Representantes da Nintendo falaram sobre a criação e desenvolvimento de projetos dentro da empresa ao Yahoo Japan.
"No desenvolvimento de software, não há uma proposta formal à empresa. De início, duas ou três pessoas trazem a ideia, e então escrevem o código e fazem um protótipo. Conforme o projeto segue, mais pessoas são contratadas e o jogo gradualmente toma forma. No fim, o time vai ficar com algo entre 30 e 50 pessoas, e, se for um título grande, pode chegar a 70".
Preço sugerido, data, visão geral, custos esperados e fazer uma proposta descrevendo número de empregados e outros itens são os elementos que, no Japão, em geral são exigidos para que um projeto tenha início. Na Nintendo, os empregados têm a liberdade de desenvolver livremente e, se o projeto for interessante, pode ser aprovado.
Executivos do médio escalão também falaram sobre a filosofia da empresa.
"Não temos esse conceito de 'continuamente sermos melhores e melhores' na companhia, porque isso não se aplica quando você faz coisas novas. Não enviamos um pronunciado, lema ou música pra suportar esse pensamento também. Somos só uma empresa presa cegamente a essa ideia".
Os privilégios do time de desenvolvimento são grandes - o presidente tem o direito de intervir, mas não faz isso frequentemente. Foi dito também que há um pensamento corporativo de sempre ser capaz de lidar com a situação, mesmo no caso de consoles como o Nintendo 64, que não venderam tão bem.
Fonte: http://www.wii-brasil.com/noticia.php?id=42545