A clássica cena: Inoue é atropelado por um fiscal de pista em Hungaroring
Um pleito informal no site inglês “Autosport” escolheu na última quinta-feira o excêntrico Takachiho “Taki” Inoue como o pior piloto das últimas duas décadas na F1.
Natural de Kobe, sul do Japão, Inoue participou de 18 GPs em 1994 e 1995 por Simtek e Footwork. Seu melhor resultado se deu no GP do Canadá de 1995, quando encerrou a prova em nono lugar – de nove que cruzaram a linha de chegada.
Na eleição do “Autosport”, o próprio japonês lançou sua candidatura via Twitter. Numa mensagem a Jonathan Noble, editor do site, pediu para que não se considerasse outros nomes na história da F1, exceto o seu. “Definitivamente, sou eu, Taki Inoue, o pior piloto de todos os tempos”, disse o nipônico.
Na “decisão”, realizada durante a cobertura ao vivo dos treinos de Jerez, internautas e editores do site chegaram a cinco nomes: Jean-Denis Deletraz, Taki Inoue, Gastón Mazzacane, Giovanni Lavaggi e Alex Yoong. Entre os comentaristas, Lavaggi foi eleito o pior; o público, entretanto, optou por Inoue, posteriormente lisonjeado pelo título.
“Agora sou oficialmente o pior piloto da F1 dos últimos 20 anos. Lewis Hamilton desfrutando seu próprio jatinho. Eu suando para encontrar o voo mais barato na Easyjet. Estamos ao vivo em Mônaco. Ô querido, não acredito que ele tenha experimentado beber um suco de laranja num copo plástico e um croissant frio na vida”, brincou o excêntrico, para não falar surreal, ex-piloto.
De certa forma, Inoue marcou seu nome na história da F1 por dois episódios bizarros – um deles até virou meme na internet, cortesia do próprio piloto. No GP de Mônaco de 1995, o japonês estolou seu FA-16 Hart no complexo da Piscina e teve de esperar o reboque para levar o carro até os boxes.
Enquanto aguardava a retirada do carro, o piloto foi atingido de forma estapafúrdia por trás pelo safety car, na época conduzida pelo ás do rali Jean Ragnotti. O impacto foi suficiente para derrubar o Footwork e virá-lo de cabeça para baixo, com danos na traseira e no motor. O cabo do reboque, amarrado no santantônio, arrancou a proteção do chassi e por pouco não arrancou os miolos de Taki.
O piloto teve sorte de sofrer apenas uma concussão e surpreendentemente ainda foi liberado para disputar a prova no dia seguinte, onde largou em último e abandonou com um problema no câmbio.
Meses depois, na Hungria, Inoue viveu um episódio ainda mais célebre. Pela primeira vez, o japonês superou o companheiro de equipe Massimiliano Papis na classificação, derrotando o italiano pela larga diferença de 1s2. Na prova, entretanto, seu azar falou mais alto.
O motor Hart quebrou na 14ª volta e Inoue estacionou o FA16 no meio-fio do asfalto. Quando tentava ajudar os fiscais de pista que apagavam um pequeno incêndio no carro, ele se virou num momento para o gramado. No retorno, foi atropelado pelo course car do circuito (veja no vídeo abaixo). Por sorte, novamente, o japonês saiu sem ferimentos graves.
Durante conversas informais na redação do Tazio, muitos pilotos já foram cotados para o título de pior dos últimos 20 anos, mas acreditem: Inoue não estava entre os cinco primeiros na lista. Talvez um dia possamos escrever sobre isso. Para você, leitor, qual foi o pior piloto da F1 nos últimos 20 anos?