RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

descriptionGravando jogos de Ps1! [+Links] [+Recomendações]  EmptyGravando jogos de Ps1! [+Links] [+Recomendações]

more_horiz
Dae galeres  :o  venho através deste tópico ensinar umas artimanhas, dar recomendações e fazer um tutorial simples de como gravar jogos de Ps1 para rodar no console.

Arrow Links e programas

Primeiro você irá precisar dos seguintes programas:

Winrar - http://www.baixaki.com.br/download/winrar.htm

Imgburn - http://www.baixaki.com.br/download/imgburn.htm

ECM tools(explico mais abaixo) - http://www.emuparadise.me/PSX/ecm%20tools.rar

Bem, tendo estes 3(três) programas no PC, vc já tem metade do caminho para reviver os bons momentos dos anos 90 no seu PSX  Sorriso

Games - http://www.emuparadise.me/Sony_Playstation_ISOs/2

Arrow Simulando download e gravação

Bom, dentro do Emu paradise, vc vai estar na página de isos do Psx. Os jogos estarão separados por ordem alfabética, os que começam com números estão na lista "#". OBS.: os jogos iniciados com "The" NÃO estão na letra 'T' como imaginado, eles vão encontrar-se na primeira letra da palavra depois do "The". Exemplo: se quiser baixar The King Of Fighters, você terá de procurar na letra 'K', capiche?
 Sorriso

Prosseguindo, vamos simular o download e gravação de Breath of Fire III(no teste, pode usar outro games qualquer fazendo o mesmo procedimento que farei com BoF III). Procure o Breath of Fire III na letra B, lá você encontrará 3(três) ou mais opções, todos eles com diferenças por causa das diferentes regiões, exemplo:
Breath of Fire III(E) - game pra console de região européia

Breath of Fire III(U) - game pra console da região americana

E assim por diante. Você pode baixar qualquer um, porém pode encontrar diferenças na trilha sonora e algumas outras coisas, além de que quem tem a mini tela de LCD o game só rodará na televisão, na mini tela não roda, eu tenho a tela americana, então, meu console só joga games (E) na televisão, ok?  :o

Continuando, baixaremos o BoF III(U). Clique no nome do game, vai abrir outra tela do Emu paradise, vá descendo a tela e, abaixo das imagens do game(uns tem imagens, já outros não), encontre o seguinte link: "Download Breath of Fire III [U] (73M)" escrito na cor laranja. Abrirá outra tela do Emu paradise, continue descendo a tela para encontrar o seguinte: "Direct Download: Download Breath of Fire III [U] - File Size: 73M"

Clique exatamente aí e espere o download iniciar. Caso o site peça o captcha, insira e prossiga seguindo o texto acima.
ArrowDownload concluído - E agora?

Bem, ache o Winrar do game e abra-o. Terão 3(três) arquivos: breath of fire 3.ccd; breath of fire 3.img e breath of fire 3.sub.

Crie uma nova pasta em qualquer local, dê preferência para o Desktop, e extraia os arquivos para esta pasta. Selecione os arquivos e clique em "Extrair para" e jogue na pasta criada no Desktop. Coloque o CD no drive e abra o Imgburn. Na tela inicial do Imgburn procure o "Write image file to disc". Após abrir a tela, procure a palavra "Source" escrito na cor azul, siga a mesma linha e encontre uma pastinha amarela pequena, ao lado dela terão três CDzinhos, clique nesses CD's.

Vai abrir uma tela grande. Procure "Status", na mesma linha de "Name" e siga para a direita até encontrar uma pastinha amarela. Clique nessa pastinha e procure, no Desktop, a pasta onde você colocou os CD's. Insira todos os arquivos e vai acontecer uma coisa: irá repetir alguns arquivos. Por exemplo, você colocou o breath of fire 3.img, breath of fire 3.sub e breath of fire 3.ccd. No caso aparecerá dois arquivos de extensão .ccd, aí você dá 'Ok' normalmente. Coloque a velocidade de gravação pra 4x ou menos(Se tiver tempo), pois quanto mais rápido vc grava, pior fica a qualidade e rodará com muita dificuldade no console. Coloque quantas cópias irá querer e clique no ícone do lado esquerdo da "Write speed"(vai ser um ícone de folha branca com um CD em cima, uma seta apontando pra direita e um outro CD sozinho). Grave o game, espere ser concluído, escute a musiquinha feliz e voilá!
Arrow Caso ECM Tools

No início do tutorial eu postei três links pra vcs, um deles é do programinha ECM tools. O ECM é um compactador de arquivos, de mesma função do Winrar(avá), só que quando se colocava Winrar em cima de Winrar dava arquivo corrompido, pra isso existe o ECM, compactar mais ainda sem corromper arquivo. Bem, quando se deparar com um arquivo de extensão .bin.ecm, faça o seguinte:

Extraia normal os arquivos do Winrar. Pegue exclusivamente o arquivo .bin.ecm, abra a pasta do ECM Tools e jogue o arquivo em cima do "unecm". Porque ele vai retirar o .ecm e descompactar o arquivo!
Arrow Outras curiosidades

Quando se fala em gravar uma iso, não é especificamente converter o arquivo pra extensão .iso. Isso, no Ps1, vai retirar os sons do game, as musicas e vários efeitos sonoros diversos. Gravando o arquivo .bin, junto do .cue, vai sair tudo ok!

Quando lá no início você extraiu os arquivos .bin, .sub e .ccd do Breath of Fire, colocou no CD pelo Imgburn e apareceu dois arquivos .ccd é normal, não se assuste! O programa corrige o que é pra ser gravado a partir dos outros arquivos, por isso se jogar um arquivo .iso vai sair sem som e o arquivo .cue vai gravar tudo!
Finalizando, surgirão outras situações, se duvidas aparecerem: MP ou use o fórum mesmo

:acepted: :acepted:  :acepted:  :acepted:  :acepted:  :acepted:

Última edição por Fúria em Qua 12 Jun 2013, 00:05, editado 1 vez(es)

descriptionGravando jogos de Ps1! [+Links] [+Recomendações]  EmptyRe: Gravando jogos de Ps1! [+Links] [+Recomendações]

more_horiz
Bom tutorial. Sabe que eu nunca peguei nenhum jogo compactado em .ecm, mas se pegar eu já vou saber como proceder awesome

descriptionGravando jogos de Ps1! [+Links] [+Recomendações]  EmptyRe: Gravando jogos de Ps1! [+Links] [+Recomendações]

more_horiz
Gravando jogos de Ps1! [+Links] [+Recomendações]  1920990

Boa informação... Gravar esses ecm são chatinhos quando a gente não conhece..

more_horiz
Melhor nick da historia!! escreveu:
Bom tutorial. Sabe que eu nunca peguei nenhum jogo compactado em .ecm, mas se pegar eu já vou saber como proceder awesome

Valeus (:

yon escreveu:
Gravando jogos de Ps1! [+Links] [+Recomendações]  1920990

Boa informação... Gravar esses ecm são chatinhos quando a gente não conhece..

Rindo

Pow, eu tenho cópias de segurança

:;bigode;:

more_horiz
salvem o deus furioso

more_horiz
bom tuto, n sabia do ecm tb:tudobem:

more_horiz
Tuto muito bom!

more_horiz
Fúria escreveu:
Coloque a velocidade de gravação pra 4x ou menos(Se tiver tempo), pois quanto mais rápido vc grava, pior fica a qualidade e rodará com muita dificuldade no console.

o problema é que os gravadores modernos não gravam bem em velocidades muito baixas, fica ruim a gravação...

usando mídias nipponic e em um gravador LG moderno alguns jogos eu gravo na velocidade 16x, outros em AWS (automatic write speed) que geralmente é no talo, e 98% rodam normal no console (PS2 fat)...  

em alguns casos tipo jogos com trilha de áudio CDDA eu gravo no CLONECD em velocidade máxima com um profile personalizado que achei pesquisando no google..

enfim, existem algumas variáveis que determinam se a gravação vai ser ou não bem sucedida... marca da mídia, velocidades suportadas da mídia, marca e modelo do gravador, programa utilidado para gravar, velocidade de gravação, o console que vai rodar ser o PS1 ou PS2, com canhão original ou paralelo, qualidade da imagem, etc.

as vezes pode ser uma verdadeira dor de cabeça gravar jogos de PS1, nem sempre é fácil e nem sempre funciona de primeira, as vezes tem jogo que boota de primeira, outros precisam de alguns resets para bootar..

eu pelo menos tive muito problema no começo usando midias verbatim gravando em 2 gravadores pioneer que tenho aqui... só melhorou quando comprei um gravador LG e mídias nipponic

more_horiz
ECM?
Nunca tinha ouvido ou ligo algo sobre isso.
O tuto é bem completo, espero não topar com esse ecm, já que ainda não tive problemas para criar e gravar imagens de psx.

more_horiz
condorcondorcondor escreveu:
Fúria escreveu:
Coloque a velocidade de gravação pra 4x ou menos(Se tiver tempo), pois quanto mais rápido vc grava, pior fica a qualidade e rodará com muita dificuldade no console.

o problema é que os gravadores modernos não gravam bem em velocidades muito baixas, fica ruim a gravação...

usando mídias nipponic e em um gravador LG moderno alguns jogos eu gravo na velocidade 16x, outros em AWS (automatic write speed) que geralmente é no talo, e 98% rodam normal no console (PS2 fat)...  

em alguns casos tipo jogos com trilha de áudio CDDA eu gravo no CLONECD em velocidade máxima com um profile personalizado que achei pesquisando no google..

enfim, existem algumas variáveis que determinam se a gravação vai ser ou não bem sucedida... marca da mídia, velocidades suportadas da mídia, marca e modelo do gravador, programa utilidado para gravar, velocidade de gravação, o console que vai rodar ser o PS1 ou PS2, com canhão original ou paralelo, qualidade da imagem, etc.

as vezes pode ser uma verdadeira dor de cabeça gravar jogos de PS1, nem sempre é fácil e nem sempre funciona de primeira, as vezes tem jogo que boota de primeira, outros precisam de alguns resets para bootar..

eu pelo menos tive muito problema no começo usando midias verbatim gravando em 2 gravadores pioneer que tenho aqui... só melhorou quando comprei um gravador LG e mídias nipponic

Fiz o tutorial especificamente para rodar jogos no psx(slim ou fat) não no Ps2.

more_horiz
burn1004 escreveu:
salvem o deus furioso

Putz Grila! escreveu:
bom tuto, n sabia do ecm tb:tudobem:

JurianSutter escreveu:
Tuto muito bom!

jairisongs escreveu:
ECM?
Nunca tinha ouvido ou ligo algo sobre isso.
O tuto é bem completo, espero não topar com esse ecm, já que ainda não tive problemas para criar e gravar imagens de psx.

Obrigado, amigos! Fico feliz que o tutorial esteja bom Sorriso

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder