RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

descriptionUsopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games EmptyUsopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games

more_horiz
Usopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games B

Abaixo irei mostrar 5 dos vários problemas do mercado atual de games e porque cada vez mais os Retro Gamers se apegam aos seus consoles antigos...

Usopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games 1369561389 1 - A Força dos Consoles Portáteis

Não é de hoje que os portáteis vem ganhando força no mercado e vendendo milhões mas cada vez mais os portáteis vem ganhando uma fatia maior do mercado e fazendo com que as empresas invistam ainda mais neles.

Se em 1999 você comprava um Game Boy Color pensando apenas em jogar Pokémon e os celulares ainda eram monocromáticos com aquele joguinho "Snake", hoje em dia você tem um Nintendo DS/PSP ou um SmartPhone que rodam além dos jogos 3D vários outros tipos de aplicativos Web através de uma conexão Wi-Fi.

A verdade é que por um preço bem abaixo dos consoles de mesa e os jogos sendo lançados pra eles com cada vez mais qualidade as pessoas cada vez mais vem optando por ter um console portátil na coleção. E também há aqueles que não tem tempo de parar em casa pra jogar ou viajam muito também e querem aproveitar a jogatina em qualquer lugar.

Mais recentemente, o Nintendo 3DS e o PlayStation Vita estão levando esse critério a um novo patamar trazendo os jogos com qualidade ainda mais próxima da geração atual.


Usopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games 1369561389 2 - O Estouro dos Jogos Casuais e Controles por Movimento

Quando o Nintendo Wii foi finalmente lançado em 2006 muitos achavam que o futuro dos consoles haviam chegado: ao inves de trazer um controle convencional para se jogar, este era opcional em apenas alguns jogos. Ao invés disso os controles de movimento tomaram conta do console; pra atacar no Zelda você tinha que mexer o Wii Remote de trás até a frente ou fazer movimentos circulares pra fazer outros tipos de ataque, em jogos de corrida basta colocar o Wii Remote deitado e vira-lo pra esquerda e pra direita pra fazer o carro fazer as curvas, jogos como Call of Duty e House of the Dead você usa o Nunchuk para movimentar o personagem e o Wii Remote pra mirar na tela funcionando como se fosse o Mouse e o Teclado do PC, enfim as possibilidades são infinitas.

Porém o que ninguém esperava era isso: como o Wii era uma plataforma com hardware aquem dos seus concorrentes, as empresas pequenas que geralmente só lançavam jogos pra portáteis ou consoles em fim de vida começaram a investir pesado lançando jogos com qualidade dúvidoda, muitas vezes lembrando até jogos da era 32/64 bits. A própria Nintendo relutou mas em 2010 finalmente mostrou o show-up com todos os seus mascotes finalmente aparecendo no console e mesmo alguns desses jogos a jogabilidade não estava 100%.

E o que vem logo depois de um sucesso estrondoso? Os clones. A Sony lançou o PS Move que é praticamente uma xerox do Wii Remote só que utiliza uma câmera como sensor que captura os movimentos melhor que a barra de infra-vermelho do Wii e não precisa de fios para conectar outros acessórios ao controle principal. Já a Microsoft foi mais além: lançou o Kinect, um periférico que captura todos os movimentos do jogador sem precisar de nenhum tipo de controle ou acessório opcional.

É legal ver as empresas tentarem inovar no mercado mas com isso elas mesmas passaram a investir bem mais nesse tipo de jogo casual para chamar o público não-gamer a comprar o seu console, juntar toda a familia e jogar. Porém quem saiu perdendo nisso foram os "jogadores" que cada vez mais ficam com menos títulos disponiveis e acabam jogando aquele jogo por mais tempo até liberar todos os Achievements ou Platinar o mesmo.

E isso já é um reflexo no mercado atual: no final de 2010 foi feita uma contagem de quantos games estavam já anunciados para sairem em 2011 e foi registrada uma queda de mais de 200% na quantidade de títulos pré-anunciados para o primeiro semestre.


Usopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games 1369561389 3 - "DLC" (Downloable Content - Conteúdo por Download)

Antigamente se uma empresa quisesse trazer novo conteúdo para um jogo já lançado ela tinha que lançar o jogo novamente no mercado, o que custava bastante para ela e um risco porque o mesmo jogo já havia sido lançado e nem todos optavam por compra-lo novamente só para ter algumas novidades no jogo. Hoje em dia, há o "DLC", o conteúdo baixado exclusivamente pelas redes das empresas (PSN ou XBLA) que não só adicionam conteúdo novo ao jogo mas também corrigem alguns erros de equilibrio no jogo e pequenos bugs.

Se em 2004 a Capcom lançou Devil May Cry 3: Special Edition que trazia o irmão gêmeo de Dante, Vergil e em 2005 da Tecmo lançou Ninja Gaiden Black para Xbox com todos os conteúdos adicionais pro jogo em disco, hoje em dia qualquer um pode simplismente botar o disco no console e atualiza-lo como se você um jogo de PC. Porém nem sempre esses conteúdos são gratuitos e você acaba gastando algumas vezes até 30 dolares em 1 único jogo apenas comprando conteúdo extra, o que nos Estados Unidos em alguns casos é mais caro que o próprio jogo novo na loja. Apenas lembrando que nunca é cobrado para corrigir os bugs do jogo, apenas os conteúdos adicionais.

Isso também gerou um certo comodismo nas empresas e alguns jogos saem com defeitos que são logo corrigidos com um patch depois que o jogo é lançado. E valendo lembrar que antes da chegada da Xbox Live no Brasil e mais recentemente a PSN que está chegando para se comprar esses conteúdos extras era preciso de um cartão internacional, porque nenhuma empresa tinha representação do seu serviço online no Brasil.


Usopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games 1369561389 4 - Monopólio das Gigantes (Electronic Arts, Activision, Square-Enix)

Se antigamente empresas como SNK, Sunsoft, Accolade, Psygnosys e mais recentemente Bioware, Hudson, Visceral, Southlogic e Bizarre Creations eram empresas independentes e lançavam conteúdos excelentes pros consoles de sua época, hoje em dia elas foram vendidas para empresas maiores, são subdisiárias ou foram vendidas e deixaram de existir logo em seguida pra virar um estúdio interno de outra empresa.

Algumas vezes, isso bem para o bem: veja o caso da Psygnosys por exemplo que produziu alguns jogos marcantes na éra 16 bits e já na era 32-bits produzia os jogos da série WipEout foi comprada pela Sony, virou parte do estúdio europeu de jogos da Sony e hoje em dia continua desenvolvendo os jogos da série um melhor do que o outro.

Mas as vezes, nem sempre: a Bizarre Creations que era conhecida pelos seus excelentes jogos de corrida como Metropolis Street Racing no Dreamcast e Project Gotham Racing para Xbox e Xbox 360, também produzia outros jogos como Fur Fighters e mais recentemente o último jogo da série 007, o Bloodstones já havia sido comprada pela Activision em 2007 e devido à um ano fiscal não muito bom em 2010 a empresa foi colocada a venda pela mesma e ninguém à adquiriu fazendo com que o estúdio fosse fechado agora em Janeiro de 2011.

Isso muitas vezes acaba com a criatividade dos estúdios, que ao inves de produzir o que eles gostam acabam produzindo jogos sob encomenda de outra empresa. Como foi o caso da Red Octone recentemente, que depois de tantos jogos da série Guitar Hero encomendados pela Activision, a série estagnou em vendas e parou de ser produzida.

Usopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games 1369561389 5 - Hardware

Uma coisa não há de se queixar de consoles baseados em cartuchos: eles são bastante resistentes e até hoje colecionadores de todo mundo tem em suas prateleiras vários jogos e consoles funcionando corretamente até hoje. Com a chegada dos consoles em CD os jogos foram levados à um novo nivel, já que os mesmos armazenavam bem mais dados que os tradicionais cartuchos e com isso foram abertas novas possibilidades como trilha sonora licensiada com a mesma qualidade dos CDs de audio, cenas em FMV e CG e jogos ainda mais longos.

Se na geração 32/64 bits o PlayStation começou com o pé esquerdo com seu leitor horrivel, logo ele passou a Nintendo e tomou a liderança dos mercados. Cada console tinha seus méritos: o Saturn era uma máquina poderosa para jogos 2D mas seus jogos 3D eram muito bons, o PlayStation era mais voltado aos jogos 3D graças a sua facilidade na programação e o Nintendo 64 apesar de ter gráficos superiores ao PlayStation a trilha sonora do jogo e as cenas em CG geralmente eram cortadas do jogo.

Já na geração seguinte, mais uma vez foi vista uma grande diferença no Hardware: a Microsoft apostou pesado no seu Xbox e trouxe uma máquina capaz de fazer jogos que o PlayStation 2 e o Gamecube não eram capaz, assim como os jogos terem Dolby Surround in-game e não somente nas animações em CG. Na geração atual, essa diferença não é tão gritante; a maioria dos jogos saem praticamente iguais com algumas diferenças de filtros ou conteúdo já no disco dos jogos.

E ai que nasceu outro problema: o hardware dos consoles atuais não aparentam ter uma longa durabilidade. Entre 2005 e 2010 a Microsoft lançou várias versões do seu Xbox 360 até finalmente conseguir lançar uma versão que dá poucos problemas. Algumas versões iniciais do console chegaram a ter sua placa interna partida ao meio graças ao "3RLS" (3 Red Lights - 3 Luzes Vermelhas). Já a Sony trouxe no seu PlayStation 3 um leitor de Bluray de dupla velocidade (2x) que começou a aparecer em 2007-2008 chamado "YLOD" (Yellow Lights of Death - Luzes Amarelas da Morte), chamado assim porque quando esse defeito acontece o seu console é inutilizado e apenas outro pra voltar a jogar novamente.

A Nintendo correu por fora e lançou um hardware não tão à frente do seu antecessor e até hoje esses problemas persistem e ao que parece a solução está longe de chegar, porque ambos consoles á estão fazendo 5 anos de mercado e muito em breve as mesmas irão apresentar seus novos consoles que sabe-se lá o quanto irão durar.




E você concorda com os pontos levantados? Dissertem abaixo. 8)

Última edição por Usopp em Sáb 17 Set 2011, 23:27, editado 3 vez(es)

descriptionUsopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games EmptyRe: Usopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games

more_horiz
Concordo com tudo, num tem o que discutir do que piorou nessa geração comparada a outra.

Belíssimo topico, vale a leitura Sorriso

descriptionUsopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games EmptyRe: Usopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games

more_horiz
Melhor nick da historia!! escreveu:
Concordo com tudo, num tem o que discutir do que piorou nessa geração comparada a outra.

Belíssimo topico, vale a leitura Sorriso


Eu tentei falar o máximo com imparcialidade, sem tomar lados. Apenas mostrar como era e como é... Mudanças sempre virão, infelizmente nem todas são pra melhor. 8)

descriptionUsopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games EmptyRe: Usopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games

more_horiz
Nossa, muito bom o texto!
Profissional!

descriptionUsopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games EmptyRe: Usopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games

more_horiz
Usopp falou tudo! Ter que comprar Dlcs é um saco... principalmente quando esta atras de conquistas e não tem escolha!

descriptionUsopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games EmptyRe: Usopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games

more_horiz
Otimo tópico, realmente muito bom
concordo plenamente com tudo oq foi dito!
Ai ai, se hj em dia os hardwares durassem que nen antes, iria ser muito bom.

descriptionUsopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games EmptyRe: Usopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games

more_horiz
Mto bom tópico Usopp!
Concordo com o Motivo 2, realmente me cansa ficar em cima de um jogo já fechado por não haver mais novidades , já o Motivo 1 eu acho q é algo bom, gosto mto da versatilidade dos portáteis e eu via como vantagem eles serem "fracos" tecnicamente, pois mantiam jogos com a mecanica simples da geração 16 bits q eu sempre amei, estou com medo dos portáteis monstros que estão por vir, melhores hardwares instigam as produtoras á se focarem em melhores gráficos, deixando de lado o desenvolvimento de mecanicas de jogo simples, oq gera jogos complicados e que enchem o saco pra se querer jogar pra fechar. O Motivo 3 é um problema, pois pra mim isso instiga a segregação, nem todos os jogadores do mundo podem ou querem se conectar á net pelos seus consoles, e estes acabam ficando pra trás na oferta de conteudos. O Motivo4 acho q é relativo, pois o que limita ou instiga a criatividade da produtora é a politica de relacionamento desta com seu estúdio, no entanto nao devemos negar que estão apadrinhados por grandes distribuidoras dá relativo conforto fiscal para que o estúdio não fique tão exposto á dinâmica de mercado e venda de seus produtos. O Motivo5 é fato, concordo com tudo que vc falou.
Abraços! 8)

descriptionUsopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games EmptyRe: Usopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games

more_horiz
Eu gosto de DLC, quando bem feito. Estende a vida util dos jogos. Existem DLC's mercenários e zuados, mas sempre tem os bons.... é soh comprar os bons e pronto.

descriptionUsopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games EmptyRe: Usopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games

more_horiz
...muito bom mesmo!...

:face:

descriptionUsopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games EmptyRe: Usopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games

more_horiz
Bonatti escreveu:
Eu gosto de DLC, quando bem feito. Estende a vida util dos jogos. Existem DLC's mercenários e zuados, mas sempre tem os bons.... é soh comprar os bons e pronto.


Esse é o meu ponto: alguns DLCs como esse novo do Red Dead Redemption adiciona praticamente um jogo inteiramente novo e novos achievements pra consegui, etc... Agora veja o caso do Marvel vs Capcom 3, em que o jogo já vem com praticamente todos os personagens abertos, só tem 2 pra habilitar e o restante você só vai conseguir se pagar pelo DLC que saiu no mesmo dia do jogo. DLC mercenário não serve...

descriptionUsopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games EmptyRe: Usopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games

more_horiz
Usopp escreveu:
Bonatti escreveu:
Eu gosto de DLC, quando bem feito. Estende a vida util dos jogos. Existem DLC's mercenários e zuados, mas sempre tem os bons.... é soh comprar os bons e pronto.


Esse é o meu ponto: alguns DLCs como esse novo do Red Dead Redemption adiciona praticamente um jogo inteiramente novo e novos achievements pra consegui, etc... Agora veja o caso do Marvel vs Capcom 3, em que o jogo já vem com praticamente todos os personagens abertos, só tem 2 pra habilitar e o restante você só vai conseguir se pagar pelo DLC que saiu no mesmo dia do jogo. DLC mercenário não serve...


To mieo por fora.... ams o do MvsC 3 não é de graça?
Se for, nao vejo problema.

E em jogo de luta nada contra um DLC com personagens novos e tal, mas nada de vender na primeira semana q ai é palhaçada. E nada de meter a faca.... uns 2 dolares por personagem seria o ideal!

descriptionUsopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games EmptyRe: Usopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games

more_horiz
Bonatti escreveu:
Usopp escreveu:
Bonatti escreveu:
Eu gosto de DLC, quando bem feito. Estende a vida util dos jogos. Existem DLC's mercenários e zuados, mas sempre tem os bons.... é soh comprar os bons e pronto.


Esse é o meu ponto: alguns DLCs como esse novo do Red Dead Redemption adiciona praticamente um jogo inteiramente novo e novos achievements pra consegui, etc... Agora veja o caso do Marvel vs Capcom 3, em que o jogo já vem com praticamente todos os personagens abertos, só tem 2 pra habilitar e o restante você só vai conseguir se pagar pelo DLC que saiu no mesmo dia do jogo. DLC mercenário não serve...


To mieo por fora.... ams o do MvsC 3 não é de graça?
Se for, nao vejo problema.

E em jogo de luta nada contra um DLC com personagens novos e tal, mas nada de vender na primeira semana q ai é palhaçada. E nada de meter a faca.... uns 2 dolares por personagem seria o ideal!


Não, é paga!!! É justamente por isso que eu estou reclamando! O jogo sai com "apenas" 42 personagens (o 2 tinha 56) e se tu quiser mais tem que pagar! Face palm

descriptionUsopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games EmptyRe: Usopp aponta: Os 5 problemas do mercado atual de games

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder