Desenvolvedores da Shin'en afirmam que a GPU do Wii U é realmente várias gerações à frente do Xbox 360 e do PlayStation 3. O estúdio de desenvolvimento acredita que os desenvolvedores precisam aproveitar os pontos fortes do sistema para obter o máximo proveito do sistema e concluiu dizendo que as especificações do Wii U se encaixam perfeitamente juntos e fazem um console muito eficiente quando usado direito.
"A GPU do Wii U é várias gerações à frente da geração atual. Ele permite que muitas coisas que não eram possíveis em consoles antes. Se você desenvolver para o Wii U você tem que tirar proveito dessas possibilidades, caso contrário, o seu desempenho é naturalmente limitado. Também o seu layout do motor precisa ser diferente. Você precisa aproveitar a grande capacidade de memória compartilhada do Wii U, a seção EDRAM enorme e muito rápida e os grandes caches da CPU nos núcleos.
Especialmente o funcionamento dos caches da CPU são muito importantes para dominar. Caso contrário, você pode perder uma magnitude de energia para o cache de partes relevantes do seu código. No final, o Wii U as especificações se encaixam perfeitamente juntos e fazem um console muito eficiente quando usado direito."
Fonte: http://mynintendonews.com/2013/05/29/shinen-says-wii-u-gpu-several-generations-ahead-of-current-gen/