Punch Ball Mario Bros. escreveu: GTA IV é um bom jogo Sudit, antes de jogá-lo "à sério" compartilhava de sua opinião mas agora que eu peguei ele perdi meus preconceitos
eu joguei "a serio", esse foi o problema...
eu joguei a serio os anteriores tbm... bom, mais ou menos... contarei minha cronica da serie GTA...
Peguei GTA3 em 2003, nao conhecia o jogo. Comecei a jogar explorando, achava legal, mas tinha medo dos limites "driver like"... mas me surpreendeu quando abri a 2a cidade. Me diverti bastante explorando, atropelando pessoas e tudo mais...
Peguei o VC, comecei desde o inicio explorando, atropelando pessoas... mas me fez broxar, pq a cidade era menor, e com menos diversificacao... pra dizer a verdade, toda a cidade era a mesma porra!!! Nao era como no 3 que tinha zona de periferia, zona central com predios enormes, zonas de ricaços...
GTA SA peguei e quis evitar o erro que cometi no VC, que foi conhecer a cidade antes de jogar a historia. Entao fui jogando em serio seguindo a historia, fazendo as missoes, e consequentemente, descobrindo a cidade (estado) ao mesmo tempo.
GTA3 e GTA VC joguei bem no estilo "casual", zoando pela cidade, como 99% das pessoas naquela epoca jogavam esses jogos. Problema que no 3 divertiu, no VC enjoou... e no SA evitei esse erro e joguei serio.
Peguei GTA4 em 2008, era jogo de lancamento, ne, e obviamente fui jogar igual joguei SA, serio, seguindo as missoes, seguindo a historia, e deixando a exploraçao como parte do desenvolvimento do jogo... achei um lixo!!! A historia é pessima, o desenvolvimento é pessimo, as missoes sao pessimas (dirigir de ponto A para ponto B), nao conseguia entender qual era o objetivo do Niko, se ele tava atras de vingança, ou se era apenas um mercenario que matava por trocados.
Larguei o jogo pela metade... passou uns meses e resolvi voltar a arriscar, dessa vez me decidi nao prestar atencao na porcaria da historia, pq isso me estava deixando louco, resolvi seguir cegamente adiante, nao importava a contradicoes dos personagens, as missoes sem sentido, a falta de objetivos, o fato do niko matar de uma hora para outro todos os amigos dele... e foi assim que consegui terminar. E na ultima missao, que finalmente se pensa "oba, finalmente uma missao epica de perseguiçao de helicoptero pela cidade"... que nada, chegava o bob marley e dizia "niko, dirija o helicoptero enquanto eu atiro"
E finalizava com 2 finais... um pessimo, outro ruim... Que nao havia nenhum sentido do mafioso fazer aquilo, muito menos o "amor" repentino do niko na ultima cutscene (no do final pessimo)
Se eu tivesse jogado casualmente GTA4, e principalmente, nao tivesse jogado os anteriores (e terminei todos), possivelmente ate poderia ter gostado como fator "novidade"...