Ainda que já consiga até ler algumas palavras em português – especialmente em ensaiadas ações publicitárias –, o meia-atacante chinês Chen Zizao continua com problemas para se comunicar no idioma. Ele repete com facilidade, no entanto, uma frase que ouve desde que foi contratado como garoto-propaganda (e jogador) do Corinthians: “Jogar mais”.
“Jogar é muito importante para todo o mundo”, definiu Zizao, que não descarta nem a hipótese de deixar o Parque São Jorge para ser mais útil em outra equipe. “Talvez, pois, para os jogadores, é muito importante jogar. Mas queria jogar pelo Corinthians”, sorriu.
Bem-humorado, Zizao foi um dos jogadores corintianos que prestigiaram a festa de premiação da Federação Paulista de Futebol (FPF) pelo término do Campeonato Paulista, na noite de segunda-feira (20 de maio). O chinês chegou antes de seus companheiros e ficou um pouco sem graça ao ser muito requisitado para entrevistas. Fez cara feia para as perguntas que não compreendeu (como uma sobre o seu suposto apreço por coxinhas de frango) e explicou que não está lendo textos em português tão bem quanto propagam: “Não muito”.
Para o presidente Mário Gobbi, é normal que Zizao queira atrair atenção não somente por ser uma contratação insólita de um clube brasileiro. “Eu estranharia se ele não quisesse jogar”, comentou, apesar de preferir ressaltar os feitos do chinês fora dos gramados. “O Zizao já é um sucesso de marketing. Aonde o Corinthians vai, o assédio sobre ele é enorme. Mexemos com um mercado até então adormecido.”
O sucesso seria muito maior, no entanto, se Zizao correspondesse também como jogador. Após participar de apenas alguns minutos de uma derrota para o Cruzeiro na temporada passada (quando arriscou até uma pedalada), o meia-atacante iniciou o Campeonato Paulista dentro de campo – já que os titulares do título mundial de 2012 retornaram mais tarde das férias.
“Foi bom ser campeão. Trabalhamos muito para isso. Todo o mundo foi bem. E, neste campeonato, joguei alguns jogos. Estou feliz”, disse Zizao, postergando o planejamento de sua carreira. “Quero ficar no Corinthians, mas ainda temos tempo para conversar sobre isso.”
Mário Gobbi também não se mostrou muito preocupado em agir rapidamente para assegurar uma longevidade maior de Chen Zizao no Parque São Jorge. “Se a proposta chegar, vamos ver se é boa para ele e para o clube. Entendo que o Zizao queira jogar, mas é difícil. Quantos jogadores temos no elenco? Uns 32. Quantos jogam? Só cabem 11 em campo”, argumentou mais uma vez o presidente corintiano.