Digital Foundry vs. The Last of Us demo
Um dos jogos mais entusiasmantes desta geração de consolas está quase a chegar. The Last of Us - disponível para compra dentro de duas semanas - é o último jogo PlayStation 3 do Naughty Dog, o último grito do equipamento Sony desta atual geração antes da equipa passar para a PS4 de ponta. Podes jogar uma amostra do novo jogo agora, desde que tenhas God of War: Ascension, que inclui uma ligação para transferir a demo.
Dura cerca de 15 minutos ao todo, a demo de TLU deixa o jogador explorar um edifício decadente a meio da noite enquanto caminha pela cidade que é casa dos infetados. Neste breve segmento - situado apenas algumas horas depois do início do jogo - o ênfase está colocado firmemente no survival horror. Existe apenas um limitado leque de armas, um amplo tempo é passado a explorar no escuro, longe de combate direto.
É apenas um pequeno segmento do jogo, mas é claro que TLU tem uma sensação distintivamente diferente dos anteriores trabalhos do Naughty Dog, apesar de manter o estilo de arte único do estúdio. Em linha com os jogos Uncharted, a atenção ao detalhe é impressionante, mas a estética é definida por um tom mais frio: mobília quebrada, lixo e destroços estão espalhados pelo chão, juntamente com restos parcialmente decompostos de humanos infetados, e manchas de sangue onde decorreu uma luta.
De uma perspetiva técnica, TLU corre nativamente a 720p, com o que parece ser uma versão mais refinada da solução anti-aliasing pós-processamento usada no último jogo do ND, Uncharted 3. Existem outras similaridades com a última aventura de Drake: o trabalho de arte recorre fortemente a texturas pintadas à mão, e também vemos um uso distinto de efeitos pré-concebidos e dinâmicos, particularmente no que diz respeito à luz e sombras.
No entanto, comparado com Uncharted 3, ambiente e atmosfera assumem um papel muito maior em TLU em termos da imersão do jogador num mundo desenhado para ser mais realista que aquele visto nas aventuras coloridas e arrojadas de Nathan Drake. O uso inteligente de efeitos pós-processamento, iluminação dinâmica, reflexos e excelente design de som criam uma sensação de desconforto que é tanto fria e hostil.
A inicial, ligeiramente inquietante, calma do início da demo é quebrada por relâmpagos que iluminam o ambiente e pelos uivos distantes dos infetados, significando que o perigo nunca está assim tão longe. O modelo de iluminação em particular é muito impressionante - ao aventurar dentro de edifícios delapidados, o ambiente é iluminado pelas tochas dos personagens, ambos criam sombras de vários objetos iluminados, e claro dos personagens em si, criando a ilusão de reflexo indireto de luz de uma superfície para a outra. É apenas um exemplo do trabalho lindo de efeitos presente em TLU.
Um dos jogos mais entusiasmantes desta geração de consolas está quase a chegar. The Last of Us - disponível para compra dentro de duas semanas - é o último jogo PlayStation 3 do Naughty Dog, o último grito do equipamento Sony desta atual geração antes da equipa passar para a PS4 de ponta. Podes jogar uma amostra do novo jogo agora, desde que tenhas God of War: Ascension, que inclui uma ligação para transferir a demo.
Dura cerca de 15 minutos ao todo, a demo de TLU deixa o jogador explorar um edifício decadente a meio da noite enquanto caminha pela cidade que é casa dos infetados. Neste breve segmento - situado apenas algumas horas depois do início do jogo - o ênfase está colocado firmemente no survival horror. Existe apenas um limitado leque de armas, um amplo tempo é passado a explorar no escuro, longe de combate direto.
É apenas um pequeno segmento do jogo, mas é claro que TLU tem uma sensação distintivamente diferente dos anteriores trabalhos do Naughty Dog, apesar de manter o estilo de arte único do estúdio. Em linha com os jogos Uncharted, a atenção ao detalhe é impressionante, mas a estética é definida por um tom mais frio: mobília quebrada, lixo e destroços estão espalhados pelo chão, juntamente com restos parcialmente decompostos de humanos infetados, e manchas de sangue onde decorreu uma luta.
De uma perspetiva técnica, TLU corre nativamente a 720p, com o que parece ser uma versão mais refinada da solução anti-aliasing pós-processamento usada no último jogo do ND, Uncharted 3. Existem outras similaridades com a última aventura de Drake: o trabalho de arte recorre fortemente a texturas pintadas à mão, e também vemos um uso distinto de efeitos pré-concebidos e dinâmicos, particularmente no que diz respeito à luz e sombras.
No entanto, comparado com Uncharted 3, ambiente e atmosfera assumem um papel muito maior em TLU em termos da imersão do jogador num mundo desenhado para ser mais realista que aquele visto nas aventuras coloridas e arrojadas de Nathan Drake. O uso inteligente de efeitos pós-processamento, iluminação dinâmica, reflexos e excelente design de som criam uma sensação de desconforto que é tanto fria e hostil.
A inicial, ligeiramente inquietante, calma do início da demo é quebrada por relâmpagos que iluminam o ambiente e pelos uivos distantes dos infetados, significando que o perigo nunca está assim tão longe. O modelo de iluminação em particular é muito impressionante - ao aventurar dentro de edifícios delapidados, o ambiente é iluminado pelas tochas dos personagens, ambos criam sombras de vários objetos iluminados, e claro dos personagens em si, criando a ilusão de reflexo indireto de luz de uma superfície para a outra. É apenas um exemplo do trabalho lindo de efeitos presente em TLU.