RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Sucesso dos anos 80, ‘Caverna do Dragão’ voltará a ser exibido na televisão [+Grau hut comemora][+clássico][+tosco pá carai][+só véio vai assistir]

power_settings_newInicie sessão para responder
+14
Ricardo
Bonatti
Jail
Fúria
osayune
Dopefish
Putz Grila!
Guitto
Grau Hut
Sudit S2 TaeYeon
Antonio Neto
Kaneda
VRebuli
Melhor nick da historia!!
18 participantes

descriptionSucesso dos anos 80, ‘Caverna do Dragão’ voltará a ser exibido na televisão [+Grau hut comemora][+clássico][+tosco pá carai][+só véio vai assistir] - Página 3 EmptyRe: Sucesso dos anos 80, ‘Caverna do Dragão’ voltará a ser exibido na televisão [+Grau hut comemora][+clássico][+tosco pá carai][+só véio vai assistir]

more_horiz
Sudit S2 TaeYeon escreveu:
filosofando a razao pq nao me atraia muito esse desenho...

personagens
o loirao la, que seria o heroi, é justamente um arqueiro Suspect
o cavaleiro, que seria o fodao, é um idiota covarde
a criancinha la seria o barbaro fortao
o mago é um bobao tbm
as garotas... bom, quando criança nao queria nem saber delas.... Alem que a que teoricamente seria a "garota do desenho", é uma ruiva cheio de pintas na cara Suspect

preferia assistir he-man...


Explicando...
"Caverna do Dragão" originalmente se chamava "Dungeons & Dragons". Sim, aquele mesmo jogo de RPG.
O desenho faz uma mistura vamos dizer assim... jovens que se encaixariam no perfil de jogadores de D&D acabam sendo levados para o mundo de D&D (embora aquele mundo do desenho não exista oficialmente em nenhuma versão do jogo Rindo ). Logo, não é tão automática as coisas... quem já mestrou RPG sabe que sempre tem alguém que faz um PALADINO e que na aventura se comporta como BÁRBARO, e coisas do gênero.

Outra coisa... temos que lembrar que era um desenho da década de 80, E QUE NO MEIO DA AVENTURA E FANTASIA SEMPRE TRAZIA ALGO NO ESTILO "EDIFICANTE". Já reparou que os personagens vão crescendo durante o desenho e que muitos episódios tem há ver com eles aprendendo a superar seus próprios problemas, tomar para sí responsabilidades ou lidar com as consequências de seus atos?
As armas me parecem refletir um pouco esse caráter lúdico do desenho: O cavaleiro, Erick, era um idiota egoísta e individualista e acabou recebendo um escudo e não uma arma ofensiva. O escudo servia para proteger não só ele, mas era também a principal forma de defesa do grupo. E estava nas mãos do cara que precisava aprender a não pensar só em sí. O mago tinha potencial, mas era inseguro e o chapéu, a arma potencialmente mais poderosa de todo o grupo, estava nas mãos do sujeito mais inseguro da turma, o qual ia precisar amadurecer e confiar em sí mesmo. O bárbaro era um moleque impulsivo e valentão, e recebeu uma clava capaz de abalar o próprio solo... o garoto precisa aprender a usar a cabeça e pensar antes de agir, para não causar mais dano do que benefícios. O garotão popular e cheio de liderança ganha o arco, e precisa aprender o peso da liderança, pois uma decisão, assim como um tiro de arco, não volta. Pense antes de atirar, pois depois que soltar a flecha...já era... a mesma coisa se aplica quando se lidera. A ladra, a menina ruiva tímida e que tem medo de ficar sozinha, tem a capa que a deixa invisível. Ficar invisível não é uma forma de estar isolada? Ela vai precisar aprender a tomar uma atitude mesmo sendo tímida e dependente do grupo. A amazona é que fica mais difícil entender, já que a arma dela, o bastão, era mais uma extensão das habilidades dela. Acho que a única ideia que me vem é que serviria para ela, uma atleta confiante em sí, notar de que você sempre precisa de apoio em algo para ir mais longe (algo em um sentido amplo... família, religião, amizade verdadeira, etc).
Lógico que isso não é uma afirmação categórica e inquestionável, mas quase todo desdenho dos anos 80 tinha em alguma escala esse lance lúdico, alguns em escala maior e mais piegas, como o "Nossa turma" ("Get a Long Gang") ou mesmo He- Man (que dizia que não podia ferir ou matar o Esqueleto porque senão seria igual a ele), outros escamoteados no meio do roteiro e de forma menos aparente, mais bem feita (como caverna do Dragão).

P.S: Detesto "He Man", embora ache a arte legal em termos estéticos (em especial os cenários bem trabalhados e cheios de detalhes).

P.S2: "She Ra" é pior ainda... QUE RAIO DE GRUPO REBELDE ERA AQUELE QUE CONTAVA COM UM PUNHADO DE GAROTAS COM CABELOS COLORIDOS E ROUPAS CURTAS, UMA VELHA MALUCA, UMA CORUJA FALANTE E UM ARQUEIRO BOIOLA??? Não vai derrubar ninguém uma droga de grupo rebelde desses.

Sem falar naquele bicho chato que ficava se escondendo pelo cenário... "Oi, eu sou o Geninho! Depois de incentivar as crianças a queimarem suas retinas ficando com a cara colada na TV procurando por mim, olha eu lá escondido no meio de um monte de mato pintado de roxo!"

descriptionSucesso dos anos 80, ‘Caverna do Dragão’ voltará a ser exibido na televisão [+Grau hut comemora][+clássico][+tosco pá carai][+só véio vai assistir] - Página 3 EmptyRe: Sucesso dos anos 80, ‘Caverna do Dragão’ voltará a ser exibido na televisão [+Grau hut comemora][+clássico][+tosco pá carai][+só véio vai assistir]

more_horiz
Mas o que me refiro dos personagens é tipo...

Imagine (bom, muitos aqui tem minha idade), ter la uns 8 anos de idade, assistir tv, seriados ou desenhos de super herois... é para nos "identificarnos", em ver alguem fodao e querer ser igual quando crescer.

Problema de caverna do dragao é esse... os personagens eram escrotos, nao havia nenhum que vc quisesse se identificar... Talvez para algum adolescente na epoca, ou ate adulto, podia ser uma coisa de identificacao "minha vida nao da certo, acabo num mundo mistico e recebo super poderes". Mas pra uma crianca nao... queria algo mais direto, mais "acao"

Por isso he-man, he-man era bobo, era gay, era animacao lixo... mas nao importa, era aquilo que uma crianca quer, um super heroi fodao com uma espada magica.

descriptionSucesso dos anos 80, ‘Caverna do Dragão’ voltará a ser exibido na televisão [+Grau hut comemora][+clássico][+tosco pá carai][+só véio vai assistir] - Página 3 EmptyRe: Sucesso dos anos 80, ‘Caverna do Dragão’ voltará a ser exibido na televisão [+Grau hut comemora][+clássico][+tosco pá carai][+só véio vai assistir]

more_horiz
Sudit S2 TaeYeon escreveu:
Mas o que me refiro dos personagens é tipo...

Imagine (bom, muitos aqui tem minha idade), ter la uns 8 anos de idade, assistir tv, seriados ou desenhos de super herois... é para nos "identificarnos", em ver alguem fodao e querer ser igual quando crescer.

Problema de caverna do dragao é esse... os personagens eram escrotos, nao havia nenhum que vc quisesse se identificar... Talvez para algum adolescente na epoca, ou ate adulto, podia ser uma coisa de identificacao "minha vida nao da certo, acabo num mundo mistico e recebo super poderes". Mas pra uma crianca nao... queria algo mais direto, mais "acao"

Por isso he-man, he-man era bobo, era gay, era animacao lixo... mas nao importa, era aquilo que uma crianca quer, um super heroi fodao com uma espada magica.


Vai ver foi por isso que "Caverna do Dragão" fez pouco sucesso nos EUA e foi cancelado sem final.
Aqui no Brasil o desenho foi um estrondoso sucesso o que leva a uma visão de que foi sucesso no mundo inteiro, mas a verdade é que nós é que fomos a exceção. Rindo

descriptionSucesso dos anos 80, ‘Caverna do Dragão’ voltará a ser exibido na televisão [+Grau hut comemora][+clássico][+tosco pá carai][+só véio vai assistir] - Página 3 EmptyRe: Sucesso dos anos 80, ‘Caverna do Dragão’ voltará a ser exibido na televisão [+Grau hut comemora][+clássico][+tosco pá carai][+só véio vai assistir]

more_horiz
Entao... tua explicacao do simbolismo de cada personagem é interessante... mas ai entra aquilo que disse... eu era criança, como raios ia interpretar a personalidade conturbada de adolescentes? Queria açao...

Talvez se esse desenho tivesse passado quando eu fosse mais velho, teria tido outro tipo de pensamento...

E a acrobata... acho que so queriam colocar uma personagem negra e que fosse mais habilidosa que todos os demais... nao podiam colocar ela como "problematica" igual os demais, pq isso seria "racismo"... entao ai vira o "anti racismo" que acaba sendo mais racismo que o racismo que tao tentando esconder...

Sobre She-ra... era desenho de mulher, nem via... nem lembrava, e ainda nao lembro, que seria esse tal "geninho", vo ver de pesquisar pq fiquei curioso...

descriptionSucesso dos anos 80, ‘Caverna do Dragão’ voltará a ser exibido na televisão [+Grau hut comemora][+clássico][+tosco pá carai][+só véio vai assistir] - Página 3 EmptyRe: Sucesso dos anos 80, ‘Caverna do Dragão’ voltará a ser exibido na televisão [+Grau hut comemora][+clássico][+tosco pá carai][+só véio vai assistir]

more_horiz
Sudit S2 TaeYeon escreveu:
Sobre She-ra... era desenho de mulher, nem via... nem lembrava, e ainda nao lembro, que seria esse tal "geninho", vo ver de pesquisar pq fiquei curioso...


Também achava isso, mas por incrível que pareça tem muito trintão saudosista que fala de She-Ra Rindo
Eu também nunca pensei que tanta gente gostasse daqueles desenhos de Pequeno pônei, tanto dos atuais quanto dos antigos... Face palm

P.S: Interessante esse lance da amazona negra que você falou.

descriptionSucesso dos anos 80, ‘Caverna do Dragão’ voltará a ser exibido na televisão [+Grau hut comemora][+clássico][+tosco pá carai][+só véio vai assistir] - Página 3 EmptyRe: Sucesso dos anos 80, ‘Caverna do Dragão’ voltará a ser exibido na televisão [+Grau hut comemora][+clássico][+tosco pá carai][+só véio vai assistir]

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder