Se você curte usar o Steam Big Picture ou executar jogos de forma prática, esse tópico é para você.
Bom, a um tempo eu vinha procurando formas de fazer do Steam um verdadeiro Frontend. Descobri e vim compartilhar com vocês alguns de meus aprendizados. Também descobri uma forma menos burocrática de usar o Xpadder nos jogos aonde o suporte ao Gamepad é porco ou inexistente.
Dica do usuário DioDioW:
Créditos ao user Shevchuk_93 pela dica.
Baixe o Ice aqui:
http://scottrice.github.io/Ice
Instruções de instalação
1 Abra o arquivo consoles.txt no bloco de notas e faça uma entrada para cada console você quiser que seja suportado , deixando ' emulador ' em branco por enquanto. Para maiores detalhes sobre como configurar uma entrada no consoles.txt , confira o FAQ
2 Instale um emulador para cada console que você listou . Se você não estiver familiarizado com qualquer emuladores que suportam um console, verifique a página de emuladores , ou a fantástica Lista de Emuladores de Video Game da Wikipedia
Faça uma entrada em emulators.txt para cada emulador instalado. Para maiores detalhes sobre como configurar um emulador em emulators.txt , confira o FAQ .
3 Volte para consoles.txt , e para cada console , liste o nome do emulador que você deseja usar em ' emulador ' .
Por exemplo, se eu queria montar Dolphin com o Nintendo Gamecube e Nintendo Wii, e ZSNES com o Super Nintendo , eu poderia ter uma configuração como esta ...
Adicionando ROMs
1 Execute o Ice . Isto irá criar um " diretório de ROM, onde você coloca todas as ROM que você deseja adicionar ao Steam . Você pode mudar o diretório de ROMs editando o config.txt em "ROMs Directory", na parte sem o "#" é claro.
2 Abra a pasta ROMs. Ele deve conter uma única pasta para cada console, nomeado com ' apelido ' dos consoles. No exemplo acima , o diretório de ROMs ficaria assim .
3 Coloque suas ROMs na pasta representando o console. Se eu quisesse adicionar 'Mega Man X ' (para Super Nintendo ), a ROM ficaria em ROMs \ SNES
4 Execute Ice novamente. Você deve ver mensagens confirmando que Ice detectou os emuladores / consoles e mensagens confirmando que o Ice adicionou suas ROMs para o Steam
Adicionando imagens personalizadas
O Ice insere imagens automaticamente para as ROMs/ISOs cujo o nome ele consegue detectar, pois ele baixa os banners para os jogos através de um servidor, e já os adiciona no Steam. Mas nem sempre isso ocorre, ou as imagens baixadas simplesmente não são tão agradáveis...
1 Vá on-line e encontre uma imagem para o seu jogo. Esta imagem tem de ser 460x215 . Se você não tiver certeza de onde procurar , eu recomendo que dê uma olhada em:
http://steambanners.booru.org
http://www.reddit.com/r/steamgrid/
2 Abra o Steam , e mude para a vista 'grade ' . Você pode mudar as vistas clicando nos botões ao lado de " Big Picture " . Grade é o da extrema direita.
3 Botão direito do mouse sobre o jogo , cuja imagem você deseja alterar e clique em " Remover imagem personalizada . Se o jogo não tinha imagem , para começar, você pode pular esta etapa.
4 Botão direito do mouse sobre o jogo novamente , e clique em ' Definir Imagem Personalizada . Uma caixa de diálogo irá aparecer, e você pode escolher a imagem que você gostaria de usar . Selecione a imagem que você adquiriu na etapa 1 , e clique em ' OK' .
5 Parabéns, você terminou! Aproveite sua nova imagem agradável
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1 - Baixe esse aplicativo: http://www.mediafire.com/?r91f3fukv99xx5f (UPDATE - Não é necessário converter bat para exe no Steam, pois pode-se definir os comandos no Destino, a não ser que os comandos batch não sejam suportados diretamente por alguma razão)
2- Certifique-se de que os emuladores estão configurados corretamente (Controles, configurar para iniciar em tela cheia e etc) . Crie uma linha de comando, seja em arquivo batch ou não, para cada jogo que você deseja ter na Biblioteca.
Os comandos podem variar de emulador para emulador.
Exemplos de comandos (substitua os diretórios do emulador e do iso):
Reforço a importância do comando -nogui e -fullscreen em alguns emuladores, pois isso abre o executável como um jogo normal de PC, sem as abas do emulador, perfeito para o Big Picture mode do Steam e XBMC. No caso do PCSX2 os comandos especiais requerem double dash (no caso, por exemplo, --nogui)
Acrescento o nullDC, emu de Dreamcast (no meu caso coloquei o iso e o emulador no mesmo diretório):
Para outros emuladores não mencionados, geralmente basta colocar algo do tipo:
Coloquei fullscreen, no caso, para já iniciar o emulador em tela cheia, caso o emulador não tenha suporte a isso, remova o comando da linha. Para o comando nas propriedades do Steam, não precisa colocar essa linha CD "diretorio".
3 - Coloque os comandos no bloco de notas, salve com a extensão .bat., ou entre no Steam, adicione o executável do emulador como jogo Não-Steam. Clique com o botão direito, e em propriedades na aba do emulador que foi adicionado, coloque em Destino os comandos batch, exceto o comando que define o diretório padrão. (CD). Você pode fazer adicionar múltiplos executáveis do mesmo emulador e mudar os comandos para cada jogo.
IGNORE AS INSTRUÇÕES ABAIXO, a não ser que você realmente queira um .EXE para cada jogo, MAS NESSE MÉTODO ABAIXO O STEAM OVERLAY NÃO FUNCIONA!!!
--------------------------------------------------------
3 - O Steam NÃO lê arquivos .bat. O aplicativo do primeiro passo irá transformar o .Bat para .exe legível pelo Steam. Execute o Slimm Bat to Exe, coloque em Windowsless Express e selecione o arquivo .bat que você criou (se quiser com um ícone .ico, que terá que ter o mesmo nome). O .exe convertido ficará na mesma pasta do .bat.
4 - O resto vocês já devem saber: abra o Steam, e adicione o .exe criado como jogo não-Steam. Em muitos fórums por aí vocês encontram banners customizados para esses jogos não-steam. Para adicionar a imagem entre no modo de visualização grid no client do Steam, botão direito sobre o "botão" do jogo, e selecione definir imagem personalizada. A imagem personalizada tem como dimensões 460x215 pixels.
Dica adicional do usuário MichDhoron:
Dica adicional do usuário RyuRanX:
Para vocês terem uma idéia de como fica:
Dica adicional do usuário Zerotex:
Xpadder é um aplicativo que converte os botões do controle em teclas de PC.
Eu pessoalmente me irrito em ter que ficar abrindo o Xpadder toda vez que vou jogar um jogo X, e ter que me lembrar de desativar para jogo Y, para evitar interferência. Mas isso pode ser resolvido. Eu usei, por exemplo, na versão PC de Resident Evil 2 que o Gamepad nem funcionou nativamente. Com as linhas de comando que eu fiz , o Xpadder agora só abre junto com o jogo e fecha com ele.
Não testei com o Joy2Key, mas deve funcionar quase da mesma maneira...
1 - Baixe o Xpadder e o PStools (que vem com o PSkill.exe)
2 - Coloque, preferencialmente, os dois arquivos na mesma pasta do executável do jogo.
3 - Configure o Xpadder.
4 -Baixe e instale o Autohotkey. ( http://www.autohotkey.com/ )
5 - Abra o bloco de notas e digite isso, trocando os diretórios aonde os aplicativos estão:
Depois salve como .ahk
6 - Feito isso, abra o Convert AHK to EXE que veio com o Autohotkey e converta o seu arquivo .ahk que você salvou com o bloco de notas em Exe, daí pode ser usado no Steam.
Última edição por Internetic em Sáb 08 Mar 2014, 12:53, editado 1 vez(es)
Bom, a um tempo eu vinha procurando formas de fazer do Steam um verdadeiro Frontend. Descobri e vim compartilhar com vocês alguns de meus aprendizados. Também descobri uma forma menos burocrática de usar o Xpadder nos jogos aonde o suporte ao Gamepad é porco ou inexistente.
Dica do usuário DioDioW:
DioDioW escreveu:Se alguém quiser fazer algo mais legal ainda da pra coloca o Steam em Big Picture como Shell:
Abrir regedit
Editar seguinte linha de registro:
Key: HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Winlogon
Name: Shell
Type: REG_SZ
Value: Explorer.exe
Em value colocar o seguinte: "C:\Program Files (x86)\Steam\Steam.exe" -bigpicture (ou onde estiver seu steam e colocar a extensão -bigpicture)
Com isso vai rodar direto o steam no lugar do explorer, pra voltar ao normal só abrir o regedit (usando gerenciador de tarefas>nova tarefa>regedit) e ir no mesmo registro e adicionar o explorer.exe
Só lembrando para terem um cuidado pra fazer essa alteração, se digitar algo errado pode dar pau 8-)
Para achar ou pedir Banners de Steam para estes jogos aqui mesmo no fórum, recomendo o seguinte tópico:
http://forum.beeta.com.br/viewtopic.php?pid=1095
Usando o Ice para jogos de Emulador no Steam (método automático)
Créditos ao user Shevchuk_93 pela dica.
Baixe o Ice aqui:
http://scottrice.github.io/Ice
Instruções de instalação
1 Abra o arquivo consoles.txt no bloco de notas e faça uma entrada para cada console você quiser que seja suportado , deixando ' emulador ' em branco por enquanto. Para maiores detalhes sobre como configurar uma entrada no consoles.txt , confira o FAQ
2 Instale um emulador para cada console que você listou . Se você não estiver familiarizado com qualquer emuladores que suportam um console, verifique a página de emuladores , ou a fantástica Lista de Emuladores de Video Game da Wikipedia
Faça uma entrada em emulators.txt para cada emulador instalado. Para maiores detalhes sobre como configurar um emulador em emulators.txt , confira o FAQ .
3 Volte para consoles.txt , e para cada console , liste o nome do emulador que você deseja usar em ' emulador ' .
Por exemplo, se eu queria montar Dolphin com o Nintendo Gamecube e Nintendo Wii, e ZSNES com o Super Nintendo , eu poderia ter uma configuração como esta ...
Adicionando ROMs
1 Execute o Ice . Isto irá criar um " diretório de ROM, onde você coloca todas as ROM que você deseja adicionar ao Steam . Você pode mudar o diretório de ROMs editando o config.txt em "ROMs Directory", na parte sem o "#" é claro.
2 Abra a pasta ROMs. Ele deve conter uma única pasta para cada console, nomeado com ' apelido ' dos consoles. No exemplo acima , o diretório de ROMs ficaria assim .
Código:
| - ROMs
| - Gamecube
| - SNES
| - Wii
| - PS1
| - PS2
| - GBA
| - Mega Drive
etc ..
3 Coloque suas ROMs na pasta representando o console. Se eu quisesse adicionar 'Mega Man X ' (para Super Nintendo ), a ROM ficaria em ROMs \ SNES
4 Execute Ice novamente. Você deve ver mensagens confirmando que Ice detectou os emuladores / consoles e mensagens confirmando que o Ice adicionou suas ROMs para o Steam
Adicionando imagens personalizadas
O Ice insere imagens automaticamente para as ROMs/ISOs cujo o nome ele consegue detectar, pois ele baixa os banners para os jogos através de um servidor, e já os adiciona no Steam. Mas nem sempre isso ocorre, ou as imagens baixadas simplesmente não são tão agradáveis...
1 Vá on-line e encontre uma imagem para o seu jogo. Esta imagem tem de ser 460x215 . Se você não tiver certeza de onde procurar , eu recomendo que dê uma olhada em:
http://steambanners.booru.org
http://www.reddit.com/r/steamgrid/
2 Abra o Steam , e mude para a vista 'grade ' . Você pode mudar as vistas clicando nos botões ao lado de " Big Picture " . Grade é o da extrema direita.
3 Botão direito do mouse sobre o jogo , cuja imagem você deseja alterar e clique em " Remover imagem personalizada . Se o jogo não tinha imagem , para começar, você pode pular esta etapa.
4 Botão direito do mouse sobre o jogo novamente , e clique em ' Definir Imagem Personalizada . Uma caixa de diálogo irá aparecer, e você pode escolher a imagem que você gostaria de usar . Selecione a imagem que você adquiriu na etapa 1 , e clique em ' OK' .
5 Parabéns, você terminou! Aproveite sua nova imagem agradável
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Colocando jogos de Emulador no Steam (Método manual):
1 - Baixe esse aplicativo: http://www.mediafire.com/?r91f3fukv99xx5f (UPDATE - Não é necessário converter bat para exe no Steam, pois pode-se definir os comandos no Destino, a não ser que os comandos batch não sejam suportados diretamente por alguma razão)
2- Certifique-se de que os emuladores estão configurados corretamente (Controles, configurar para iniciar em tela cheia e etc) . Crie uma linha de comando, seja em arquivo batch ou não, para cada jogo que você deseja ter na Biblioteca.
Os comandos podem variar de emulador para emulador.
Exemplos de comandos (substitua os diretórios do emulador e do iso):
Reforço a importância do comando -nogui e -fullscreen em alguns emuladores, pois isso abre o executável como um jogo normal de PC, sem as abas do emulador, perfeito para o Big Picture mode do Steam e XBMC. No caso do PCSX2 os comandos especiais requerem double dash (no caso, por exemplo, --nogui)
Acrescento o nullDC, emu de Dreamcast (no meu caso coloquei o iso e o emulador no mesmo diretório):
Código:
echo on
nullDC_Win32_Release-NoTrace.exe ^
-config nullDC:Emulator.Autostart=1 ^
-config ImageReader:LoadDefaultImage=1 ^
-config ImageReader:DefaultImage="E-CVSUSA.CDI"
PAUSE
Para outros emuladores não mencionados, geralmente basta colocar algo do tipo:
Código:
CD "diretorio"
"diretorio\emulador.exe" "diretorio\jogo.bin" -fullscreen
Coloquei fullscreen, no caso, para já iniciar o emulador em tela cheia, caso o emulador não tenha suporte a isso, remova o comando da linha. Para o comando nas propriedades do Steam, não precisa colocar essa linha CD "diretorio".
3 - Coloque os comandos no bloco de notas, salve com a extensão .bat., ou entre no Steam, adicione o executável do emulador como jogo Não-Steam. Clique com o botão direito, e em propriedades na aba do emulador que foi adicionado, coloque em Destino os comandos batch, exceto o comando que define o diretório padrão. (CD). Você pode fazer adicionar múltiplos executáveis do mesmo emulador e mudar os comandos para cada jogo.
IGNORE AS INSTRUÇÕES ABAIXO, a não ser que você realmente queira um .EXE para cada jogo, MAS NESSE MÉTODO ABAIXO O STEAM OVERLAY NÃO FUNCIONA!!!
--------------------------------------------------------
3 - O Steam NÃO lê arquivos .bat. O aplicativo do primeiro passo irá transformar o .Bat para .exe legível pelo Steam. Execute o Slimm Bat to Exe, coloque em Windowsless Express e selecione o arquivo .bat que você criou (se quiser com um ícone .ico, que terá que ter o mesmo nome). O .exe convertido ficará na mesma pasta do .bat.
4 - O resto vocês já devem saber: abra o Steam, e adicione o .exe criado como jogo não-Steam. Em muitos fórums por aí vocês encontram banners customizados para esses jogos não-steam. Para adicionar a imagem entre no modo de visualização grid no client do Steam, botão direito sobre o "botão" do jogo, e selecione definir imagem personalizada. A imagem personalizada tem como dimensões 460x215 pixels.
Dica adicional do usuário MichDhoron:
MichDhoron escreveu:Só detalhe: dessa forma (por bat -> exe) não funciona o Steam Overlay.
Particularmente, eu pensei no Big Picture, deixar todos os meus jogos lá. Emuladores, Jogos que não são do Steam, etc. Tudo em um só lugar. Podendo acessar o overlay, falar com os amigos, acessar o navegador para pesquisar dicas, qualquer coisa. Os jogos dos emuladores eram um problema, eu ficava 'isolado'.
Fazendo uns testes acabei conseguindo que o Overlay funcionasse. Então pra quem quiser, vou explicar.Só testei no PS1 e PS2, creio que funcione para os d+. Peguei como o exemplo os de PS2.
Não quero subestimar a inteligência de ninguém, mas já to pensando nos basingueiros que por ventura possam cair aqui neste tópico. Se ficou confuso, é porque to com sono.No destino não é para deixar IGUAL na imagem, só é para indicar onde está o EMULADOR e a ISO... na imagem ta daquele jeito porque é onde estão as coisas no meu PC. É um exemplo.De novo, no destino não é para deixar IGUAL na imagem, e sim IGUAL ao que você deixou no Atalho.
Agora você ta lá no sofá de boa com o Big Picture, se precisar de algo em relação ao jogo, só acessar o overlay de boa, tudo pelo controle do x360.
PS: se alguém souber como acessar o overlay pelo método do bat -> exe compartilha aí!
Dica adicional do usuário RyuRanX:
RyuRanX escreveu:DOSBOX
1. Faça uma cópia do arquivo dosbox.conf, renomeie de acordo com o jogo e edite as seguintes linhas no final do documento:Código:
(autoexec)
# Lines in this section will be run at startup.
# You can put your MOUNT lines here.
mount c d:\DosBox\GAMES
c:
cd DUNE2
DUNE2.EXE
Para informações mais detalhas de como rodar os jogos, acesse meu tutorial aqui: http://forum.jogos.uol.com.br/jogue-os-classicos-de-ms-dos-mini-tutorial-dosbox_t_1896459
2. Crie um arquivo bat com os seguintes parâmetros, mudando o nome dos arquivos e diretórios conforme a localização dos mesmos:Código:
D:\DosBox\dosbox.exe -conf "D:\DosBox\dosbox _dune2.conf"
3. Converta o Bat em Exe com o programa disponível na primeira página
4. Coloque o executável na pasta do DosBox (ou os shaders não carregarão) e adicione à sua biblioteca do Steam.
Para vocês terem uma idéia de como fica:
telusss escreveu:O resultado é algo mais ou menos assim.
Também utilizo um macete parecido com o GGPO e fica muito bom.
Dica adicional do usuário Zerotex:
Zerotex escreveu:Outra coisa... segue um site bom para banners de jogos de emlador para steam
http://steambanners.booru.org/index.php
Melhorando/Adicionando o suporte a Controle/Gamepad em jogos de PC, executando o Xpadder de forma prática.
Xpadder é um aplicativo que converte os botões do controle em teclas de PC.
Eu pessoalmente me irrito em ter que ficar abrindo o Xpadder toda vez que vou jogar um jogo X, e ter que me lembrar de desativar para jogo Y, para evitar interferência. Mas isso pode ser resolvido. Eu usei, por exemplo, na versão PC de Resident Evil 2 que o Gamepad nem funcionou nativamente. Com as linhas de comando que eu fiz , o Xpadder agora só abre junto com o jogo e fecha com ele.
Não testei com o Joy2Key, mas deve funcionar quase da mesma maneira...
1 - Baixe o Xpadder e o PStools (que vem com o PSkill.exe)
2 - Coloque, preferencialmente, os dois arquivos na mesma pasta do executável do jogo.
3 - Configure o Xpadder.
4 -Baixe e instale o Autohotkey. ( http://www.autohotkey.com/ )
5 - Abra o bloco de notas e digite isso, trocando os diretórios aonde os aplicativos estão:
Código:
Run, diretorio\nomedojogo.exe
Run, Xpadder.exe perfildoxpadder p1
Process, WaitClose, nomedojogo.exe
Run, diretorio\PSkill.exe xpadder.exe
ExitApp
Depois salve como .ahk
6 - Feito isso, abra o Convert AHK to EXE que veio com o Autohotkey e converta o seu arquivo .ahk que você salvou com o bloco de notas em Exe, daí pode ser usado no Steam.
Última edição por Internetic em Sáb 08 Mar 2014, 12:53, editado 1 vez(es)