“Para muitos estúdios ocidentais, quando surge uma ideia que vai além da previsão de tempo esperada para lançamento, ela automaticamente é descartada, sendo boa ou ruim. A Nintendo não trabalha assim. Se existe uma boa ideia, acharemos tempo para realizá-la (…)
O Wii U é máquina muito poderosa à qual nós tivemos que nos adaptar. Criamos novas ferramentas, uma nova engine, tudo novo. Havia muitas incertezas no início. Do ponto de vista tecnológico, estamos tentando desenvolver técnicas ao mesmo tempo que criamos um jogo. Isso é um grande desafio.” - Michael Kelbaugh, presidente da Retro Studio
“Nosso foco na Nintendo é o elemento principal da jogabilidade e até que isso esteja definido não seguimos adiante. Repetimos o processo de tentativa e erro muitas vezes até finalizarmos o conceito (…)
Creio que levou certo tempo para a Retro entender a maneira como criamos jogos. Eles tiveram que se adaptar ao nosso processo. E claro que um estúdio sempre quer fazer games que preferem ou gostam mais. Porém posso dizer que na Nintendo nosso foco é sempre manter o consumidor feliz.” - Kensuke Tanabe, produtor da Nintendo
Tanabe também disse que por conhecerem bem o mercado dos EUA, a Retro ajudou a reduzir a barreira cultural entre o país e a Nintendo do Japão
Fonte: http://wiiclube.uol.com.br/blog/2014/03/18/wii-u-retro-e-nintendo-falam-sobre-relacao-e-processo-de-desenvolvimento-de-jogos/95502