Criei esse tópico com o intuito de falar sobre Street Fighter II, já que esse ano ele tá fazendo 20 anos e tiveram tantas versões, curiosidades e aparições em quase todos os consoles da face da Terra que eu achei interessante parar um pouco e falar disso pra vocês. O tópico será dividido por partes: primeiro os jogos e os ports, depois falarei dos bonus games, trilha sonora do jogo e por ultimo as coletâneas.
Senta que lá vem história... 8)
Street Fighter II: The World Warrior - 31 de Março de 1991, Capcom Play System 1: A primeira versão lançada do jogo tinha apenas 8 personagens para jogar e ficou bastante conhecida por conter um sistema básico que seria usado até os dias de hoje em jogos de luta. Essa versão era conhecida por alguns bugs, como a agarrada de Guile que pegava de longe.
O jogo trazia Ryu e Ken, os dois protagonistas do jogo anterior, e mais 6 novos personagens de diferentes lugares do mundo cada um com uma razão por estar participando do torneio. Quando você derrotava todos os outros oponentes, ainda tinham os 4 chefes finais que ainda não podiam ser selecionados nessa versão.
Aqui você confere os personagens disponiveis pra jogar e sua ficha técnica:
Ryu
Data de Nascimento: 21/07/1964
Altura: 1,78m
Peso: 69kg
Tipo Sanguineo: O
Um lutador de artes marciais japonês que está sempre a procura da luta perfeita e o caminho do guerreiro.
Ken
Data de Nascimento: 14/02/1965
Altura: 1,78m
Peso: 77kg
Tipo Sanguineo: B
Costumava treinar com Ryu quando eram mais jovens, agora é seu rival e mora nos Estados Unidos.
E.Honda
Data de Nascimento: 03/11/1960
Altura: 1,88
Peso: 138kg
Tipo Sanguineo: A
Um lutador de sumô japonês.
Chun Li
Data de Nascimento: 01/03/1968
Altura: 1,73m
Peso: Desconhecido
Tipo Sanguineo: A
Uma praticante de artes marciais chinesa está atrás de vingança porque Shadaloo sumiu com o seu pai.
Blanka
Data de Nascimento: 12/02/1966
Altura: 1,96m
Peso: 99kg
Tipo Sanguineo: B
Uma "fera da floresta" brasileiro que foi criado adivinha aonde? Na Amazônia.
Zangief
Data de Nascimento: 01/06/1956
Altura: 2,14m
Peso: 117kg
Tipo Sanguineo: A
Um Professional Wrestler da antiga União Soviética.
Guile
Data de Nascimento: 23/12/1960
Altura: 1,86m
Peso: 87kg
Tipo Sanguineo: O
Um antigo membro das Forças Especiais dos Estados Unidos, entrou no torneio para se vingar de Shadaloo que matou seu antigo parceiro.
Dhalsim
Data de Nascimento: 22/11/1952
Altura: 1,78m
Peso: 49kg (Ele pode aumentar ou diminuir o peso dependendo do golpe)
Tipo Sanguineo: O
Um mestre de Ioga indiano.
Com uma estrutura bastante simples e inovadora no seu tempo, o jogo "varreu" o mundo criando fãs por onde passava e a Capcom se viu obrigada a lançar uma versão caseira do jogo. A primeira delas foi para Super Nintendo, no dia 10 de Junho de 1992 que continha o modo World Tour e também o Versus, mas não se podia escolher 2 personagens iguais (apenas com um truque). Uma curiosidade é que essa versão do jogo é também o jogo mais vendido na história da Capcom com 6.03 milhões de unidades vendidas. A Capcom também lançará um joystick tipo arcade para uso com o jogo.
Ports dessa versão também apareceram para PC (MS-DOS) pela U.S. Gold em 1992, mas o jogo continha apenas 2 botões de ataque acabando um pouco com a jogabilidade; e já em 1993 a mesma também portou o jogo para os seguintes computadores: Amiga,Commodore 64, Atari ST e ZX Spectrum, porém venderam pouquissimo porque os mesmos estavam no fim da sua vida útil.
Em 1995 foi lançado para Game Boy uma versão que trazia 9 personagens selecionais: Ryu, Blanka, Guile, Ken, Bison, Chun Li, Zangief, Balrog e Sagat e era compatível com o Super Game Boy para adicionar cores ao jogo. A jogabilidade foi adaptada para os dois botões do console, logo para se fazer um golpe forte bastava segurar o botão por mais tempo.
Em 1997, A Tectoy lançou para o Master System apenas em territorio nacional um port que foi o único cartucho do sistema que chegou a ter 4 Megas. A jogabilidade era sofrivel e mesmo pros padrões do MS, os personagens eram grandes mas os cenários estavam vazios e sem vida e as músicas eram de péssima qualidade. E nessa versão Dhalsim, Honda, Zangief e Vega não estão presentes. Vale jogar apenas pela curiosidade.
Balrog (USA, EUR) / M. Bison (JP)
Data de Nascimento: 04/09/1968
Altura: 1,96m
Peso: 115kg
Tipo Sanguineo: A
Boxeador americano, era uma homenagem ao famoso pugilista Mike Tyson, então a Capcom para evitar processos no resto do mundo mudou o nome dele para Balrog.
Vega (USA, EUR) / Balrog (JP)
Data de Nascimento: 27/01/1967
Altura: 1,83m
Peso: 95kg
Tipo Sanguineo: O
Lutador mascarado espanhol, era o único personagem do jogo que lutava com uma arma - uma garra com 3 dentes acoplada a sua mão. O nome original era Balrog, mas como na versão americana houve a mudança dos nomes dos chefes na versão americana acabou ficando como Vega.
Sagat
Data de Nascimento: 02/07/1955
Altura: 2,24m
Peso: 129kg
Tipo Sanguineo: B
Lutador de Muay Thai e verdadeiro campeão do torneio anterior, volta em busca de revange com Ryu, que se aproveitou de um descuido do mesmo após ganhar a luta e o fez a cicatriz que hoje ele carrega no peitoral. Seu principal rival era Adon, que sumiu depois do primeiro torneio e só voltaria na série Alpha.
M. Bison (USA, EUR) / Vega (JP)
Data de Nascimento: Desconhecida
Altura: 1,81m
Peso: 116kg
Tipo Sanguineo: A
Chefe de uma organização criminosa na Tailândia e organizador do torneio, carregava com si poderes psiquicos que o mesmo não lembrara como os adquiriu mas se aproveitou disso para fazer dinheiro e tentar dominar o mundo. Sua data de nascimento é desconhecida porque quando o mesmo adquiriu os poderes perdeu todas as memórias passadas.
Cores alternativas também foram adicionadas aos personagens e no modo VS era permitido o uso de 2 personagens iguais sem o uso de códigos. Aqui também foi o primeiro jogo que começou a diferenciar Ryu e Ken com seus golpes, já que no primeiro jogo eles eram apenas um cópia um do outro.
Não demorou muito também para os "hacks" começarem a aparecer. Várias versões para Arcades, Super Nintendo e até mesmo para o Nintendinho começaram a aparecer de todos os lugares do mundo e a Capcom que não é nem um pouco besta lançou uma nova versão do jogo que continha o que esses hacks continham de melhor.
Em 1993, uma versão chamada apenas "Street Fightr II'" foi lançada para o PC Engine e também lançou um controle de 6 botões para o console da NEC. Tirando o pequeno downgrade nas músicas por causa do hardware limitado do console o jogo era a mesma coisa do Super Nintendo. E também houve um port "Arcade Perfect" (termo usado para um port que não perde em nada para o original para um computador japonês chamado X68000, que tinha suporte a qualquer controle de Super Nintendo e Mega Drive.
Novamente, não muito depois do lançamento anterior a Capcom lançou um outro update da máquina dessa vez visando uma resposta as versões hackeadas.
Street Fighter II′: Hyper Fighting - Dezembro de 1992, Capcom Play System 1 - Lançado apenas 8 meses depois do anterior, foi uma respostas às várias modificações não-oficiais que o jogo anterior recebeu e a Capcom que não perde tempo com nada reuniu o que esses hacks tinham de melhor e adicionou ao jogo. Velocidade do jogo foi aumentada significadamente e também foram adicionados golpes aéreos. Aqui a cor alternativa do anterior virou a cor principal e vice-versa, menos para M. Bison (Vega).
O primeiro port do jogo foi para Mega Drive em 1993 sob o título "Special Champion Edition" e lançou também o controle de 6 botões do console da Sega; mas os jogadores que tinham o controle de 3 botões poderiam alternar os socos e os chutes apertando Start no controle. O jogo trazia além da jogabilidade nova e os chefes, a versão World Warrior com velocidade diminuida e combos diferenciados, o que foi muito bom porque eram 2 jogos em 1 praticamente.
No Super Nintendo esse jogo se chama: Street Fighter II' Turbo: Hyper Fighting. Já no Xbox 360, em 2006, uma versão via download do Hyper Fighting foi lançada, baseado na versão do Arcade, com jogatina online.
Só pra complementar: as versões de Mega Drive, Super Nintendo e PC Engine estão disponíveis no Virtual Console do Nintendo Wii por um preço camarada (de 5 a 8 dólares cada).
Super Street Fighter II: The New Challengers - Outubro de 1993, Capcom Play System 2 - Quase um ano depois da última versão e para a sua nova placa de arcade a Capcom Play System 2, a Capcom visando expandir ainda mais o gameplay do jogo e trazer mais personagens, lança uma versão "Super" da série. Eis aqui os 4 novos personagens que a Capcom apresentou ao mundo nesse jogo:
Cammy
Data de Nascimento: 06/01/1966
Altura: 1,66m
Peso: 46kg
Tipo Sanguineo: B
Membro do Serviço de Inteligencia Secreto do Reino Unido, ela tem uma misteriosa ligação com Bison.
T. Hawk
Data de Nascimento: 21/07/1959
Altura: 2,29m
Peso: 174kg
Tipo Sanguineo: O
Um Americo-Mexicano Nativo, teve sua terra destruida por Shadaloo.
Fei Long
Data de Nascimento: 23/04/1969
Altura: 1,76m
Peso: 77kg
Tipo Sanguineo: O
Astro de filmes de Kung-Fu de Hong Kong.
Dee Jay
Data de Nascimento: 31/10/1965
Altura: 1,91m
Peso: 107kg
Tipo Sanguineo: AB
Um lutador de kick-boxe da Jamaica que está aproveitando o torneio para fazer divulgação do seu CD de Reggae recém-lançado.
O jogo trouxe uma série de coisas novas: agora havia um contador de combos e dependendo da sequencia realizada você ganhava alguns pontos extras. Os combos ficaram mais fáceis de se fazer e também o jogo foi mais equilibrado; a velocidade não era nem tão rápida e nem tão lenta e graças ao novo hardware foram adicionados novas animações ao cenário e efeitos sonoros mais limpos.
As versões caseiras sairam para Mega Drive e Super Nintendo em 1994, ports que traziam coisas bem semelhantes: um modo Super Battle (jogo normal), "Vs. Battle" para se jogar de 2 e também o "Group Battle" que veio do SFII'SCE do Mega Drive. Já no "Tournament Battle" você escolhe 8 personagens e faz um campeonato com os seus amigos e no "Time Battle" o jogador deve derrotar os inimigos no menor tempo possivel.
Também ouve ports do jogo para PC-Windows (baseado na versão do Super Nintendo) feito pela Eurocom assim como a versão do Amiga CD32 pela Human Soft. Também houve ports para 2 computadores japoneses: o X68000 e o FM Towns, ambos arcade-perfect feitos pela própria Capcom.
É claro que a Capcom não iria parar por aqui. Quando todo mundo menos espera ela anuncia uma nova versão que traria pequenas modificações...
Super Street Fighter II Turbo: The Grand Master Challenge - Março de 1994, Capcom Play System 2 - A grande novidade aqui é a estréia da barra de especial. Cada personagem tem um golpe especial que pode ser usado uma vez que essa barra é completa. Outra coisa é a velocidade, que podia ser ajustada na própria máquina de Arcade. Havia desde a velocidade original até uma mais rápida que a Hyper Fighting, sendo 4 no total.
Outra pequena novidade é a possibilidade de emendar golpes enquanto o oponente está caindo no ar, isso quer dizer que você derrubar o oponente e antes dele cair no chão você ainda pode conectar um golpe pra ele tomar. E a grande novidade da vez era a estréia do personagem Akuma (Gouki no Japão); com um pequeno código você podia jogar com o mesmo ou dependendo do seu desempenho você enfrentava o mesmo no lugar de Bison. Segue abaixo a ficha técnica do personagem:
Akuma (USA, EUR) / Gouki (JAP)
Data de Nascimento: 1945 (48 anos)
Altura: 1,78m
Peso: 80kg
Tipo Sanguineo: Desconhecido
Um lutador desconhecido que utiliza as mesmas habilidades de Ryu e Ken, sendo que é bem mais poderoso que os dois. Juntos,
Na época do lançamento do jogo, a única versão caseira foi lançada para o 3DO, que continha a mesma trilha sonora com novos arranjos que a Capcom havia lançado para o FM Towns. Ela, inclusive, lançou um joystick de 6 botões para o 3DO (ela não cansa de fazer isso né?) sendo que o controle não vingou porque tinha um design horrivel.
Uma versão raríssima de achar também foi lançada para o Amiga CD32 pela Human Soft em 1996. Nessa versão o jogo foi todo cortado, as músicas estão pela metade, o framerate é péssimo e tem vários Loading Times. Já em 1997 também houve outro port para MS-DOS feito pela Gametek.
Essa versão recebeu uma série de ports nas gerações seguintes: em 2000, a Capcom lançou para o Dreamcast sob o titulo "Super Street Fighter II X for Matching Service" que nada mais era que uma versão 100% fiel ao arcade com um modo online exclusivamente no mercado japonês.
Em 2001, foi a vez do Game Boy Advance receber uma versão totalmente reformulada do jogo. Vários cenários foram modificados, como o de Ken e o de Guile e alguns receberam novas perspectivas, como o de Ryu - para poder se adaptar a telinha de menor resolução do portátil. Aqui a artwork também foi totalmente refeita, Akuma pode ser habilitado e ficar fixo na tela do Player Select, os bônus são habilidados e ficam livres a hora que você quiser no menu e tem uma série de desafios à serem batidos como o 25VS, no qual você tem que derrotar 25 inimigos com apenas 1 barra de life.
A trilha sonora recebeu um tratamento e se adaptou ao portátil mas perdeu muito nos arranjos, assim como as vozes que ficaram bem abafadas. Mas pelo menos com a nova artwork e os estágios o jogo ganhou um ar novo, o que estragava um pouco eram apenas as posições dos botões do console que impediam de uma jogabilidade melhor e foi adaptado para apenas 4 botões.
Em novembro de 2008, foi a vez do PlayStation 3 e do Xbox 360 receberem uma versão do jogo via download entitulada de "Super Street Fighter II Turbo HD Remix". Aqui, todos os sprites foram refeitos novamente, tanto dos personagens quanto do cenário, alguns modos novos e um balanceamento na jogabilidade que não havia sido feito em nenhuma versão anterior.
Mas ainda não acabou...
Hyper Street Fighter II - Dezembro de 2003, Capcom Play System 2 - Lançado em edições limitadas no Japão, Sul da Ásia e Estados Unidos foi o último dos updates de Street Fighter II, até agora. Essa versão se difere de todas as outras porque quando você escolhe o personagem em seguida você escolhe qual versão dele você quer jogar.
Explicando melhor: você escolhe Ryu, por exemplo. Ai logo em seguida aparece que versão dele você quer jogar: II, Champion Edition, Hyper Fighting, Super, Super Turbo. E isso vai infringir não só na jogabilidade como na voz e o sprite usado pelo personagem. Agora, por exemplo, se você escolhe Fei Long vai aparecer apena Super e Super Turbo, pois são as únicas versões na qual ele está presente.
O único release desse jogo foi na coletânea Street Fighter Anniversary Collection, para PlayStation 2 e Xbox, que vinha também no pacote Street Fighter III 3rd Strike pela primeira vez no Xbox e o filme Street Fighter II: Animated Movie legendado em inglês.
Coletâneas:
Como todo jogo clássico que atravessa o tempo, Street Fighter II foi lançado nas mais diversas coletâneas e formatos inusitados que você vai ficar sabendo agora.
:->: Street Fighter Collection - PlayStation e Sega Saturn (1997) - Coletânea com dois discos que incluia as versões Super Street Fighter II (sem o modo Tournament das versões caseiras) e Super Street Fighter II Turbo em um disco. No outro disco havia o jogo Street Fighter Alpha 2 Gold, um upgrade do SFA2 com novos cenários e personagens.
:->: Street Fighter Collection 2 - PlayStation e Sega Saturn (1998) - Coletânea em 1 CD que trazia ports das versões World Warrior, Champion Edition e Hyper Fighting do Arcade e um novo modo chamado "Super Vs. Mode" que permitia o jogador entre versões dos lutadores dos 3 jogos. No Japão, esse jogo é conhecido como Capcom Generation Vol. 5.
:->: Capcom Arcade Hits Volume 1 - PC-Windows (2003) - Coletânea lançada Capcom que trazia versões emuladas dos jogos Street Fighter II e Street Fighter II' Champion Edition para o PC.
:->: Street Fighter Anniversary Collection - PlayStation 2 e Xbox (2004) - Como citado anteriormente, é uma coletânea que trazia além de Hyper Street Fighter II o jogo Street Fighter III 3rd Strike e um modo online presente apenas na versão do Xbox.
:->: Capcom Classics Collection Vol. 1 - PlayStation 2 e Xbox (2005) - Coletânea com vários jogos clássicos de Arcade da Capcom, incluia as 3 primeiras versões de Street Fighter II.
:->: Capcom Classics Collection Vol. 2 - PlayStation 2 e Xbox (2006) - Coletânea com vários jogos clássicos de Arcade da Capcom, incluia as 2 versões Super de Street Fighter II.
:->: Capcom Classics Collection: Reloaded - PlayStation Portable (2006) - Assim como as versões de mesa, trás os três primeiros jogos da série Street Fighter II pro console portátil da Sony.
:->: Versões para celulares com Java foram lançadas dos seguintes jogos: Street Fighter II, Champion Edition, e Super Street Fighter II.
:->: Um App da Capcom para iOS (iPhone/iPod Touch/iPad) chamado Capcom Arcade inclui os jogos Street Fighter II e Champion Edition assim como outros clássicos da Capcom.
Última edição por Usopp em Seg 14 maio 2012, 00:34, editado 21 vez(es)
Senta que lá vem história... 8)
Street Fighter II: The World Warrior - 31 de Março de 1991, Capcom Play System 1: A primeira versão lançada do jogo tinha apenas 8 personagens para jogar e ficou bastante conhecida por conter um sistema básico que seria usado até os dias de hoje em jogos de luta. Essa versão era conhecida por alguns bugs, como a agarrada de Guile que pegava de longe.
O jogo trazia Ryu e Ken, os dois protagonistas do jogo anterior, e mais 6 novos personagens de diferentes lugares do mundo cada um com uma razão por estar participando do torneio. Quando você derrotava todos os outros oponentes, ainda tinham os 4 chefes finais que ainda não podiam ser selecionados nessa versão.
Aqui você confere os personagens disponiveis pra jogar e sua ficha técnica:
Ryu
Data de Nascimento: 21/07/1964
Altura: 1,78m
Peso: 69kg
Tipo Sanguineo: O
Um lutador de artes marciais japonês que está sempre a procura da luta perfeita e o caminho do guerreiro.
Ken
Data de Nascimento: 14/02/1965
Altura: 1,78m
Peso: 77kg
Tipo Sanguineo: B
Costumava treinar com Ryu quando eram mais jovens, agora é seu rival e mora nos Estados Unidos.
E.Honda
Data de Nascimento: 03/11/1960
Altura: 1,88
Peso: 138kg
Tipo Sanguineo: A
Um lutador de sumô japonês.
Chun Li
Data de Nascimento: 01/03/1968
Altura: 1,73m
Peso: Desconhecido
Tipo Sanguineo: A
Uma praticante de artes marciais chinesa está atrás de vingança porque Shadaloo sumiu com o seu pai.
Blanka
Data de Nascimento: 12/02/1966
Altura: 1,96m
Peso: 99kg
Tipo Sanguineo: B
Uma "fera da floresta" brasileiro que foi criado adivinha aonde? Na Amazônia.
Zangief
Data de Nascimento: 01/06/1956
Altura: 2,14m
Peso: 117kg
Tipo Sanguineo: A
Um Professional Wrestler da antiga União Soviética.
Guile
Data de Nascimento: 23/12/1960
Altura: 1,86m
Peso: 87kg
Tipo Sanguineo: O
Um antigo membro das Forças Especiais dos Estados Unidos, entrou no torneio para se vingar de Shadaloo que matou seu antigo parceiro.
Dhalsim
Data de Nascimento: 22/11/1952
Altura: 1,78m
Peso: 49kg (Ele pode aumentar ou diminuir o peso dependendo do golpe)
Tipo Sanguineo: O
Um mestre de Ioga indiano.
Com uma estrutura bastante simples e inovadora no seu tempo, o jogo "varreu" o mundo criando fãs por onde passava e a Capcom se viu obrigada a lançar uma versão caseira do jogo. A primeira delas foi para Super Nintendo, no dia 10 de Junho de 1992 que continha o modo World Tour e também o Versus, mas não se podia escolher 2 personagens iguais (apenas com um truque). Uma curiosidade é que essa versão do jogo é também o jogo mais vendido na história da Capcom com 6.03 milhões de unidades vendidas. A Capcom também lançará um joystick tipo arcade para uso com o jogo.
Ports dessa versão também apareceram para PC (MS-DOS) pela U.S. Gold em 1992, mas o jogo continha apenas 2 botões de ataque acabando um pouco com a jogabilidade; e já em 1993 a mesma também portou o jogo para os seguintes computadores: Amiga,Commodore 64, Atari ST e ZX Spectrum, porém venderam pouquissimo porque os mesmos estavam no fim da sua vida útil.
Em 1995 foi lançado para Game Boy uma versão que trazia 9 personagens selecionais: Ryu, Blanka, Guile, Ken, Bison, Chun Li, Zangief, Balrog e Sagat e era compatível com o Super Game Boy para adicionar cores ao jogo. A jogabilidade foi adaptada para os dois botões do console, logo para se fazer um golpe forte bastava segurar o botão por mais tempo.
Em 1997, A Tectoy lançou para o Master System apenas em territorio nacional um port que foi o único cartucho do sistema que chegou a ter 4 Megas. A jogabilidade era sofrivel e mesmo pros padrões do MS, os personagens eram grandes mas os cenários estavam vazios e sem vida e as músicas eram de péssima qualidade. E nessa versão Dhalsim, Honda, Zangief e Vega não estão presentes. Vale jogar apenas pela curiosidade.
Alguns videos e screenshots de todas as versões:
Capcom Play System 1:
Super Nintendo:
Commodore Amiga:
Commodore 64:
ZX Spectrum:
Atari ST:
MS-DOS:
Game Boy:
Master System:
Não muito tempo depois do lançamento original, a Capcom resolveu lançar um update do jogo que foi baseado nos pedidos dos fãs japoneses do jogo.
Street Fighter II': Champion Edition - Abril de 1992, Capcom Play System 1: Foi a primeira de várias versões que modificariam e melhorariam o clássico. A principal diferença em relação à versão anterior é que aqui os chefes estão selecionais desde o começo. Eis aqui a ficha deles:Capcom Play System 1:
Super Nintendo:
Commodore Amiga:
Commodore 64:
ZX Spectrum:
Atari ST:
MS-DOS:
Game Boy:
Master System:
Não muito tempo depois do lançamento original, a Capcom resolveu lançar um update do jogo que foi baseado nos pedidos dos fãs japoneses do jogo.
Balrog (USA, EUR) / M. Bison (JP)
Data de Nascimento: 04/09/1968
Altura: 1,96m
Peso: 115kg
Tipo Sanguineo: A
Boxeador americano, era uma homenagem ao famoso pugilista Mike Tyson, então a Capcom para evitar processos no resto do mundo mudou o nome dele para Balrog.
Vega (USA, EUR) / Balrog (JP)
Data de Nascimento: 27/01/1967
Altura: 1,83m
Peso: 95kg
Tipo Sanguineo: O
Lutador mascarado espanhol, era o único personagem do jogo que lutava com uma arma - uma garra com 3 dentes acoplada a sua mão. O nome original era Balrog, mas como na versão americana houve a mudança dos nomes dos chefes na versão americana acabou ficando como Vega.
Sagat
Data de Nascimento: 02/07/1955
Altura: 2,24m
Peso: 129kg
Tipo Sanguineo: B
Lutador de Muay Thai e verdadeiro campeão do torneio anterior, volta em busca de revange com Ryu, que se aproveitou de um descuido do mesmo após ganhar a luta e o fez a cicatriz que hoje ele carrega no peitoral. Seu principal rival era Adon, que sumiu depois do primeiro torneio e só voltaria na série Alpha.
M. Bison (USA, EUR) / Vega (JP)
Data de Nascimento: Desconhecida
Altura: 1,81m
Peso: 116kg
Tipo Sanguineo: A
Chefe de uma organização criminosa na Tailândia e organizador do torneio, carregava com si poderes psiquicos que o mesmo não lembrara como os adquiriu mas se aproveitou disso para fazer dinheiro e tentar dominar o mundo. Sua data de nascimento é desconhecida porque quando o mesmo adquiriu os poderes perdeu todas as memórias passadas.
Cores alternativas também foram adicionadas aos personagens e no modo VS era permitido o uso de 2 personagens iguais sem o uso de códigos. Aqui também foi o primeiro jogo que começou a diferenciar Ryu e Ken com seus golpes, já que no primeiro jogo eles eram apenas um cópia um do outro.
Não demorou muito também para os "hacks" começarem a aparecer. Várias versões para Arcades, Super Nintendo e até mesmo para o Nintendinho começaram a aparecer de todos os lugares do mundo e a Capcom que não é nem um pouco besta lançou uma nova versão do jogo que continha o que esses hacks continham de melhor.
Em 1993, uma versão chamada apenas "Street Fightr II'" foi lançada para o PC Engine e também lançou um controle de 6 botões para o console da NEC. Tirando o pequeno downgrade nas músicas por causa do hardware limitado do console o jogo era a mesma coisa do Super Nintendo. E também houve um port "Arcade Perfect" (termo usado para um port que não perde em nada para o original para um computador japonês chamado X68000, que tinha suporte a qualquer controle de Super Nintendo e Mega Drive.
Alguns videos e screenshots de todas as versões:
Capcom Play System 1:
PC Engine:
Sharp X68000:
Capcom Play System 1:
PC Engine:
Sharp X68000:
Novamente, não muito depois do lançamento anterior a Capcom lançou um outro update da máquina dessa vez visando uma resposta as versões hackeadas.
Street Fighter II′: Hyper Fighting - Dezembro de 1992, Capcom Play System 1 - Lançado apenas 8 meses depois do anterior, foi uma respostas às várias modificações não-oficiais que o jogo anterior recebeu e a Capcom que não perde tempo com nada reuniu o que esses hacks tinham de melhor e adicionou ao jogo. Velocidade do jogo foi aumentada significadamente e também foram adicionados golpes aéreos. Aqui a cor alternativa do anterior virou a cor principal e vice-versa, menos para M. Bison (Vega).
O primeiro port do jogo foi para Mega Drive em 1993 sob o título "Special Champion Edition" e lançou também o controle de 6 botões do console da Sega; mas os jogadores que tinham o controle de 3 botões poderiam alternar os socos e os chutes apertando Start no controle. O jogo trazia além da jogabilidade nova e os chefes, a versão World Warrior com velocidade diminuida e combos diferenciados, o que foi muito bom porque eram 2 jogos em 1 praticamente.
No Super Nintendo esse jogo se chama: Street Fighter II' Turbo: Hyper Fighting. Já no Xbox 360, em 2006, uma versão via download do Hyper Fighting foi lançada, baseado na versão do Arcade, com jogatina online.
Alguns videos e screenshots de todas as versões lançadas:
Capcom Play System 1:
Mega Drive:
Super Nintendo:
Xbox 360:
Capcom Play System 1:
Mega Drive:
Super Nintendo:
Xbox 360:
Só pra complementar: as versões de Mega Drive, Super Nintendo e PC Engine estão disponíveis no Virtual Console do Nintendo Wii por um preço camarada (de 5 a 8 dólares cada).
Super Street Fighter II: The New Challengers - Outubro de 1993, Capcom Play System 2 - Quase um ano depois da última versão e para a sua nova placa de arcade a Capcom Play System 2, a Capcom visando expandir ainda mais o gameplay do jogo e trazer mais personagens, lança uma versão "Super" da série. Eis aqui os 4 novos personagens que a Capcom apresentou ao mundo nesse jogo:
Cammy
Data de Nascimento: 06/01/1966
Altura: 1,66m
Peso: 46kg
Tipo Sanguineo: B
Membro do Serviço de Inteligencia Secreto do Reino Unido, ela tem uma misteriosa ligação com Bison.
T. Hawk
Data de Nascimento: 21/07/1959
Altura: 2,29m
Peso: 174kg
Tipo Sanguineo: O
Um Americo-Mexicano Nativo, teve sua terra destruida por Shadaloo.
Fei Long
Data de Nascimento: 23/04/1969
Altura: 1,76m
Peso: 77kg
Tipo Sanguineo: O
Astro de filmes de Kung-Fu de Hong Kong.
Dee Jay
Data de Nascimento: 31/10/1965
Altura: 1,91m
Peso: 107kg
Tipo Sanguineo: AB
Um lutador de kick-boxe da Jamaica que está aproveitando o torneio para fazer divulgação do seu CD de Reggae recém-lançado.
O jogo trouxe uma série de coisas novas: agora havia um contador de combos e dependendo da sequencia realizada você ganhava alguns pontos extras. Os combos ficaram mais fáceis de se fazer e também o jogo foi mais equilibrado; a velocidade não era nem tão rápida e nem tão lenta e graças ao novo hardware foram adicionados novas animações ao cenário e efeitos sonoros mais limpos.
As versões caseiras sairam para Mega Drive e Super Nintendo em 1994, ports que traziam coisas bem semelhantes: um modo Super Battle (jogo normal), "Vs. Battle" para se jogar de 2 e também o "Group Battle" que veio do SFII'SCE do Mega Drive. Já no "Tournament Battle" você escolhe 8 personagens e faz um campeonato com os seus amigos e no "Time Battle" o jogador deve derrotar os inimigos no menor tempo possivel.
Também ouve ports do jogo para PC-Windows (baseado na versão do Super Nintendo) feito pela Eurocom assim como a versão do Amiga CD32 pela Human Soft. Também houve ports para 2 computadores japoneses: o X68000 e o FM Towns, ambos arcade-perfect feitos pela própria Capcom.
Alguns videos e screenshots de todas as versões lançadas:
Capcom Play System 2:
Super Nintendo:
Mega Drive:
MS-DOS:
FM Towns:
*Não consegui bons videos e nem imagens das versões do Sharp X68000 e do Amiga CD32.
Capcom Play System 2:
Super Nintendo:
Mega Drive:
MS-DOS:
FM Towns:
*Não consegui bons videos e nem imagens das versões do Sharp X68000 e do Amiga CD32.
É claro que a Capcom não iria parar por aqui. Quando todo mundo menos espera ela anuncia uma nova versão que traria pequenas modificações...
Super Street Fighter II Turbo: The Grand Master Challenge - Março de 1994, Capcom Play System 2 - A grande novidade aqui é a estréia da barra de especial. Cada personagem tem um golpe especial que pode ser usado uma vez que essa barra é completa. Outra coisa é a velocidade, que podia ser ajustada na própria máquina de Arcade. Havia desde a velocidade original até uma mais rápida que a Hyper Fighting, sendo 4 no total.
Outra pequena novidade é a possibilidade de emendar golpes enquanto o oponente está caindo no ar, isso quer dizer que você derrubar o oponente e antes dele cair no chão você ainda pode conectar um golpe pra ele tomar. E a grande novidade da vez era a estréia do personagem Akuma (Gouki no Japão); com um pequeno código você podia jogar com o mesmo ou dependendo do seu desempenho você enfrentava o mesmo no lugar de Bison. Segue abaixo a ficha técnica do personagem:
Akuma (USA, EUR) / Gouki (JAP)
Data de Nascimento: 1945 (48 anos)
Altura: 1,78m
Peso: 80kg
Tipo Sanguineo: Desconhecido
Um lutador desconhecido que utiliza as mesmas habilidades de Ryu e Ken, sendo que é bem mais poderoso que os dois. Juntos,
Na época do lançamento do jogo, a única versão caseira foi lançada para o 3DO, que continha a mesma trilha sonora com novos arranjos que a Capcom havia lançado para o FM Towns. Ela, inclusive, lançou um joystick de 6 botões para o 3DO (ela não cansa de fazer isso né?) sendo que o controle não vingou porque tinha um design horrivel.
Uma versão raríssima de achar também foi lançada para o Amiga CD32 pela Human Soft em 1996. Nessa versão o jogo foi todo cortado, as músicas estão pela metade, o framerate é péssimo e tem vários Loading Times. Já em 1997 também houve outro port para MS-DOS feito pela Gametek.
Essa versão recebeu uma série de ports nas gerações seguintes: em 2000, a Capcom lançou para o Dreamcast sob o titulo "Super Street Fighter II X for Matching Service" que nada mais era que uma versão 100% fiel ao arcade com um modo online exclusivamente no mercado japonês.
Em 2001, foi a vez do Game Boy Advance receber uma versão totalmente reformulada do jogo. Vários cenários foram modificados, como o de Ken e o de Guile e alguns receberam novas perspectivas, como o de Ryu - para poder se adaptar a telinha de menor resolução do portátil. Aqui a artwork também foi totalmente refeita, Akuma pode ser habilitado e ficar fixo na tela do Player Select, os bônus são habilidados e ficam livres a hora que você quiser no menu e tem uma série de desafios à serem batidos como o 25VS, no qual você tem que derrotar 25 inimigos com apenas 1 barra de life.
A trilha sonora recebeu um tratamento e se adaptou ao portátil mas perdeu muito nos arranjos, assim como as vozes que ficaram bem abafadas. Mas pelo menos com a nova artwork e os estágios o jogo ganhou um ar novo, o que estragava um pouco eram apenas as posições dos botões do console que impediam de uma jogabilidade melhor e foi adaptado para apenas 4 botões.
Em novembro de 2008, foi a vez do PlayStation 3 e do Xbox 360 receberem uma versão do jogo via download entitulada de "Super Street Fighter II Turbo HD Remix". Aqui, todos os sprites foram refeitos novamente, tanto dos personagens quanto do cenário, alguns modos novos e um balanceamento na jogabilidade que não havia sido feito em nenhuma versão anterior.
Alguns videos e screenshots de todas as versões lançadas:
Capcom Play System 2:
3DO:
Amiga CD32:
MS-DOS:
Dreamcast:
Game Boy Advance:
Xbox 360/PlayStation 3:
Capcom Play System 2:
3DO:
Amiga CD32:
MS-DOS:
Dreamcast:
Game Boy Advance:
Xbox 360/PlayStation 3:
Mas ainda não acabou...
Hyper Street Fighter II - Dezembro de 2003, Capcom Play System 2 - Lançado em edições limitadas no Japão, Sul da Ásia e Estados Unidos foi o último dos updates de Street Fighter II, até agora. Essa versão se difere de todas as outras porque quando você escolhe o personagem em seguida você escolhe qual versão dele você quer jogar.
Explicando melhor: você escolhe Ryu, por exemplo. Ai logo em seguida aparece que versão dele você quer jogar: II, Champion Edition, Hyper Fighting, Super, Super Turbo. E isso vai infringir não só na jogabilidade como na voz e o sprite usado pelo personagem. Agora, por exemplo, se você escolhe Fei Long vai aparecer apena Super e Super Turbo, pois são as únicas versões na qual ele está presente.
O único release desse jogo foi na coletânea Street Fighter Anniversary Collection, para PlayStation 2 e Xbox, que vinha também no pacote Street Fighter III 3rd Strike pela primeira vez no Xbox e o filme Street Fighter II: Animated Movie legendado em inglês.
Gameplay do jogo:
Coletâneas:
Como todo jogo clássico que atravessa o tempo, Street Fighter II foi lançado nas mais diversas coletâneas e formatos inusitados que você vai ficar sabendo agora.
:->: Street Fighter Collection - PlayStation e Sega Saturn (1997) - Coletânea com dois discos que incluia as versões Super Street Fighter II (sem o modo Tournament das versões caseiras) e Super Street Fighter II Turbo em um disco. No outro disco havia o jogo Street Fighter Alpha 2 Gold, um upgrade do SFA2 com novos cenários e personagens.
:->: Street Fighter Collection 2 - PlayStation e Sega Saturn (1998) - Coletânea em 1 CD que trazia ports das versões World Warrior, Champion Edition e Hyper Fighting do Arcade e um novo modo chamado "Super Vs. Mode" que permitia o jogador entre versões dos lutadores dos 3 jogos. No Japão, esse jogo é conhecido como Capcom Generation Vol. 5.
:->: Capcom Arcade Hits Volume 1 - PC-Windows (2003) - Coletânea lançada Capcom que trazia versões emuladas dos jogos Street Fighter II e Street Fighter II' Champion Edition para o PC.
:->: Street Fighter Anniversary Collection - PlayStation 2 e Xbox (2004) - Como citado anteriormente, é uma coletânea que trazia além de Hyper Street Fighter II o jogo Street Fighter III 3rd Strike e um modo online presente apenas na versão do Xbox.
:->: Capcom Classics Collection Vol. 1 - PlayStation 2 e Xbox (2005) - Coletânea com vários jogos clássicos de Arcade da Capcom, incluia as 3 primeiras versões de Street Fighter II.
:->: Capcom Classics Collection Vol. 2 - PlayStation 2 e Xbox (2006) - Coletânea com vários jogos clássicos de Arcade da Capcom, incluia as 2 versões Super de Street Fighter II.
:->: Capcom Classics Collection: Reloaded - PlayStation Portable (2006) - Assim como as versões de mesa, trás os três primeiros jogos da série Street Fighter II pro console portátil da Sony.
:->: Versões para celulares com Java foram lançadas dos seguintes jogos: Street Fighter II, Champion Edition, e Super Street Fighter II.
:->: Um App da Capcom para iOS (iPhone/iPod Touch/iPad) chamado Capcom Arcade inclui os jogos Street Fighter II e Champion Edition assim como outros clássicos da Capcom.
Última edição por Usopp em Seg 14 maio 2012, 00:34, editado 21 vez(es)