, mas a essa altura o Mega já podia fazer coisa melhor.
GOLDEN AXE III
FABRICANTE: Sega / ANO: 1993
Mais um Golden Axe para o Mega. Aqui as mudanças foram grandes. Gilluis caiu fora, agora são 4 lutadores para selecionar e é possível escolher diferentes caminhos durante o jogo. Os gráficos e sons estão na média, a jogabilidade é mais ou menos a mesma dos outros jogos e o jogo está mais longo. Nem todos digeriram bem as novidades, mas eu o considero melhor que Golden Axe II.
SIPDERMAN AND VENON: MAXIMUM CARNAGE
FABRICANTE: Software Creations / ANO: 1994
Em 1994 a Software Creations lançou esse beat 'em up do Homem Aranha, com ótima jogabilidade, bons gráficos e som ruinzinho. Os bonecos são bem grandes.
Infelizmente o jogo só aceita 1 jogador, o que mina a grande diversão desse tipo de game, que é a jogatina em dupla.
SIPDERMAN AND VENON: SEPARATION ANXIETY
FABRICANTE: Software Creations / ANO: 1995
Após um ano, é lançada a continuação de Maximum Carnage. O jogo corrige várias falhas do primeiro game, trazendo o modo para 2 jogadores, gráficos redesenhados e sons melhorados. Esse com certeza vale a pena jogar.
GROWL
FABRICANTE: Taito / ANO: 1991
Conversão sem vergonha do ótimo arcade. O modo para 4 jogadores foi reduzido a apenas 1 jogador, os gráficos e sons são dignos do Master System e a jogabilidade está devagar também. Trabalho pífio da Taito.
TEENAGE MUTANT NINJA TURTLES: THE HYPERSTONE HEIST
FABRICANTE: Konami / ANO: 1992
Primeiro jogo da Konami para o Mega Drive. É baseado no arcade "Turtles in Time", com algumas diferenças. A jogabilidade está bem próxima ao arcade, o som fica devendo e os gráficos tem seus altos e baixos. Não tão boa quanto a versão SNES mas ainda assim boa.
SAILOR MOON
FABRICANTE: Ma-Ba / ANO: 1994
Jogo com as personagens do anime japonês com 5 lutadoras para se escolher. Bons gráficos e sons, sprites grandes e jogabilidade ágil. Infelizmente para apenas 1 jogador.
CYBORG JUSTICE
FABRICANTE: Sega / ANO: 1993
Game original, com robôs. O destaque aqui é a possibilidade de montar o seu lutador e caso se arrependa, é só roubar peças dos inimigos e se refazer! Infelizmente a jogabilidade é um pouco complicado, demora pra pegar as manhas. Bons gráficos e som na média.
BATTLETOADS
FABRICANTE: Rare / ANO: 1993
Um dos grandes sucessos do Nintendo foi convertido para o Mega Drive. É considerado um dos jogos mais difíceis de todos os tempos.
A versão Mega recebeu críticas por não trazer avanços significativos nos sons e gráficos. Apesar disso, continua um jogaço, cômico e exigindo nervos de aço.
BATTLETOADS & DOUBLE DRAGON: THE ULTIMATE TEAM
FABRICANTE: Rare / ANO: 1993
União pra lá de inusitada entre os sapos de Battletoads e os irmãos Lee de Double Dragon. Apesar dos elementos de Double Dragon, ao jogar fica bem claro que é um jogo da série Battletoads. O game está com gráficos e sons bastante melhorados em comparação ao primeiro game. Não tão brilhante, mas bem acima da média.
CAPTAIN AMERICA AND THE AVENGERS
FABRICANTE: Data East / ANO: 1992
Joguinho super simpático do Capitão América. Quem joga uma vez nunca esquece, as vozes são muito icônicas. Os gráficos são meio fracos, som mais ou menos, a jogabilidade até que é boa. Divertido.
DOUBLE DRAGON
FABRICANTE: Technos Japan / ANO: 1992
Double Dragon é o avô dos beat 'em up e sua história no Mega Drive é meio confusa. O primeiro a ser lançado para o console foi Double Dragon II em 1991, porém em 1992 a Accolade lançou o primeiro game, na clandestinidade. Gráficos comparáveis ao arcade, som meia boca e aquela jogabilidade "8 bit" da série.
DOUBLE DRAGON II - THE REVENGE
FABRICANTE: Technos Japan / ANO: 1991
Primeiro Double Dragon lançado para Mega Drive parece mais um jogo de Nintendinho. Os gráficos e sons são quase os mesmos da versão Nintendo, não aproveitam em nada o poder do console da Sega.
DOUBLE DRAGON 3 - THE ROSETTA STONE
FABRICANTE: Technos Japan / ANO: 1992
Aqui o jogo conta com ótimos gráficos mas a jogabilidade continua a mesma. Com a concorrência de jogos bem mais refinados, como FF, SoR e TMNT, a Technos Japan acaba desistindo de lançar o game no formato beat 'em up e se concentra nos fighting games.
NINJA GAIDEN
FABRICANTE: Tecmo / ANO: 1992
Ninja Gaiden para Mega Drive iria seguir o estilo beat 'em up do arcade, embora não fosse um port e sim um jogo original. Ele acabou cancelado quando estava praticamente pronto, embora não tenha sido lançado oficialmente, era relativamente fácil encontrar cartuchos piratas com o jogo.
Gráficos, som e jogabilidade na média, dava pra ter sido lançado tranquilamente.
DJ BOY
FABRICANTE: Kaneco / ANO: 1990
Boa conversão do arcade onde a ação se dá sobre patins. Bons gráficos e jogabilidade, divertidinho. Uma pena ser apenas para 1 jogador.
THE PUNISHER
FABRICANTE: Capcom / ANO: 1994
Conversão do arcade da Capcom onde você pode jogar com o Punisher ou Nick Fury. Os gráficos ficaram devendo, mas a jogabilidade é muito boa, com possibilidade de usar armar de fogo.
THE TICK
FABRICANTE: Software Creations / ANO: 1994
Game baseado no personagem cômico da história em quadrinhos. Os gráficos e sons são na média, porém a jogabilidade é bem chatinha. Com modo apenas para 1 jogador, esse é um jogo dispénsável.
MAZIN SAGA - MUTANT FIGHTER
FABRICANTE: Sega / ANO: 1993
Belíssimo jogo baseado no mangá de mesmo nome. Ótimos gráficos, bom som e jogabilidade. O jogo é um beat' em up, porém nos chefes ele vira um fighting game. Bem díficil, pena ser para apenas 1 jogador. Também conhecido como Mazin Wars.
MIGHTY MORPHIN POWER RANGERS: THE MOVIE
FABRICANTE: Banpresto / ANO: 1995
Em 1995, no embalo do sucesso dos Power Rangers, a Banpresto lançou esse jogo baseado no filme. Gráficos e sons na média, boa jogabilidade, pecou só pela repetitividade e falta de inovação.
CLIFFHANGER
FABRICANTE: Sony Imagesoft / ANO: 1993
Jogo baseado no filme de mesmo nome. É um beat' em up intercalado com partes de plataformas e de ação. Bons gráficos, jogabilidade meio devagar, quem estiver procurando porrada pode se decepcionar. Para 1 jogador apenas.
DEATH AND RETURN OF SUPERMAN
FABRICANTE: Blizzard / ANO: 1994
Ótimo jogo do Superman, onde você controla diferentes encarnações do herói pelas fases. Gráficos e sons na média, ótima jogabilidade. Pena ser para apenas 1 jogador.
MYSTICAL FIGHTER
FABRICANTE: Dreamworks / ANO: 1993
Jogo que tem como tema o Japão feudal. Tem uma jogabilidade excelente, divertidíssima, com arremessos cinematográficos. Uma pena os gráficos e sons serem fracos, mas ainda assim vale a pena experimentar.
TOXIC CRUSADERS
FABRICANTE: Sega / ANO: 1992
Joguinho estranho, que mistura beat' em up com shooter. Os graficos são bem coloridos, alegrinhos, jogabilidade e som não muito bons. Tem uma bolinha amarela que anda com você e pode ser usada como bola de golfe.
SHUI HU FENG YUN ZHUAN
FABRICANTE: Never Ending Soft / ANO: 1999
Jogo chinês, não licenciado pela Sega, lançado em 1999. Lembra um pouco games como Knight of the Round. O gráficos são um show à parte, principalmente na hora das magias, o som é muito bom e a jogabilidade também é boa. O cartucho desse game é raro, mas existe. Uma boa surpresa.
THE YANG WARRIOR FAMILY
FABRICANTE: ?? / ANO: ????
Outro jogo chinês não licenciado pega Sega. Os gráficos são belíssimos, mas sofrem de slowdown constante. O som é ruim e a jogabilidade muito boa, apesar de ser um jogo de espadas, foi totalmente chupada em Streets of Rage. Também conhecido como Yang Jia Jiang.
Dando continuidade à minha série de especiais, posto aqui todos os jogos no estilo beat 'em up lançados (ou quase) para Mega Drive. Só entraram os jogos no estilo consagrado por Double Dragon, com profundidade de tela, ou seja, nada de Two Crude Dudes e afins.
STREETS OF RAGE
FABRICANTE: Sega / ANO: 1991
Antes dos fighting games dominarem a cena, os beat 'em up eram a bola da vez. Com o estilo imortalizado por Double Dragon, Final Fight era o dono da rua, até então. Para tentar combater a (precária) conversão que o Super NES recebeu, a Sega inaugura uma nova série, nos mesmos moldes de Double Dragon.
Fez mais sucesso do que esperava; com ótima jogabilidade e um clima todo especial, o jogo foi imortalizado por uma das melhores trilhas sonoras dos games, feita pelo grande compositor da geração, Yuzo Koshiro. No Japão o jogo se chama Bare Knuckle.
STREETS OF RAGE 2
FABRICANTE: Sega / ANO: 1992
Depois do sucesso de Streets of Rage, a Sega joga pesado para criar o beat 'em up definitivo. Chegou bem perto! Com 16Mbit, o jogo impressionava pelo grande upgrade nos gráficos e jogabilidade. Finalmente um jogo conseguia bater de frente com o Final Fight do arcade. Embora as músicas não estivessem no nível do primeiro game, ainda eram muito boas. Um dos melhores (se não o melhor) game do estilo já produzido. No Japão o jogo se chama Bare Knuckle 2.
STREETS OF RAGE 3
FABRICANTE: Sega / ANO: 1994
Muito se esperava da 3ª versão de Streets of Rage, porém o jogo não correspondeu. Apesar dos avanços na jogabilidade, aquele climão que o jogo tinha nos dois primeiros games foi perdido. As músicas são fracas e o design das fases e personagens decaiu também. Pra ferrar de vez, a versão americana sofreu diversos cortes. Ainda é um bom jogo, mas não emociona como antes. No Japão o jogo se chama Bare Knuckle 3.
ALIENSTORM
FABRICANTE: Sega / ANO: 1991
Conversão do arcade da Sega onde você luta contra alienígenas, intercalado com fases de tiro em primeira pessoa. Divertido, com gráficos e som na média, jogabilidade mais ou menos, nada excepcional.
GOLDEN AXE
FABRICANTE: Sega / ANO: 1989
Ótima conversão de um dos melhores arcades da Sega. Bons gráficos, sons e jogabilidade (para um jogo de primeira geração). O destaque é a fase extra, que não aparece no original. Grande clássico.
GOLDEN AXE II
FABRICANTE: Sega / ANO: 1991
A continuação de Golden Axe saiu diretamente para o Mega, não sendo lançada para arcades. O jogo é mais do mesmo, é quase uma expansão do primeiro Golden Axe. O game divide opiniões; alguns adoram, outros consideram fraco. Não é nem de longe um jogo ruim, mas a essa altura o Mega já podia fazer coisa melhor.
GOLDEN AXE III
FABRICANTE: Sega / ANO: 1993
Mais um Golden Axe para o Mega. Aqui as mudanças foram grandes. Gilluis caiu fora, agora são 4 lutadores para selecionar e é possível escolher diferentes caminhos durante o jogo. Os gráficos e sons estão na média, a jogabilidade é mais ou menos a mesma dos outros jogos e o jogo está mais longo. Nem todos digeriram bem as novidades, mas eu o considero melhor que Golden Axe II.
SIPDERMAN AND VENON: MAXIMUM CARNAGE
FABRICANTE: Software Creations / ANO: 1994
Em 1994 a Software Creations lançou esse beat 'em up do Homem Aranha, com ótima jogabilidade, bons gráficos e som ruinzinho. Os bonecos são bem grandes.
Infelizmente o jogo só aceita 1 jogador, o que mina a grande diversão desse tipo de game, que é a jogatina em dupla.
SIPDERMAN AND VENON: SEPARATION ANXIETY
FABRICANTE: Software Creations / ANO: 1995
Após um ano, é lançada a continuação de Maximum Carnage. O jogo corrige várias falhas do primeiro game, trazendo o modo para 2 jogadores, gráficos redesenhados e sons melhorados. Esse com certeza vale a pena jogar.
GROWL
FABRICANTE: Taito / ANO: 1991
Conversão sem vergonha do ótimo arcade. O modo para 4 jogadores foi reduzido a apenas 1 jogador, os gráficos e sons são dignos do Master System e a jogabilidade está devagar também. Trabalho pífio da Taito.
TEENAGE MUTANT NINJA TURTLES: THE HYPERSTONE HEIST
FABRICANTE: Konami / ANO: 1992
Primeiro jogo da Konami para o Mega Drive. É baseado no arcade "Turtles in Time", com algumas diferenças. A jogabilidade está bem próxima ao arcade, o som fica devendo e os gráficos tem seus altos e baixos. Não tão boa quanto a versão SNES mas ainda assim boa.
SAILOR MOON
FABRICANTE: Ma-Ba / ANO: 1994
Jogo com as personagens do anime japonês com 5 lutadoras para se escolher. Bons gráficos e sons, sprites grandes e jogabilidade ágil. Infelizmente para apenas 1 jogador.
CYBORG JUSTICE
FABRICANTE: Sega / ANO: 1993
Game original, com robôs. O destaque aqui é a possibilidade de montar o seu lutador e caso se arrependa, é só roubar peças dos inimigos e se refazer! Infelizmente a jogabilidade é um pouco complicado, demora pra pegar as manhas. Bons gráficos e som na média.
BATTLETOADS
FABRICANTE: Rare / ANO: 1993
Um dos grandes sucessos do Nintendo foi convertido para o Mega Drive. É considerado um dos jogos mais difíceis de todos os tempos.
A versão Mega recebeu críticas por não trazer avanços significativos nos sons e gráficos. Apesar disso, continua um jogaço, cômico e exigindo nervos de aço.
BATTLETOADS & DOUBLE DRAGON: THE ULTIMATE TEAM
FABRICANTE: Rare / ANO: 1993
União pra lá de inusitada entre os sapos de Battletoads e os irmãos Lee de Double Dragon. Apesar dos elementos de Double Dragon, ao jogar fica bem claro que é um jogo da série Battletoads. O game está com gráficos e sons bastante melhorados em comparação ao primeiro game. Não tão brilhante, mas bem acima da média.
CAPTAIN AMERICA AND THE AVENGERS
FABRICANTE: Data East / ANO: 1992
Joguinho super simpático do Capitão América. Quem joga uma vez nunca esquece, as vozes são muito icônicas. Os gráficos são meio fracos, som mais ou menos, a jogabilidade até que é boa. Divertido.
DOUBLE DRAGON
FABRICANTE: Technos Japan / ANO: 1992
Double Dragon é o avô dos beat 'em up e sua história no Mega Drive é meio confusa. O primeiro a ser lançado para o console foi Double Dragon II em 1991, porém em 1992 a Accolade lançou o primeiro game, na clandestinidade. Gráficos comparáveis ao arcade, som meia boca e aquela jogabilidade "8 bit" da série.
DOUBLE DRAGON II - THE REVENGE
FABRICANTE: Technos Japan / ANO: 1991
Primeiro Double Dragon lançado para Mega Drive parece mais um jogo de Nintendinho. Os gráficos e sons são quase os mesmos da versão Nintendo, não aproveitam em nada o poder do console da Sega.
DOUBLE DRAGON 3 - THE ROSETTA STONE
FABRICANTE: Technos Japan / ANO: 1992
Aqui o jogo conta com ótimos gráficos mas a jogabilidade continua a mesma. Com a concorrência de jogos bem mais refinados, como FF, SoR e TMNT, a Technos Japan acaba desistindo de lançar o game no formato beat 'em up e se concentra nos fighting games.
NINJA GAIDEN
FABRICANTE: Tecmo / ANO: 1992
Ninja Gaiden para Mega Drive iria seguir o estilo beat 'em up do arcade, embora não fosse um port e sim um jogo original. Ele acabou cancelado quando estava praticamente pronto, embora não tenha sido lançado oficialmente, era relativamente fácil encontrar cartuchos piratas com o jogo.
Gráficos, som e jogabilidade na média, dava pra ter sido lançado tranquilamente.
DJ BOY
FABRICANTE: Kaneco / ANO: 1990
Boa conversão do arcade onde a ação se dá sobre patins. Bons gráficos e jogabilidade, divertidinho. Uma pena ser apenas para 1 jogador.
THE PUNISHER
FABRICANTE: Capcom / ANO: 1994
Conversão do arcade da Capcom onde você pode jogar com o Punisher ou Nick Fury. Os gráficos ficaram devendo, mas a jogabilidade é muito boa, com possibilidade de usar armar de fogo.
THE TICK
FABRICANTE: Software Creations / ANO: 1994
Game baseado no personagem cômico da história em quadrinhos. Os gráficos e sons são na média, porém a jogabilidade é bem chatinha. Com modo apenas para 1 jogador, esse é um jogo dispénsável.
MAZIN SAGA - MUTANT FIGHTER
FABRICANTE: Sega / ANO: 1993
Belíssimo jogo baseado no mangá de mesmo nome. Ótimos gráficos, bom som e jogabilidade. O jogo é um beat' em up, porém nos chefes ele vira um fighting game. Bem díficil, pena ser para apenas 1 jogador. Também conhecido como Mazin Wars.
MIGHTY MORPHIN POWER RANGERS: THE MOVIE
FABRICANTE: Banpresto / ANO: 1995
Em 1995, no embalo do sucesso dos Power Rangers, a Banpresto lançou esse jogo baseado no filme. Gráficos e sons na média, boa jogabilidade, pecou só pela repetitividade e falta de inovação.
CLIFFHANGER
FABRICANTE: Sony Imagesoft / ANO: 1993
Jogo baseado no filme de mesmo nome. É um beat' em up intercalado com partes de plataformas e de ação. Bons gráficos, jogabilidade meio devagar, quem estiver procurando porrada pode se decepcionar. Para 1 jogador apenas.
DEATH AND RETURN OF SUPERMAN
FABRICANTE: Blizzard / ANO: 1994
Ótimo jogo do Superman, onde você controla diferentes encarnações do herói pelas fases. Gráficos e sons na média, ótima jogabilidade. Pena ser para apenas 1 jogador.
MYSTICAL FIGHTER
FABRICANTE: Dreamworks / ANO: 1993
Jogo que tem como tema o Japão feudal. Tem uma jogabilidade excelente, divertidíssima, com arremessos cinematográficos. Uma pena os gráficos e sons serem fracos, mas ainda assim vale a pena experimentar.
TOXIC CRUSADERS
FABRICANTE: Sega / ANO: 1992
Joguinho estranho, que mistura beat' em up com shooter. Os graficos são bem coloridos, alegrinhos, jogabilidade e som não muito bons. Tem uma bolinha amarela que anda com você e pode ser usada como bola de golfe.
SHUI HU FENG YUN ZHUAN
FABRICANTE: Never Ending Soft / ANO: 1999
Jogo chinês, não licenciado pela Sega, lançado em 1999. Lembra um pouco games como Knight of the Round. O gráficos são um show à parte, principalmente na hora das magias, o som é muito bom e a jogabilidade também é boa. O cartucho desse game é raro, mas existe. Uma boa surpresa.
THE YANG WARRIOR FAMILY
FABRICANTE: ?? / ANO: ????
Outro jogo chinês não licenciado pega Sega. Os gráficos são belíssimos, mas sofrem de slowdown constante. O som é ruim e a jogabilidade muito boa, apesar de ser um jogo de espadas, foi totalmente chupada em Streets of Rage. Também conhecido como Yang Jia Jiang.