Filas de quilômetros em frente às portas das lojas, durante a madrugada. A imagem é o símbolo do Black Friday, evento americano em que os varejistas dão grandes descontos em seus produtos.
No Brasil, temos a nossa versão do evento há três anos. Pensado pelo empresário brasileiro Pedro Eugenio, criador do site Busca Descontos, a data é explorada por diversos sites de varejo. No último ano, contudo, teve uma crise de imagem. Muitas lojas maquiaram as promoções e acabaram no Procon. Por causa disso, o evento ficou conhecido nas redes sociais como Black Fraude.
"Eu sou um dos que faz campanha contra esse tipo de atitude das lojas", afirma o idealizador da data. "O lojista tem que entender que aquele que usa corretamente a data consegue grande impacto nas vendas."
O revés do último ano serviu de lição. Foi um dos cases mais trabalhados em uma reunião entre as principais empresas que vão participar do Black Friday Brasil 2013, que acontece no dia 29 de novembro. "Mostramos os resultados e novas formas de usar a data na reunião", diz Eugenio, que terá um termômetro de como o ocorrido no último ano afetou a credibilidade de sua bandeira nos dias 12 e 13 de setembro. É quando acontece a Brasil Game Day, data semelhante a Black Friday Brasil, mas focada no segmento de games. "Observamos o crescimento deste setor e a ausência de eventos específicos", diz.
O Brasil Game Day terá ofertas de jogos, consoles e acessórios. As promoções começam às 10h desta quinta-feira (12) e ficam no ar até às 23h59 da sexta-feira (13). As ofertas estarão no site ww.brasilgameday.com.br e nas lojas que fazem parte do evento - que reúne nomes como Americanas, Casas Bahia, eFácil, Extra.com.br, Dell, Leader, Magazine Luiza, Netshoes, Nuuvem, Ponto Frio, Ricardo Eletro, Sony Store Online, Submarino e Ubisoft.
Os consumidores que comprarem itens das lojas participantes vão concorrer a um sorteio de um console da próxima geração. Já do lado dos varejistas não foi preciso maiores atrativos.Em seu primeiro ano, o Brasil Game Day já é bem maior que a primeira edição da Black Friday Brasil.
Eugênio sabe, contudo, que mais uma edição que não agrade aos consumidores pode arranhar mais ainda a imagem de seus negócios. "O consumidor tem acesso à informação", afirma. "As redes sociais são armas poderosas e crucificam quem faz errado".
Fonte: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/128798_SOB%20A%20SOMBRA%20DA%20BLACK%20FRAUDE%20VAREJISTAS%20INICIAM%20A%20BRASIL%20GAME%20DAY
No Brasil, temos a nossa versão do evento há três anos. Pensado pelo empresário brasileiro Pedro Eugenio, criador do site Busca Descontos, a data é explorada por diversos sites de varejo. No último ano, contudo, teve uma crise de imagem. Muitas lojas maquiaram as promoções e acabaram no Procon. Por causa disso, o evento ficou conhecido nas redes sociais como Black Fraude.
"Eu sou um dos que faz campanha contra esse tipo de atitude das lojas", afirma o idealizador da data. "O lojista tem que entender que aquele que usa corretamente a data consegue grande impacto nas vendas."
O revés do último ano serviu de lição. Foi um dos cases mais trabalhados em uma reunião entre as principais empresas que vão participar do Black Friday Brasil 2013, que acontece no dia 29 de novembro. "Mostramos os resultados e novas formas de usar a data na reunião", diz Eugenio, que terá um termômetro de como o ocorrido no último ano afetou a credibilidade de sua bandeira nos dias 12 e 13 de setembro. É quando acontece a Brasil Game Day, data semelhante a Black Friday Brasil, mas focada no segmento de games. "Observamos o crescimento deste setor e a ausência de eventos específicos", diz.
O Brasil Game Day terá ofertas de jogos, consoles e acessórios. As promoções começam às 10h desta quinta-feira (12) e ficam no ar até às 23h59 da sexta-feira (13). As ofertas estarão no site ww.brasilgameday.com.br e nas lojas que fazem parte do evento - que reúne nomes como Americanas, Casas Bahia, eFácil, Extra.com.br, Dell, Leader, Magazine Luiza, Netshoes, Nuuvem, Ponto Frio, Ricardo Eletro, Sony Store Online, Submarino e Ubisoft.
Os consumidores que comprarem itens das lojas participantes vão concorrer a um sorteio de um console da próxima geração. Já do lado dos varejistas não foi preciso maiores atrativos.Em seu primeiro ano, o Brasil Game Day já é bem maior que a primeira edição da Black Friday Brasil.
Eugênio sabe, contudo, que mais uma edição que não agrade aos consumidores pode arranhar mais ainda a imagem de seus negócios. "O consumidor tem acesso à informação", afirma. "As redes sociais são armas poderosas e crucificam quem faz errado".
Fonte: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/128798_SOB%20A%20SOMBRA%20DA%20BLACK%20FRAUDE%20VAREJISTAS%20INICIAM%20A%20BRASIL%20GAME%20DAY