Considerado por muitos como o peso-pesado mais temido da história do Boxe, Mike Tyson reinou absoluto na modalidade a partir de 1986, quando aos 20 anos nocauteou Trever Berbick, e passou a reinar absoluto na modalidade, unificando os cinturões da WBC, WBA, IBF.
Em 1992, após ser nocauteado por Buster Douglas e condenado por estupro, Tyson perdeu seus títulos e sua liberdade. No ano seguinte, Royce Gracie mostraria ao mundo a eficiência do Gracie Jiu-Jitsu vencendo 11 oponentes em quatro edições do UFC.
Naquela época, surgiu a dúvida de como Tyson atuaria no UFC.
Esta semana, os fãs puderam ouvir a resposta do próprio Tyson no programa “UFC Tonight” apresentado por Chael Sonnen, que o perguntou diretamente: “Como seria uma luta sua com o campeão do UFC na época Royce Gracie?”.
Tyson impressionou a todos ao admitir que não teria as ferramentas necessárias para vencer o brasileiro naquela época. "Na realidade, em 1993 eu estava na prisão, então não teria como esta luta ter ocorrido, mas de fato não haveria uma maneira de eu tê-lo vencido” disse Tyson, “Eu não tinha a menor ideia de como era lutar Vale-Tudo e não aceitaria ser surpreendido, teria que treinar muito nestas regras antes de aceitar esta luta. Não há como entrar numa luta assim só contando com seus punhos e sem ter nenhuma técnica no chão. Você também precisa ter um ótimo Wrestling, além de chão e boxe, para se dar bem no MMA. Esta é a verdade".
Tyson também reconheceu que se o MMA tivesse se popularizado alguns anos antes de ele ser preso, seu ego o levaria a competição. “Teria sido maravilhoso, meu ego me diria que eu era o melhor lutador do mundo e eu teria tentado”, reconheceu a lenda do Boxe.
Fonte: http://portaldovaletudo.uol.com.br/br/noticias/item/5489-mike-tyson-admite-%E2%80%9Ceu-n%C3%A3o-teria-vencido-royce-gracie%E2%80%9D.html