Bom vídeo. Pena que ele só joga o "problema", mas não mostra o caminho exato (e nem quer ser dar ao trabalho, visto que tem só 3 minutos e pouco).
E isso é culpa, em primeiríssima instância, do ministério da educação e das secretarias de ensino, o topo mais alto da pirâmide, quem manda mesmo. Aí junta o comodismo das escolas em apenas replicar o que esses caras exigem e já era. Se for escola privada, ruim. Se for escola pública, pior ainda.
E metendo o dedo na ferida, tem gente aí que não te moral nenhuma e conhecimento zero pra tocar uma escola. Vêem o local como extensão da própria casa, ou com romantismo demais, ou com folga demais. Escola é empresa, tem conta pra pagar, tem que sair na frente, tem que mostrar diferencial perante as outras. Mas com diretoras jurássicas, funcionários fodidos, professores sem saco e pais omissos, só pode gerar mesmo alunos perdidos.
Aí vem a grande merda: como "estimular" criança com computadores, se tem secretaria por aí ainda está lançando nota a mão, rh ainda emitindo salário em cheque e as professoras tendo que ficar se preocupando com horas extras em função de datas festivas, ao invés de se concentrar em aula, em pleno 2013?
Negócio é muito mais embaixo... Estimular 1 CRIANÇA com tudo que tem direito hoje (tablet, pc, internet) é extremamente trabalhoso e começa em casa, tem que ser orientado pelos pais, cobrados pelos mesmos. Infelizmente, ninguém faz isso hoje. O que dirá então delegar esse "encargo" pra escolas, lugares onde só tem gente ganhando pouco, trabalhando muito e onde o mérito deixou de ser referência a mais de 20 anos?
Cada dia chego a brilhante conclusão que tudo isso é, infelizmente, dar murro em ponta de faca. Quer ganhar dinheiro com educação? Negócio é ir pra Finlândia, Suécia, etc. Não aqui...