Iwata esclareceu o motivo por tantos jogos da Nintendo previsto para o início de vida do Wii U terem sido adiados. Em resumo, o presidente acredita que no mercado de hoje há muitas opções de aparelhos para se jogar, games com preços muito baixos e uma competição cada vez mais acirrada no espaço dos consoles.
Por essa razão a Nintendo sabe que deve entregar o melhor produto possível, com recursos e funcionalidades que chamem a atenção do público e ofereçam valor real sobre o preço que custam. Caso não a empresa não invista em criar jogos de alto nível, a chance de passarem despercebidos é alta e com isso as vendas do próprio console não teriam aumento expressivo.
Iwata citou Animal Crossing: New Leaf, lançado no Japão, além de Fire Emblem Awakening e Luigi’s Mansion Dark Moon como exemplos de atrasos necessários. Esses jogos receberam atenção total dos envolvidos e quando chegaram ao mercado foram capazes de conquistar os consumidores e, mais importante, continuam vendendo bem mesmo após o lançamento.
Começando com Pikmin 3, a Nintendo espera poder passar a oferecer no Wii U o mesmo tipo de lançamentos que trouxeram o 3DS ‘de volta à briga’. Muitas mudanças internas foram necessárias, como envolver mais profissionais para ajudar no desenvolvimento. E por esse ser o primeiro console HD da Big N, a curva de aprendizado deve ter sido mais desafiadora, mas acredito que os resultados irão aparecer com o passar do tempo.
Fonte Wii Clube