RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

[ESPECIAL] 3DFX Interactive e o chipset Voodoo

power_settings_newInicie sessão para responder
+5
Melhor nick da historia!!
Dopefish
Antonio Neto
Nanaki
D.O.G.S
9 participantes

description[ESPECIAL] 3DFX Interactive e o chipset Voodoo - Página 2 EmptyRe: [ESPECIAL] 3DFX Interactive e o chipset Voodoo

more_horiz
cachorron escreveu:
Melhor nick da historia!! escreveu:
Na época eu era consolista (não que hoje não seja, mas na época era pior) então nessa época não acompanhei o mercado de VGAs e games para PC. Mas é interessante como a 3DFX conseguiu mudar totalmente o mercado pc-gamer e falir num período tão pequeno (5 anos). E pensar que hoje 5 milhões de Obamas que foi o investimento inicial dela não deve nem pagar a conta de luz da AMD/Nvidia hoje em dia.

Cara, eu sempre joguei tanto nos consoles quanto no PC por 2 motivos: tive a sorte de ter um pai que trouxe um 286 em 87 pra casa (tive contato cedo) e sempre tive amigos consolistas e PCistas (e o povo gastava grana...). Aí quando eu me toquei que tinha jogos no PC (principalmente adventures e, mais tarde, FPS, RTS e simuladores) que jamais sairiam pra consoles, sempre investi (comprando alguns e pirateando muitos).

3DFX foi legal pra caralho... Lembro que no meu aniversário em 98, ganhei 64 MB de RAM (um absurdo na época, lol) e no mês seguinte peguei a Voodoo 2. Aí já era, jogava cada vez menos Nintendo e cada vez mais PC (e PS1 e Saturn na casa dos meus amigos japas, que traziam do JP). Então deu pra acompanhar quase tudo daquele momento. Dark Forces 2, Quake 2, Unreal, HL1, Commandos 1, C&C Red Alert, e tudo online pra brigar no deathmatch. Quando não dava pra jogar no final de semana, por discada, jogava a noite por LAN, contra o computador do meu irmão. Puta merda, era outro nível...

Depois a coisa nivelou um pouco com o DC.

(alias, você colocou ATi que não existe mais, ela agora é AMD).

Eu sei... Rindo
Mas é pra poder separar na linha de tempo.
ATI existia desde antes da 3DFX e, naquela época, quando atuava solo, era MAXIMUM SHIT. :tudobem:

Mas na época eu dei "azar" porque computador era caro demais e nem eu nem meus amigos tínhamos PC (só 1 amigo mas nem rodava nada) ai acabou que passei em branco pelo PCs naquela época.

description[ESPECIAL] 3DFX Interactive e o chipset Voodoo - Página 2 EmptyRe: [ESPECIAL] 3DFX Interactive e o chipset Voodoo

more_horiz
cachorron escreveu:
Putz Grila! escreveu:
Lembro da época q ia jogar no pc....meu pc com video onboard....e como eu queria uma voodoooooooooooooooooooooooooooouououououou pra poder jogar.... :tudobem:

lembro q eu mais senti isso num jogo n tão antigo, mas no star wars rogue squadron

Bem lembrado, Putz.

Fora os jogos nativos pra 3DFX, ou seja, aqueles que vieram a partir de 97-98, muitos já eram prontos pra reconhecer e habilitar a placa: Hexen 2, Quake 2, Unreal, Half-Life, etc.

Mas teve muito jogo antigo de PC (pré-97, 97) que foi "readaptado" (via patch e drivers) pra rodar com Voodoos (Quake 1, Resident Evil 1 etc) e muito jogo de Nintendo 64 que, na hora que foi portado, pedia por placa Voodoo, como Turok 1 e o primeiro Rogue Squadron... Se você não tinha, rodava mal e porcamente.

Pior é que eu lembro que tinha uma revista de games na época, a PC Gamer (lixosa, durou menos de 1 ano...), que fez uma matéria de capa BEM tendenciosa sobre consoles da 5ª geração x PC acelerado - e Rogue Squadron do N64 x Rogue Squadron do PC foi um dos vários exemplos... Vish, nunca li tanta merda e ismo numa publicação impressa... Se naquela época foi tosco, hoje seriam simplesmente suicídio editorial escrever aquelas coisas.

Vivendo e aprendendo.

Você tem essa edição??? Dá para escanear a revista (pelo menos essa parte)???

more_horiz
Mas na época eu dei "azar" porque computador era caro demais e nem eu nem meus amigos tínhamos PC (só 1 amigo mas nem rodava nada) ai acabou que passei em branco pelo PCs naquela época.

Sim, não era todo mundo que tinha. Apesar de começar a sair muito jogo nas revistas (SGP e Ação Games começaram a fazer review e até detonado de game de computador), PC com Voodoo era meio que "plataforma de nicho". Só quem realmente tava antenado e tinha grana sobrando que encarava a plataforma. Ter PC tunado E consoles então, nem pensar... Eram raríssimos.

Mas a partir de 97, no máximo 98, não dava mais pra ignorar o PC. Quando a 3DFX ficou firme no mercado, muito game tecnicamente foda começou a sair pra ele... Galera fica nessa de exclusivo de console, de portátil e tal, mas naquela época mesmo o PC já tinha uma porrada de exclusivo. Mas só mesmo com os amigos pra poder acompanhar tudo: quem atualizava primeiro chamava o outro pra jogar. Daí uns 6 meses depois era a vez do outro, depois do outro, depois do outro... E ficava nesse ciclo uns 2 anos jogando de tudo. Rindo

Você tem essa edição??? Dá para escanear a revista (pelo menos essa parte)???

A edição não tenho, mas a revista era essa.

[ESPECIAL] 3DFX Interactive e o chipset Voodoo - Página 2 SSS_zpse3bdf049

Aliás, era a PC Player, da Nova Cultural (a mesma da SGP...). PC Gamer é uma gringa (feels bad).

Mas foi uma matéria MUITO RUIM. Os caras pegaram um MONTE de PCISTA, todos com Pentium 2 400 Mhz, 128 RAM e Voodoo 2 em SLI e compararam, pixels a pixels, o desempenho com jogos multi: Turok 1, Rogue Squadron, e por aí vai. Ignoraram totalmente o mercado (apenas uma parcela mínima tinha PC daqueles pra rodar esses jogos), os games citados vieram de consoles e cagaram pras franquias exclusivas da Sega, da Square no PS1 e dos títulos top da Rare pro 64, sem falar que joystick na época tinha 2-3 e suporte era quase zero, ou seja, tudo no teclado... Numa matéria longa de 6 páginas, NENHUM dos entrevistados citou UMA coisa boa dos consoles. Só PC com Voodoo, PC com Voodoo, PC com Voodoo... Simplesmente patético, piada, matéria absurdamente parcial: PC com Voodoo era show (eu fui um dos primeiros que embarcou nessa), mas nem por isso larguei FF7, MGS1, Zelda OOT... Tosco.

Depois dessa, a revista durou só mais uns 2 meses e foi enterrada.

more_horiz
Minha primeira aceleradora foi uma Viper V550 que usei para jogar pouco, pois sempre usei mais console, mas serviu bastante para eu jogar meus primeiros emuladores, Sega Rally 2, Need For Speed, e mais algumas coisinhas que não me lembro agora. O único problema foi que como meu PII 300 tinha vídeo onboard dava conflito direto até queimar a motherboard.

Última edição por Ruffuswood em Sex 01 Mar 2013, 23:30, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erro de concordância)

more_horiz
Ruffuswood escreveu:
Minha primeira aceleradora foi uma Viper V550 que usei para jogar pouco, pois sempre usei mais console, mas serviu bastante para eu jogar meus primeiros emuladores, Sega Rally 2, Need For Speed, e mais algumas coisinhas que não me lembro agora. O único problema foi que como meu PII 300 tinha vídeo onboard dava conflito direto até queimar a motherboard.
VIPER, tecnicamente, era boa sim. Qualidade ficava um pouco abaixo das Voodoos, mas em jogos mais leves era sossegado usá-la pois nem se conseguia perceber as diferenças. O negócio pegava mesmo era em lançamentos mais tops, que usavam efeitos específicos, com Unreal e Quake 3, pois eram otimizados e tal. Mas isso demorou pra acontecer.

Mas a merda mesmo não foi no lance de desempenho e sim no lance de marketing: a 3DFX massificou as Voodoos de tal forma que ficava difícil deixar de comprar...

more_horiz
O fator $$$$ pesou na hora de pegar ela ao invés da voodoo.... Mas deu pra divertir sem duvida.

more_horiz
òtimo tópico mas algumas fotos não abriram aqui.

more_horiz
Amigos eu consegui ler parte da materia, porem quando voltei aqui não abre mais a matéria somente as respostas!!! Passei o link para uns amigos e ninguem conseguiu abrir, ai me cadastrei pra ver se conseguiria retormar a leitura mas não adiantou nada, só consigo visualizar o titulo e abaixo já os comentarios

more_horiz
Porque apagou o tópico???

more_horiz
Amigo Melhor nick da historia!! Eu não entendi se vc ta me informando que o topico apagou ou se ta me perguntando pois usou ???? Eu tambem quero saber isso, e tem varios nostalgicos da 3Dfx me perguntado o mesmo! Kd o tópico ?????????????????????

more_horiz
Scooby escreveu:
Amigo Melhor nick da historia!! Eu não entendi se vc ta me informando que o topico apagou ou se ta me perguntando pois usou ???? Eu tambem quero saber isso, e tem varios nostalgicos da 3Dfx me perguntado o mesmo! Kd o tópico ?????????????????????

O autor editou a mensagem e tirou o conteúdo, não entendi o porque disso....

more_horiz
Pois é que estranho isso! Vc sabe que é o editor? Não da pra gente mandar uma MP para ele, questionando e até fazendo um pedido par que volte!

more_horiz
Scooby escreveu:
Pois é que estranho isso! Vc sabe que é o editor? Não da pra gente mandar uma MP para ele, questionando e até fazendo um pedido par que volte!

O user é o cachorron, o mesmo do post...

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder