RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

description CIA Confirma papel no golpe de 1953 no Irã Empty CIA Confirma papel no golpe de 1953 no Irã

more_horiz
Washington, DC, 19 de agosto de 2013 - Marcando o sexagésimo aniversário da derrubada do primeiro-ministro iraniano Mohammad Mossadegh, o Arquivo de Segurança Nacional é hoje postando documentos recentemente desclassificados da CIA sobre o papel dos Estados Unidos na operação controversa. Envolvimento americano e britânico na derrubada de Mossadegh tem sido de conhecimento público, mas hoje de postagem inclui o que se acredita ser o primeiro reconhecimento formal da CIA que a agência ajudou a planejar e executar o golpe.

A referência explícita ao papel da CIA aparece em uma cópia de uma história interna, a batalha para o Irã , que data de meados dos anos 1970. A agência lançou uma versão fortemente retirado da conta, em 1981, em resposta a uma ação judicial da ACLU, mas apagou todas as referências a TPAJAX, o nome de código para a operação norte-americana. Essas referências aparecem na versão mais recente. Materiais da CIA adicionais publicadas hoje incluem arquivos de trabalho de Kermit Roosevelt, o agente da CIA sênior no chão no Irã durante o golpe. Eles fornecem novas especificidades, bem como insights sobre as ações da agência de inteligência antes e depois da operação.

Só indo para página em inglês são 35 documentos...para quem gosta literalmente a notícia. E claro, ninguém está surpreso.

FONTE: http://www2.gwu.edu/~nsarchiv/NSAEBB/NSAEBB435/

P.S: O texto acima não é meu. É do usuário Marcelo I., de outro fórum que frequento.

description CIA Confirma papel no golpe de 1953 no Irã EmptyRe: CIA Confirma papel no golpe de 1953 no Irã

more_horiz
Porque eu não me sinto surpreso?

description CIA Confirma papel no golpe de 1953 no Irã EmptyRe: CIA Confirma papel no golpe de 1953 no Irã

more_horiz
Fascinante.

more_horiz
Bonatti escreveu:
Fascinante.

E digo mais:

Incrível.

more_horiz
Estão revelando tudo agora! Daqui a pouco vão dizer que foram chutados da superfície da Lua também.

more_horiz
MASTER OF ...

more_horiz
Eu acho interessante esses arquivos da CIA. Lembro que tinha lido um documento em que se planejava usar um avião cubano para um atentado se não me engano.

EDIT: Achei:

It is possible to create an incident which will demonstrate convincingly that a Cuban aircraft has attacked and shot down a chartered civil airliner en route from the United States to Jamaica, Guatemala, Panama, or Venezuela. The destination would be chosen only to cause the flight plan route to cross Cuba. The passengers could be a group of college students off on a holiday or any grouping of persons with a common interest to support chartering a non-scheduled flight.

a. An aircraft at Eglin AFB would be painted and numbered as an exact duplicate for a civil registered aircraft belonging to a CIA proprietary organization in the Miami area. At a designated time the duplicate would be substituted for the actual civil aircraft and would be loaded with the selected passengers, all boarded under carefully prepared aliases. The actual registered aircraft would be converted to a drone.
b. Take off times of the drone aircraft and the actual aircraft will be scheduled to allow a rendezvous south of Florida. From the rendezvous point the passenger-carrying aircraft will descend to minimum altitude and go directly into an auxiliary field at Eglin AFB where arrangements will have been made to evacuate the passengers and return the aircraft to its original status. The drone aircraft meanwhile will continue to fly the filed flight plan. When over Cuba the drone will begin transmitting on the international distress frequency a "MAY DAY" message stating he is under attack by Cuban MIG aircraft. The transmission will be interrupted by destruction of the aircraft which will be triggered by radio signal. This will allow ICAO radio[14] stations in the Western Hemisphere to tell the United States what has happened to the aircraft instead of the United States trying to "sell" the incident.
Altas tretas.

more_horiz
JurianSutter escreveu:

more_horiz
Melhor nick da historia!! escreveu:
JurianSutter escreveu:

more_horiz
O foda é que é sempre tão óbeveo, é treta internacional? Os US tão envolvidos...

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder