Inspirado, e de certa forma, complementando o tópico sobre o lançamento do console da Sony. (http://www.retrogamesbrasil.com/t26680-comeca-a-nova-geracao-podemos-dizer-que-a-sony-acertou-em-tudo-no-seu-lancamento) prossigo aqui, com mais um console da nova geração.
O Wii U teve seu lançamento oficial em novembro de 2012. O console em seus 3 primeiros meses de vida, manteve um numero consistente de vendas, e nesse período, recebia bons jogos - alguns inclusive, com port direto do PC - contudo algo saiu errado no meio do processo e o console subitamente, parou de receber jogos.
Porque?
Se você assistiu a E3 de 2012, lembra muito bem que o Wii U seria o videogame pra resolver tudo aquilo que faltou ao Wii, segundo a própria Nintendo: Rede online robusta, gráficos avançados, apoio massivo de third party e a linha de exclusivos da empresa que tem uma qualidade ja conhecida.
Vamos voltar um pouco no anuncio do console, em 2011 pra entender o inicio de tudo.
Para demonstrar que estava decidida, e que tudo seria diferente, a Nintendo chamou ao palco e deu espaço a muitas third party na sua conferencia durante a E3 2011. Grandes empresas marcaram presença garantido seu apoio.
Olhar esse vídeo na época parecia algo muito bom: A Nintendo conseguiu apoio da EA! Kevin Levigne falando na conferencia da Nintendo! Codemasters garantindo apoio. E sem falar dos jogos apresentados: Darksiders 2, Ninja Gaiden, Dirt, Alien CM...
Boa impressão causada pela Nintendo. E de fato, no início da sua vida o Wii U teve um bom suporte das thirds. Vamos avançar pra 2012.
Um ano desde a E3 2011 se passou. E acreditem se quiser, durante TODO esse ano a Nintendo não divulgou mais nenhuma informação sobre o console e tudo que se tinha eram duvidas. Não marketeou o videogame, não criou hype, e pelo contrario: Se esquivou de todas as formas possíveis pra não soltar informações sobre o console.
Então chegou a E3 2012. Um dia antes, a Nintendo usou o seu programa, o nintendo direct, pra soltar informações antes da E3. Ess apresentação causou boa impressão, onde a Nintendo mostrou um pouco mais sobre o sistema, anunciou uma das grandes ideias do console, o Miiverse, falou sobre os ID's e tudo mais...
Enfim, a expectativa para o que sobrou no dia da conferencia era enorme.
E o início da conferencia foi excelente! Começou com o lendário designer Shigeru Miyamoto apresentando Pikmin 3, como um dos jogos da janela de lançamento do Wii U. Grandes empresas marcaram presença, reafirmando o apoio a nova plataforma da Nintendo. A EA apresentou sua linha de esportes anunciando uma parceria "sem precedentes", a Warner com seu Batman Arkham City com funções exclusivas, a Ubisoft mostrou Rayman e seu jogo exclusivo: Zombi U!
A conferencia ia bem, contudo, a Nintendo apresentou aquele que seria o seu novo Wii Sports e venderia a ideia do Wii U: NINTENDO LAND.
E o que ia bem, foi ladeira abaixo, e só piorou. Todos os bons rumores não deram as caras e eram de fato, apenas rumores. A apresentação terminou de forma constrangedora e acendeu o sinal de alerta em muitos, e levantou a questão: A Nintendo tem algo mais a mostrar?
O console saiu no final daquele ano, e como se esperava, vendeu muito bem no seu inicio.
De volta aos tempos atuais, hehehe.
Apesar da falta de apoio de títulos third parties como os da EA Games e a sua tradicional linha de esportes, o console ja tem uma biblioteca mais sólida, com grandes jogos, especialmente da ubisoft.
The Wonderful 101, Rayman Legends, Pikmin 3, Zelda Wind Waker, Sonic Lost Worlds, Batman Arkham Origins e a versão muito competente de Assassins Creed IV: Black Flag fazem valer a compra do Wii U, aliado a sua queda de preço.
A Nintendo agora, espera imprimir uma virada da mesma forma que fez com o 3DS: Lançou um remake de Zelda, e aposta no seu maior carro chefe - Mario - para aquecer as vendas do console, aumentar a sua base, e conseguir mais apoio, recuperando a imagem do Wii U.
Depois de ter admitido problemas para fazer jogos em HD, ter diversos títulos sendo adiados para "manter a qualidade dos seus jogos" (caso de Pikmin 3 e The Wonderful 101) e o console ficar meses sem um lançamento de peso, e mesmo que os principais jogos multiplataformas de 2014 fiquem de fora do Wii U, você acha que a Nintendo é capaz de se recuperar?
Lembrando: O DS foi dado como o portátil errado na hora errada, o 3DS era dito como morto assim que o PS Vita chegasse ao mercado, o Wii seria o fim da Nintendo, dito isso alguém ainda pode duvidar da capacidade dessa empresa centenária em se reinventar?
Mesmo com a recente melhora do Wii U, ainda é cedo para dizer. Mas eu jamais descartaria a Nintendo. Ainda que esteja longe da sua melhor forma.
Boa sorte Big N! Espero que você saiba o que está fazendo. É o que todos aqueles que gostam verdadeiramente de videogames, esperam de você!
O Wii U teve seu lançamento oficial em novembro de 2012. O console em seus 3 primeiros meses de vida, manteve um numero consistente de vendas, e nesse período, recebia bons jogos - alguns inclusive, com port direto do PC - contudo algo saiu errado no meio do processo e o console subitamente, parou de receber jogos.
Porque?
Se você assistiu a E3 de 2012, lembra muito bem que o Wii U seria o videogame pra resolver tudo aquilo que faltou ao Wii, segundo a própria Nintendo: Rede online robusta, gráficos avançados, apoio massivo de third party e a linha de exclusivos da empresa que tem uma qualidade ja conhecida.
Vamos voltar um pouco no anuncio do console, em 2011 pra entender o inicio de tudo.
E3 2011 - A expectativa
Para demonstrar que estava decidida, e que tudo seria diferente, a Nintendo chamou ao palco e deu espaço a muitas third party na sua conferencia durante a E3 2011. Grandes empresas marcaram presença garantido seu apoio.
Vídeo que demonstrava que a Nintendo seria traída e levaria um chute no cu teria apoio das thirds
Olhar esse vídeo na época parecia algo muito bom: A Nintendo conseguiu apoio da EA! Kevin Levigne falando na conferencia da Nintendo! Codemasters garantindo apoio. E sem falar dos jogos apresentados: Darksiders 2, Ninja Gaiden, Dirt, Alien CM...
Boa impressão causada pela Nintendo. E de fato, no início da sua vida o Wii U teve um bom suporte das thirds. Vamos avançar pra 2012.
E3 2012 - A duvida.
Um ano desde a E3 2011 se passou. E acreditem se quiser, durante TODO esse ano a Nintendo não divulgou mais nenhuma informação sobre o console e tudo que se tinha eram duvidas. Não marketeou o videogame, não criou hype, e pelo contrario: Se esquivou de todas as formas possíveis pra não soltar informações sobre o console.
Então chegou a E3 2012. Um dia antes, a Nintendo usou o seu programa, o nintendo direct, pra soltar informações antes da E3. Ess apresentação causou boa impressão, onde a Nintendo mostrou um pouco mais sobre o sistema, anunciou uma das grandes ideias do console, o Miiverse, falou sobre os ID's e tudo mais...
Enfim, a expectativa para o que sobrou no dia da conferencia era enorme.
E o início da conferencia foi excelente! Começou com o lendário designer Shigeru Miyamoto apresentando Pikmin 3, como um dos jogos da janela de lançamento do Wii U. Grandes empresas marcaram presença, reafirmando o apoio a nova plataforma da Nintendo. A EA apresentou sua linha de esportes anunciando uma parceria "sem precedentes", a Warner com seu Batman Arkham City com funções exclusivas, a Ubisoft mostrou Rayman e seu jogo exclusivo: Zombi U!
Grande inicio de conferencia, mas nem tudo são flores
A conferencia ia bem, contudo, a Nintendo apresentou aquele que seria o seu novo Wii Sports e venderia a ideia do Wii U: NINTENDO LAND.
E o que ia bem, foi ladeira abaixo, e só piorou. Todos os bons rumores não deram as caras e eram de fato, apenas rumores. A apresentação terminou de forma constrangedora e acendeu o sinal de alerta em muitos, e levantou a questão: A Nintendo tem algo mais a mostrar?
O console saiu no final daquele ano, e como se esperava, vendeu muito bem no seu inicio.
Voltando a 2013...
De volta aos tempos atuais, hehehe.
A EA Games é uma das empresas que deixou de suportar o Wii U.
Apesar da falta de apoio de títulos third parties como os da EA Games e a sua tradicional linha de esportes, o console ja tem uma biblioteca mais sólida, com grandes jogos, especialmente da ubisoft.
The Wonderful 101, Rayman Legends, Pikmin 3, Zelda Wind Waker, Sonic Lost Worlds, Batman Arkham Origins e a versão muito competente de Assassins Creed IV: Black Flag fazem valer a compra do Wii U, aliado a sua queda de preço.
A Nintendo agora, espera imprimir uma virada da mesma forma que fez com o 3DS: Lançou um remake de Zelda, e aposta no seu maior carro chefe - Mario - para aquecer as vendas do console, aumentar a sua base, e conseguir mais apoio, recuperando a imagem do Wii U.
Depois de ter admitido problemas para fazer jogos em HD, ter diversos títulos sendo adiados para "manter a qualidade dos seus jogos" (caso de Pikmin 3 e The Wonderful 101) e o console ficar meses sem um lançamento de peso, e mesmo que os principais jogos multiplataformas de 2014 fiquem de fora do Wii U, você acha que a Nintendo é capaz de se recuperar?
Lembrando: O DS foi dado como o portátil errado na hora errada, o 3DS era dito como morto assim que o PS Vita chegasse ao mercado, o Wii seria o fim da Nintendo, dito isso alguém ainda pode duvidar da capacidade dessa empresa centenária em se reinventar?
Mesmo com a recente melhora do Wii U, ainda é cedo para dizer. Mas eu jamais descartaria a Nintendo. Ainda que esteja longe da sua melhor forma.
Boa sorte Big N! Espero que você saiba o que está fazendo. É o que todos aqueles que gostam verdadeiramente de videogames, esperam de você!
Texto por Guitto - Retrogames Brasil.