Lenneth Valkyrie escreveu: VRebuli escreveu: Lenneth Valkyrie escreveu: osayune escreveu: Lenneth Valkyrie escreveu: Neto Kosovo escreveu: sobre cotas ja falei: elas só agem no resultado, e nao na causa
nao resolvem o problema, pois nao agem na fonte, na raiz
sao interessantes se usadas em conjunto com soluções que realmente agem na fonte.
Concordo com vc. Pena que no Brasil nada é levado a sério.
mas é sempre por ai mesmo, a discussão sobre a maioridade penal e o ficha limpa seguem exatamente o mesmo raciocínio (ou a falta dele)... não que seja algo fácil, mas é engraçado saber que dando educação pra todo mundo, todas essas conversas e muitas outras seriam desnecessárias
Mas governo não dá educação de boa qualidade porque o povo com mais instrução seria mais crítico, aprenderia sobre seus direitos e que tem muito mais poder que imagina. Nações em estado de miséria e destruídas por guerra como o Japão e a Alemanha, cresceram graças ao investimento em educação.
Seria mais difícil de roubar com um povo que tem acesso a educação de qualidade. Os governantes não querem que o país cresça. Eles querem maquiar números para que fora do país se ache que se investe em educação por aqui.
Por exemplo: Minha mãe é pedagoga, trabalha em escolas públicas. Antes era permitido reprovar os alunos. Mas o índice de repetência grande era ruim pra imagem do Brasil. Qual a solução? Não se pode reprovar. Se o professor reprovar muitos alunos, é capaz de responder inquérito administrativo. Mas se o aluno está sem condições? Não importa, ele vai ter que passar esse aluno que chega as vezes até a quarta série sem saber ler. Minha mãe é super revoltada com isso. O professor não pode exercer o trabalho dele.
O aluno é um mero número pra que o governo apresente lá fora e prove que está tomando as medidas certas pra melhorar a educação.
Enquanto isso milhares de analfabetos funcionais são aprovados no ensino médio.
Nossa, falou tudo agora! Minha mãe também é pedagoga, trabalha em uma escola municipal e outra estadual. Ela sempre fala que existe um pressão das secretarias pro índice de reprovação ser baixo... Ela já viu caso de semi-analfabetos (os caras tinham extrema dificuldade pra ler frases simples) entrando no Ensino Médio.
Tua mãe tá ligada no que acontece. Eu trabalhei como animadora cultural numa escola integral da prefeitura do Recife (tu tá ligado que integral e municipal não combinam).
As vezes me pediam pra ensinar a tarefa dos meninos. Era de doer quando um menino de 10 e na terceira série me perguntava se a letra M era com duas ou três pernas.
Com a bolsa família o negócio é presença do aluno, não se ele está aprendendo ou não. Hoje em dia as crianças que recebem o benefício são ensinadas que não vão pra escola aprender, mas vão pra não perder a bolsa. O que fazem as mães? Mandam os filhos com dores, febre pra escola pra não levarem falta. Não brigam se o filho não está aprendendo, mas se a professora colocar falta nele.
Eu cheguei a estudar o primeiro ano de magistério, mas larguei. Ensinar não é pra mim.
Minha professora falava em sala sobre uma coisa bem interessante:
"Qual é o papel da escola hoje?" Ela alimenta os alunos, ela dá sustento para as famílias, ela perdeu o seu papel.
E o que é uma nação sem educação? É gente que diz amém pra tudo, é gente que não tem poder de discutir porque não tem argumento, é gente que desrespeita o professor, que acha que o que é público pode ser destruído, é gente que mal assina seu nome na identidade e acha que ajuda de governo é fim e não meio.
Acho que ninguém discorda que o maior problema é a educação...
Única parte que você escreveu e que eu não concordo completamente, é sobre os motivos pelos quais o governo não começa a dar educação. Isso de manter o público manipulável, acho que tem a ver com igrejas, o governo do tempo do império, até emissoras de tv, etc... Claro que politico também adora gente burra, mas não acho que haja mais um planejamento a longo prazo para isso.
Os principais motivos pelos quais dar uma geral no sistema de educação não seria simples:
1° Vai envolver muito trabalho, paciência e planejamento.
2° Qualquer coisa que preste que um bom politico queira fazer, vai acabar batendo de frente com um monte de gente incompetente, preguiçosa e corrupta, ai já viu né?
3° Eles querem o que tenha resultado e reconhecimento imediato, trazer copa, olimpíadas, dar bolsas pra todo mundo, essas coisas. Reformar a educação pode trazer até certa impopularidade pro sujeito, imagina o que os pais do joãozinho, que nunca repetiu, vão pensar se ele perde o ano pq a Dilma trouxe de volta o sistema de reprovação. Não acho que nenhum partido, presidente ou ministro, iria passar por todas as dificuldades anteriores para levar adiante algo só vai dar resultados vários mandatos depois.
Sabe aquela ideia de dar ao povo o que ele precisa e não o que ele quer? Isso é coisa que líder de verdade encara, não alguém que foi eleito só pq é mulher ou analfabeto...
Punch Ball Mario Bros. escreveu: A única coisa que sou a favor é da bolsa permanência de R$ 400 para universitários com < 1,5 salário mínimo, do MEC. Tá aí algo que compensa investir, desde que se verifique rigorosamente a condição financeira dos contemplados
repare que eu nem ví o vídeo mas estou opinando. hue
também nem vi, só li o tópico e sai flano :;bigode;: