RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Os jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento?

power_settings_newInicie sessão para responder
+3
Grau Hut
Antonio Neto
FQN
7 participantes

descriptionOs jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento? EmptyOs jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento?

more_horiz
Li um artigo na PS3 Brasil "O Cidadão Kane dos Videogames Não Existe". Segundo próprio artigo "Por sua primazia técnica, Cidadão Kane abriu os olhos de uma indústria inteira para seu real potencial, e influenciou praticamente todas as grandes obras que vieram depois daquela conturbada primavera".

Depois do lançamente de The Last of Us, novamente os criticos especializados vem a tona com a possibilidade da existencia de um jogo influenciador multi-cultural? Será exagero?

É claro que temos diversos exemplos de jogos revolucionários, mas revolucionário a que ponto? É evidente que classificamos jogos revolucionário para algo que jamais foi visto ou aplicado dentro do ramo e que de alguma forma torno-se uma nova referência base de estilo de jogo. Jogos como Pong, Pac Man, Super Mario Bros, Sonic The Hedgehog, Doom, Hal-Life, Mario 64, Shenmue, Resident Evil, God of War, Zelda OoT, Journey, Uncharterd, Tomb Raider, Limbo, Metal Gear Solid e tantos outros, são sem sombra de duvidas jogos que tornaram referencias para a industria.

Mas esquecemos que os jogos são nada mais que criação da mente humana que foi influenciada por culturas diversas, como cinema, musica, letras, literatura, artes e até a experiencia de vida ao nosso redor. O que quero dizer, é que os jogos não inventaram a roda. O jogo é apenas uma aplicação de algo que ja existe, uma fantasia alternativa que foi concebida para tornar possivel através de um controle e uma tela de tv. Dessa forma, a maior fonte de inspiração dos jogos foram o cinema e os livros.

Shigeru Miyamoto não revela quais foram suas fontes inspiradoras, mas já comentou que, por exemplo, Mario é um conjunto de inspirações de sua vida e de contos infantis. O diretor de The last of Us, não escondeu suas inspirações e revelou diversas joias da midia que serviu de base inspiradora.

Então será que é verdade que ainda não tivemos o tal do Cidadão Kane ou os jogos eletronicos ja mudaram a sociedade desde o lançamento do Atari 2600?

Link do artigo:
http://www.ps3brasil.com/artigo.php?id=197

descriptionOs jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento? EmptyRe: Os jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento?

more_horiz
tema muito bom

tenho um amigo q mexe com cinema, e a gente tenta fazer ele ver algumas coisas legais de jogos. que ele nao curte mto.

os games tem como apelo a interatividade. o cinema nao tem isso. falta usar isso com maestria.

acho que o maximo que vi nos games, onde a interatividade encaixou profundamente com a narrativa é no mgs3 quando
Spoiler :


Última edição por Neto Kosovo em Qua 03 Jul 2013, 17:52, editado 1 vez(es)

descriptionOs jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento? EmptyRe: Os jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento?

more_horiz
Neto Kosovo escreveu:
tema muito bom

tenho um amigo q mexe com cinema, e a gente tenta fazer ele ver algumas coisas legais de jogos. que ele nao curte mto.

os games tem como apelo a interatividade. o cinema nao tem isso. falta usar isso com maestria.


eu pessoalmente, prefiro games do que cinema, como principal produto de entretenimento. Explico, pq enquanto nos filmes n podemos mudar a historia, os jogos alem da possibildiade de mudar o final, vc é o principal motivador para as mudança, ou seja, vc está no controle. É claro que tais mudanças estão pre-concebidas, mas o aumento de possiblidade de mudanças faz tornar uma historia mais variada e rica.

e outra os jogos apesar de sofrer influencias de varias midias, isso n é necessariamente ruim, logo pq, o cinema teve tb e ainda tem mts fontes de inspirações. Eu acredito que o cinema poderia aprender com os jogos, principalmente nessa parte de interação.

descriptionOs jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento? EmptyRe: Os jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento?

more_horiz
porra corrigi o spoiler furado ae em cima

descriptionOs jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento? EmptyRe: Os jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento?

more_horiz
Falando em jogos com foco cinematográfico, citamos alguns inesquecíveis:

Metal Gear Solid toda a franquia
Uncharted toda a franquia
Heavy Rain esse maior exemplo de um jogo q pode ser confundido com um filme
The Last of Us uma abordagem mais imersiva

Mais alguns belos exemplos?

descriptionOs jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento? EmptyRe: Os jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento?

more_horiz
Neto Kosovo escreveu:
porra corrigi o spoiler furado ae em cima


por isso q n quotei! vai que alguem tenha lido!

descriptionOs jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento? EmptyRe: Os jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento?

more_horiz
um jogo cinematografico é um "estilo" legal, mas tambem poderiamos extender o assunto para os jogos "artisticos"

acho que braid é uma experiencia bem rica, com os graficos e musicas foda, e toda a metalinguagem sobre alterar o tempo, realidade, e arrependimento do protagonista

descriptionOs jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento? EmptyRe: Os jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento?

more_horiz
Neto Kosovo escreveu:
um jogo cinematografico é um "estilo" legal, mas tambem poderiamos extender o assunto para os jogos "artisticos"

acho que braid é uma experiencia bem rica, com os graficos e musicas foda, e toda a metalinguagem sobre alterar o tempo, realidade, e arrependimento do protagonista


eu ainda n joguei ele e sei que é um puto jogo, sabe dizer se ele tem na PSN Brasil? Outro jogo interessante é o Limbo, n consegui terminar fiquei empacado faltando pouco pra terminar. Mas o legal é que os jogos indies tem espaço para criatividade e tb podem ser fontes de inspiraçoes. "Braid" e "Limbo" são um grande exemplo disso. O que falar de "Journey", jogasse Neto? Imagens surreais!

descriptionOs jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento? EmptyRe: Os jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento?

more_horiz
nao joguei journey

limbo tem uma pegada diferente do braid, e por acaso foi um jogo que mostrei pra esse amigo meu q mexe com cinema.

descriptionOs jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento? EmptyRe: Os jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento?

more_horiz
Neto Kosovo escreveu:
nao joguei journey

limbo tem uma pegada diferente do braid, e por acaso foi um jogo que mostrei pra esse amigo meu q mexe com cinema.


acho q pra seu amigo, vc deveria ter mostrado Heavy Rain, ele com certeza iria mudar de opinião sobre os jogos.

descriptionOs jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento? EmptyRe: Os jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento?

more_horiz
Tema muito bom mesmo.
Eu tenho interesse na questão dos videogames e sua relação com a sociedade (videogames são arte ou não? podem s r em alguns casos? Videogames tme relação com "tribos urbanas", se considerarmos os gamers como uma tribo urbana? Videogames influenciam a cultura pop, são influenciados por ela, ou ambos?). Quando tiver mais tempo (e mais $ para investir em livros e correlatos), gostaria de me dedicar um pouco a isso.

descriptionOs jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento? EmptyRe: Os jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento?

more_horiz
Grau Hut escreveu:
Tema muito bom mesmo.
Eu tenho interesse na questão dos videogames e sua relação com a sociedade (videogames são arte ou não? podem s r em alguns casos? Videogames tme relação com "tribos urbanas", se considerarmos os gamers como uma tribo urbana? Videogames influenciam a cultura pop, são influenciados por ela, ou ambos?). Quando tiver mais tempo (e mais $ para investir em livros e correlatos), gostaria de me dedicar um pouco a isso.


daria uma boa tese de monografia de cursos como comunicação social, jogos digitais, marketing e publicidade entre outras.

descriptionOs jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento? EmptyRe: Os jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento?

more_horiz
profundo isso heim...

lendo aqui

descriptionOs jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento? EmptyRe: Os jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento?

more_horiz
FQN escreveu:
Grau Hut escreveu:
Tema muito bom mesmo.
Eu tenho interesse na questão dos videogames e sua relação com a sociedade (videogames são arte ou não? podem s r em alguns casos? Videogames tme relação com "tribos urbanas", se considerarmos os gamers como uma tribo urbana? Videogames influenciam a cultura pop, são influenciados por ela, ou ambos?). Quando tiver mais tempo (e mais $ para investir em livros e correlatos), gostaria de me dedicar um pouco a isso.


daria uma boa tese de monografia de cursos como comunicação social, jogos digitais, marketing e publicidade entre outras.


Sociologia também, acho...

descriptionOs jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento? EmptyRe: Os jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento?

more_horiz
Se querem games como experiências visuais incríveis, jogue asura's wrath.

Aquilo coloca quase todas as animações de ação e luta no chinelo.

descriptionOs jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento? EmptyRe: Os jogos eletrônicos ja podem serem considerados produtos influenciadores de outras culturas do entretenimento?

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder