Baseado no filme de 1983 dirigido por Brian dePalma e estrelado por Al Pacino. O game tem uma promissa interessante, já que se coloca como continuação do filme que narra a saga de Tony Montana. Mas Tony não morre no fim do filme? Como pode ter continuação a história? O game ignora isso, e reconta a cena final mostrando que Tony conseguiu fugir do ataque a mansão, e partir daí tem que reconquistar seu império (Desculpe, pelo spoiler do filme, mas já foi).
A mecânica do game é a mesma da série GTA, ou seja, open world que é mesmo a mais adequada quando se fala em jogos de gangsteres. Tem mapa grande da cidade, onde você pode andar a vontade, mas a cada momento as missões aparecem e você tem que executá-las. Como Tony começa sem nada, tendo que reerguer seu império, então tem que investir na compra de armas e drogas. O jogo trabalha muito bem isso.
Já tendo sido lançado antes pra PS2, X-Box e PC, o jogo do Wii traz como diferencial o uso do Wiimote como única possibilidade de controle não podendo se usar outros controles (GC ou Wii Classic). Com o analógico do nunchuk se controla o personagem e com o Wiimote a mira, e se controla a câmera. Controlar a mira através do Wiimote é o mais adequado, e o que faz o jogo funcionar bem, mas movimentar a câmera, tem que deixar o Wiimote ficar apontado pra TV o tempo todo, ou a câmera fica doida. Isso pode afastar quem já estava acostumado com os controles antigos. Mas quem já está acostumado com o controle do Wii, não vai ter muitos problemas, e até acho que pra jogo de tiro é o mais ideal mesmo.
Graficamente, o jogo é bem simples. Parece algo que surgiu no início da geração PS2, com cenário sem muitos detalhes. Nos personagens, o problema são as expressões faciais que não mudam muito nos diálogos, o que pode brochar quem queria rever o Al Pacino no personagem clássico. Mas a voz está bem real (até parecendo que foi ele quem dublou – mas não foi). E a trilha sonora é mustbuymusthave. Muito boa mesmo. Tem a trilha do filme acrescidas de algumas mais atuais (a trilha do filme é meio “brega anos 80″ então colocaram outros ritmos aqui como rock, raggie, rap). E o melhor é que você pode selecionar a música que quer ouvir a qualquer momento (no GTA você podia selecionar só a radio e isso dentro dos carros).
No fim, como o Wii não ganhou um GTA, esse Scarface – The World is Yours acaba sendo uma boa alternativa. Apesar dos gráficos simples e do controle confuso (pra quem não se acostumou com o Wiimote). Como estou viciado em “open worlds”, e curto demais o filme, o game acabou por me agradar e bem.
http://arquivojail.wordpress.com/2013/10/30/wii-scarface-the-world-is-yours/