Depois de eleger os 10 consoles mais poderoso de todos os tempos, chegou a hora de ver a outra ponta da lista, com os 10 consoles de hardware mais fraco de todos os tempos, obviamente comparando com o que existia na época e com o que foi lançado depois.
10 - Apple Pippin
Console de 32bit lançado em 1995 pela Bandai sob licença da Apple.
Por que ele está nessa lista?
A idéia do Pippin era ser uma plataforma aberta de jogos, mais ou menos como o 3DO e a Bandai foi a primeira (e única) a comprar a idéia. Apesar de ter uma boa configuração, comparável aos Mac da época, nenhum jogo conseguiu colocar tal poderio em prática, pelo contrário, a grande maioria mal conseguia chegar ao nível do 3DO, lançado dois anos antes.
9 - NEC PC-FX
Videogame que sucedeu o PC Engine, lançado em 1994 no Japão.
Por que ele está nessa lista?
A NEC havia ganhado certa notoriedade com seu PC Engine e havia muita expectativa em cima do seu sucessor. Porém, ao contrário do PCE, que tinha um hardware à frente do seu tempo, o PC-FX andou para trás e era pouca coisa melhor que o PCE + Arcade CD. Num mercado que era disputado na porrada (e em 3D), o console passou despercebido.
8 - Playdia
Console lançado pela Bandai em 1994 no Japão, com controle sem fio anexável ao videogame.
Por que ele está nessa lista?
Na metade da década de 1990 um estilo de game ganhava popularidade no Japão: as novelas, animes e filmes interativos. Assim como a NEC e seu PC-FX, a Bandai resolveu apostar no filão e lançou um console para se forcar no estilo. Mas o hardware era uma pobreza, ainda pior que o PC-FX e foi mais um videogame que afundou no Japão. Após seu fracasso a Bandai resolveu investir no promissor Pippin da Apple (!).
7 - Commodore 64GS
Console lançado em 1987, baseado no computador Commodore 64 de 1982.
Por que ele está nessa lista?
Em 1987 a 4ª geração de videogames já estava vendo a luz do dia quando a Commodore resolveu lançar um videogame compatível com seu computador Commodore 64. Embora louvável, já que o Commodore tinha uma ótima biblioteca, o seu hardware já estava bem defasado e não causou emoção nenhuma no seu lançamento,
6 - Amiga CD32
Console lançado na Europa em 1993, sucessor do CDTV e computadores Amiga.
Por que ele está nessa lista?
A Commodore chegou alardeando ao mundo que havia lançado o primeiro console de 32bit da história, mas seus games não passavam de 16bit melhorados e muitas vezes nem isso. Após o lançamento do 3DO, 1 mês depois, a casa caiu e escancarou que o console era mesmo de 4ª geração. Quem jogou Super Street Fighter 2 Turbo no CD32 tem pesadelos até hoje.
5 - Amstrad GX4000
Console de 8bit lançado em 1990 na Europa, baseado nos computadores Amstrad.
Por que ele está nessa lista?
Em 1990 a 4ª geração de videogames estava pra lá de consolidada, com PC Engine, Mega Drive, Neo Geo e Super Famicom. Lançar um videogame de 3ª geração a essa altura era pedir para apanhar da concorrência e não deu outra: o console durou apenas 1 ano.
4 - Atari Jaguar
Videogame de "64bit" da Atari lançado nos EUA em 1993.
Por que ele está nessa lista?
Se a Commodore teve a cara de pau de chamar o CD32 de 32bit, por que a Atari não podia lançar um de 64?
Novamente o 3DO foi o responsável por desmascarar um falso nextgen. Com muita boa vontade pode-se dizer que o Jaguar é um 32bit, ele sim, tinha poder para gráficos 3D acima do que víamos nos 16bit, mas em geral ficava longe do que se viu nos demais consoles de 5ª geração. No fim foram 3 anos de um console se arrastando, desacreditado e mal aproveitado.
3 - Atari 5200
Videogame de 2ª geração, sucessor do Atari 2600, lançado em 1982 apenas nos EUA.
Por que ele está nessa lista?
No começo dos anos 80 o sucesso subiu à cabeça do pessoal da Atari. Entre as burradas está o Atari 5200, console pouca coisa superior ao 2600, de 5 anos atrás. Pra piorar tudo, a Coleco já havia lançado alguns meses antes o ColecoVision, console de 3ª geração que massacrava o Atari 5200 em termos de gráficos. Console mal projetado, chegou atrasado e foi atropelado pela concorrência.
2 - Nintendo Wii
Console sucessor do Game Cube, lançado em 2006, tendo como destaque o seu controle com sensor de movimento.
Por que ele está nessa lista?
A Nintendo nunca teve histórico de lançar consoles com hardware muito à frente da concorrência, mas sempre fazia o dever de casa e encontrava uma boa relação preço/desempenho. Porém, para o lançamento do Wii, a Nintendo resolveu reaproveitar o projeto do seu console anterior, de 5 anos atrás, dando um leve aumento no clock, memória e só. Como os sensores de movimento do controle exigem mais processamento, na prática o console ficou congelado, por não mostrar evolução sobre o que o Game Cube já havia feito. Lançado 1 ano após o Xbox 360, o Nintendo Wii acabou sendo um penetra na 7ª geração de videogames, tendo gráficos bem abaixo em relação aos concorrentes.
1 - Zeebo
Console sem mídia física, lançado pela Zeebo Inc. em 2009.
Por que ele está nessa lista?
Que tal colocar o hardware de um celular em um console e sair vendendo por aí? Na teoria nem parece tão mau, mas na prática foi desastroso.
Lançado para concorrer com um videogame que havia sido lançado 9 anos antes, o Playstation 2, o Zeebo conseguiu a proeza de perder largamente para o concorrente decano. Apesar de sua configuração no papel não ser tão ruim, o console recebeu apenas ports de celular, jogos de PC com mais de 12 anos e alguns jogos originais igualmente ruins. Com a façanha de conseguir ser mais fraco que um console de 10 anos atrás, o Zeebo leva o troféu para casa.
FIM
10 - Apple Pippin
Console de 32bit lançado em 1995 pela Bandai sob licença da Apple.
Por que ele está nessa lista?
A idéia do Pippin era ser uma plataforma aberta de jogos, mais ou menos como o 3DO e a Bandai foi a primeira (e única) a comprar a idéia. Apesar de ter uma boa configuração, comparável aos Mac da época, nenhum jogo conseguiu colocar tal poderio em prática, pelo contrário, a grande maioria mal conseguia chegar ao nível do 3DO, lançado dois anos antes.
9 - NEC PC-FX
Videogame que sucedeu o PC Engine, lançado em 1994 no Japão.
Por que ele está nessa lista?
A NEC havia ganhado certa notoriedade com seu PC Engine e havia muita expectativa em cima do seu sucessor. Porém, ao contrário do PCE, que tinha um hardware à frente do seu tempo, o PC-FX andou para trás e era pouca coisa melhor que o PCE + Arcade CD. Num mercado que era disputado na porrada (e em 3D), o console passou despercebido.
8 - Playdia
Console lançado pela Bandai em 1994 no Japão, com controle sem fio anexável ao videogame.
Por que ele está nessa lista?
Na metade da década de 1990 um estilo de game ganhava popularidade no Japão: as novelas, animes e filmes interativos. Assim como a NEC e seu PC-FX, a Bandai resolveu apostar no filão e lançou um console para se forcar no estilo. Mas o hardware era uma pobreza, ainda pior que o PC-FX e foi mais um videogame que afundou no Japão. Após seu fracasso a Bandai resolveu investir no promissor Pippin da Apple (!).
7 - Commodore 64GS
Console lançado em 1987, baseado no computador Commodore 64 de 1982.
Por que ele está nessa lista?
Em 1987 a 4ª geração de videogames já estava vendo a luz do dia quando a Commodore resolveu lançar um videogame compatível com seu computador Commodore 64. Embora louvável, já que o Commodore tinha uma ótima biblioteca, o seu hardware já estava bem defasado e não causou emoção nenhuma no seu lançamento,
6 - Amiga CD32
Console lançado na Europa em 1993, sucessor do CDTV e computadores Amiga.
Por que ele está nessa lista?
A Commodore chegou alardeando ao mundo que havia lançado o primeiro console de 32bit da história, mas seus games não passavam de 16bit melhorados e muitas vezes nem isso. Após o lançamento do 3DO, 1 mês depois, a casa caiu e escancarou que o console era mesmo de 4ª geração. Quem jogou Super Street Fighter 2 Turbo no CD32 tem pesadelos até hoje.
5 - Amstrad GX4000
Console de 8bit lançado em 1990 na Europa, baseado nos computadores Amstrad.
Por que ele está nessa lista?
Em 1990 a 4ª geração de videogames estava pra lá de consolidada, com PC Engine, Mega Drive, Neo Geo e Super Famicom. Lançar um videogame de 3ª geração a essa altura era pedir para apanhar da concorrência e não deu outra: o console durou apenas 1 ano.
4 - Atari Jaguar
Videogame de "64bit" da Atari lançado nos EUA em 1993.
Por que ele está nessa lista?
Se a Commodore teve a cara de pau de chamar o CD32 de 32bit, por que a Atari não podia lançar um de 64?
Novamente o 3DO foi o responsável por desmascarar um falso nextgen. Com muita boa vontade pode-se dizer que o Jaguar é um 32bit, ele sim, tinha poder para gráficos 3D acima do que víamos nos 16bit, mas em geral ficava longe do que se viu nos demais consoles de 5ª geração. No fim foram 3 anos de um console se arrastando, desacreditado e mal aproveitado.
3 - Atari 5200
Videogame de 2ª geração, sucessor do Atari 2600, lançado em 1982 apenas nos EUA.
Por que ele está nessa lista?
No começo dos anos 80 o sucesso subiu à cabeça do pessoal da Atari. Entre as burradas está o Atari 5200, console pouca coisa superior ao 2600, de 5 anos atrás. Pra piorar tudo, a Coleco já havia lançado alguns meses antes o ColecoVision, console de 3ª geração que massacrava o Atari 5200 em termos de gráficos. Console mal projetado, chegou atrasado e foi atropelado pela concorrência.
2 - Nintendo Wii
Console sucessor do Game Cube, lançado em 2006, tendo como destaque o seu controle com sensor de movimento.
Por que ele está nessa lista?
A Nintendo nunca teve histórico de lançar consoles com hardware muito à frente da concorrência, mas sempre fazia o dever de casa e encontrava uma boa relação preço/desempenho. Porém, para o lançamento do Wii, a Nintendo resolveu reaproveitar o projeto do seu console anterior, de 5 anos atrás, dando um leve aumento no clock, memória e só. Como os sensores de movimento do controle exigem mais processamento, na prática o console ficou congelado, por não mostrar evolução sobre o que o Game Cube já havia feito. Lançado 1 ano após o Xbox 360, o Nintendo Wii acabou sendo um penetra na 7ª geração de videogames, tendo gráficos bem abaixo em relação aos concorrentes.
1 - Zeebo
Console sem mídia física, lançado pela Zeebo Inc. em 2009.
Por que ele está nessa lista?
Que tal colocar o hardware de um celular em um console e sair vendendo por aí? Na teoria nem parece tão mau, mas na prática foi desastroso.
Lançado para concorrer com um videogame que havia sido lançado 9 anos antes, o Playstation 2, o Zeebo conseguiu a proeza de perder largamente para o concorrente decano. Apesar de sua configuração no papel não ser tão ruim, o console recebeu apenas ports de celular, jogos de PC com mais de 12 anos e alguns jogos originais igualmente ruins. Com a façanha de conseguir ser mais fraco que um console de 10 anos atrás, o Zeebo leva o troféu para casa.
FIM