Leinad escreveu: VRebuli escreveu: Leinad escreveu: Alias, nao existe direita e esquerda nos grandes partidos do brasil.
Nao existe alinhamento ideologico
Direita realmente não existe no Brasil, agora esquerda existe sim.
Sim, mas em partidos pequenos. Não nos grandes.
Aí eu discordo de vc... Veja bem, os termos direita e esquerda surgiram na revolução francesa, onde a direita do rei ficavam os conservadores e a esquerda os revolucionários.
Os revolucionários franceses (e os atuais, por tabela) não queriam simplesmente mudanças que tornassem a vida das pessoas melhores, eles queriam uma transformação completa na sociedade por meio de uma intervenção maciça do estado na vida privada.
As teorias socias e econômicas do socialismo, que todo mundo vê como sinônimo de esquerda, surgiram bem depois da revolução francesa, com Marx, e o que os identificou com os esquerdistas da revolução foi justamente o fato da detenção de poder para a transformação da sociedade segundo aquilo que eles julgavam ser melhor para sociedade, interferindo na vida pessoal do cidadão.
Se você parar para pensar, apesar de não ser tão fechado na economia como os primeiros seguidores de Marx tentaram fazer, o PT (e praticamente todo partido do Brasil, em maior ou menor grau) tem uma série de políticas que invadem a vida pessoal do cidadão, justificado pelo fato de que eles querem criar uma "sociedade mais justa". Aí você vê uma série de coisas absurdas acontecendo em nome do fim do racismo, homofobia, domínio da elite opressora, etc...
Mas claro, sociedade justa é um conceito altamente abstrato, que nem mesmo o governo sabe definir, mas isso pouco importa, porque enquanto ele se apoia nessa ideia ele ganha cada vez mais poder para agir ao seu bel prazer. Isso nada mais é que a ideologia inicial da esquerda, a diferença é que os franceses o queriam fazer pela força, matando todo mundo, já os brasileiros são um pouco mais sutis, eles primeiro influenciaram a mentalidade da população, enquanto aos poucos foram aplicando seus métodos, de modo que cada vez mais pessoas cegamente confiam no governo para resolver seus problemas.
Mas isso também não é ideia nova, já tinha sido teorizado por Gramsci como forma de "revolução cultural" muitos anos antes do PT sequer existir.