Sudit S2 TaeYeon escreveu:filosofando a razao pq nao me atraia muito esse desenho...
personagens
o loirao la, que seria o heroi, é justamente um arqueiro
o cavaleiro, que seria o fodao, é um idiota covarde
a criancinha la seria o barbaro fortao
o mago é um bobao tbm
as garotas... bom, quando criança nao queria nem saber delas.... Alem que a que teoricamente seria a "garota do desenho", é uma ruiva cheio de pintas na cara
preferia assistir he-man...
Explicando...
"Caverna do Dragão" originalmente se chamava "Dungeons & Dragons". Sim, aquele mesmo jogo de RPG.
O desenho faz uma mistura vamos dizer assim... jovens que se encaixariam no perfil de jogadores de D&D acabam sendo levados para o mundo de D&D (embora aquele mundo do desenho não exista oficialmente em nenhuma versão do jogo ). Logo, não é tão automática as coisas... quem já mestrou RPG sabe que sempre tem alguém que faz um PALADINO e que na aventura se comporta como BÁRBARO, e coisas do gênero.
Outra coisa... temos que lembrar que era um desenho da década de 80, E QUE NO MEIO DA AVENTURA E FANTASIA SEMPRE TRAZIA ALGO NO ESTILO "EDIFICANTE". Já reparou que os personagens vão crescendo durante o desenho e que muitos episódios tem há ver com eles aprendendo a superar seus próprios problemas, tomar para sí responsabilidades ou lidar com as consequências de seus atos?
As armas me parecem refletir um pouco esse caráter lúdico do desenho: O cavaleiro, Erick, era um idiota egoísta e individualista e acabou recebendo um escudo e não uma arma ofensiva. O escudo servia para proteger não só ele, mas era também a principal forma de defesa do grupo. E estava nas mãos do cara que precisava aprender a não pensar só em sí. O mago tinha potencial, mas era inseguro e o chapéu, a arma potencialmente mais poderosa de todo o grupo, estava nas mãos do sujeito mais inseguro da turma, o qual ia precisar amadurecer e confiar em sí mesmo. O bárbaro era um moleque impulsivo e valentão, e recebeu uma clava capaz de abalar o próprio solo... o garoto precisa aprender a usar a cabeça e pensar antes de agir, para não causar mais dano do que benefícios. O garotão popular e cheio de liderança ganha o arco, e precisa aprender o peso da liderança, pois uma decisão, assim como um tiro de arco, não volta. Pense antes de atirar, pois depois que soltar a flecha...já era... a mesma coisa se aplica quando se lidera. A ladra, a menina ruiva tímida e que tem medo de ficar sozinha, tem a capa que a deixa invisível. Ficar invisível não é uma forma de estar isolada? Ela vai precisar aprender a tomar uma atitude mesmo sendo tímida e dependente do grupo. A amazona é que fica mais difícil entender, já que a arma dela, o bastão, era mais uma extensão das habilidades dela. Acho que a única ideia que me vem é que serviria para ela, uma atleta confiante em sí, notar de que você sempre precisa de apoio em algo para ir mais longe (algo em um sentido amplo... família, religião, amizade verdadeira, etc).
Lógico que isso não é uma afirmação categórica e inquestionável, mas quase todo desdenho dos anos 80 tinha em alguma escala esse lance lúdico, alguns em escala maior e mais piegas, como o "Nossa turma" ("Get a Long Gang") ou mesmo He- Man (que dizia que não podia ferir ou matar o Esqueleto porque senão seria igual a ele), outros escamoteados no meio do roteiro e de forma menos aparente, mais bem feita (como caverna do Dragão).
P.S: Detesto "He Man", embora ache a arte legal em termos estéticos (em especial os cenários bem trabalhados e cheios de detalhes).
P.S2: "She Ra" é pior ainda... QUE RAIO DE GRUPO REBELDE ERA AQUELE QUE CONTAVA COM UM PUNHADO DE GAROTAS COM CABELOS COLORIDOS E ROUPAS CURTAS, UMA VELHA MALUCA, UMA CORUJA FALANTE E UM ARQUEIRO BOIOLA??? Não vai derrubar ninguém uma droga de grupo rebelde desses.
Sem falar naquele bicho chato que ficava se escondendo pelo cenário... "Oi, eu sou o Geninho! Depois de incentivar as crianças a queimarem suas retinas ficando com a cara colada na TV procurando por mim, olha eu lá escondido no meio de um monte de mato pintado de roxo!"