Antes de começar a ler a minha matéria, eu peço que me respondam: A Sony conseguiu acertar em cheio no lançamento do seu novo console?
Se sim, o que você acha que foi crucial para esse acerto? Preço? Marketing? Boa impressão? Mudança total em comparação ao lançamento do PS3? Ou acha que o mau momento da Nintendo com o seu Wii U, aliado as políticas impopulares da Microsoft e seu novo console foram determinantes nisso?
Prestem atenção nessa noticia:
http://www.retrogamesbrasil.com/t26658-playstation-4-vende-1-milhao-de-unidades-no-primeiro-dia-na-america-do-norte-melhor-lancamento-da-historia-dos-consoles
Agora, olhando bem essa news, onde vocês acham que isso começou? E principalmente, quem foi o responsável por isso? Se sua resposta foi foi por causa da E3 desse ano, está redondamente enganado e não percebe de onde realmente vem a boa impressão.
Voltemos um pouco, agora ao lançamento do PS3.
Em um dos eventos mais constrangedores de todos os tempos, a Sony anunciou seu PS3. A apresentação da Sony foi extremamente burocrática: Falava de números, tanto de vendas, quanto a potencia do console, e a apresentação foi absolutamente entediante, gerando piadas, memes e etc.
Alguns classificam o projeto do PS3 como arrogante e megalomaníaco desde o seu inicio, mas eu não acho que seja o caso. A sony achou que tinha a aprovação do mercado, e que tudo que ela fizesse seria aceito pelas third party's devido a seu massivo sucesso nas duas gerações anteriores.
Trailers de jogos com imagens que eram supostamente in game, preço alto, declarações como: "Se você quer um PS3, arrume 2 empregos." a megalomania de Ken Kutaragi dizendo que o console seria capaz de 4D e 120fps queimaram o filme da Sony de forma que, foi o pior lançamento dos consoles da família Playstation em termos de vendas.
Apesar de todo negativismo gerado em cima do PS3, a Sony manteve a calma e anunciava: O Projeto do console foi pensado para resultados a longo prazo e durante 10 anos ele estará ativo.
Algumas coisas ainda apareceriam no caminho da Sony, para arranhar ainda mais a imagem da empresa: Defeitos de hardware, invasão da sua rede online expondo um buraco gigante na sua segurança, com direito a roubo de dados dos seus jogadores, um mês sem jogatina online, e por fim, uma briga interminável com os hackers que pareciam dispostos a atormentar a vida da gigante Japonesa, trazendo finalmente o desbloqueio do PS3.
A partir daqui, houve uma mudança drástica de postura da Sony, em relação ao mercado.
A Sony lançou um apelo agressivo no ambiente online. Começou a entregar serviços de alta qualidade na PSN, e muitas vantagens que atraíram os jogadores de volta a empresa.
Mesmo com os hackers sempre aparecendo, e ganhando certo destaque, era muito mais vantajoso você manter seu console bloqueado devido a qualidade que a Sony oferecia no seu serviço! Apesar de tudo, a empresa conseguiu recuperar sua imagem! Com os programadores pegando cada vez mais o jeito de fazer jogos para o console, e grandiosos títulos first party, a Sony iniciou a sua virada para cima do seu concorrente direto, o Xbox 360.
Muitos jogos de destaque, serviços online de qualidade, queda de preço, mudança de postura com o seu cliente, resgataram a credibilidade da Sony, fazendo com que, desde a metade da geração até o presente momento, o PS3 deixasse seu concorrente para trás! Mesmo tendo sido lançado um ano depois e com muitos problemas no inicio da sua vida.
E é aqui que a Sony começou a vender o seu PS4, meu amigo.
Após um breve resumo, voltamos a 2013, ano de lançamento do PS4. Aqui, a Sony ja tinha grande expectativa sobre o seu console. Como do meio para o fim da 7° geração, a impressão que a empresa deixou para o seu console, inclusive os últimos anos dele sendo melhor que o inicial do sucessor, a Sony começou a pavimentar a todo lançamento do PS4.
Com erros gritantes do seu concorrente direto que mais parecia focar em tv, e quase virando um aparelho de tv a cabo, a falta de competitividade da Nintendo que em um ano não mostrou a que veio com o seu Wii U, e ainda as políticas da Microsoft quanto a usados, DRM, always online, além do preço mais alto e aparentemente, menos potencia, foram a cereja do bolo para a Sony.
Mas ainda não foi tudo: Com o Marketing fazendo o seu trabalho - e vale dizer - De forma muito mais amigável do que foi com o PS3, e tudo certo, no momento certo, sabendo como ganhar espaço em cima dos erros de seus concorrentes a Sony conseguiu fazer do lançamento do PS4 um dos momentos mais aguardados de todos os tempos.
É claro que os jogos disponíveis ainda não empolgam. Problemas de hardware estão pipocando pela internet o tempo todo, e mesmo assim você vê as pessoas dizendo: "Eu PRECISO desse console!!!".
Isso prova que a Sony conseguiu criar a necessidade no consumidor, de compra do PS4.
Mas principalmente, eu concluo: Mais do que os bons ventos e a competência da Sony, a empresa está vendendo uma filosofia, e uma ideia do que é um video game para o consumidor. E isso, efetivamente, é suficiente para que eles acreditem no PS4, e no que a empresa ainda vai trazer.
Portanto, seja bem vindo PS4, e porque não, parabéns pelo seu recente sucesso! A indústria de jogos, agradece desde já!
Se sim, o que você acha que foi crucial para esse acerto? Preço? Marketing? Boa impressão? Mudança total em comparação ao lançamento do PS3? Ou acha que o mau momento da Nintendo com o seu Wii U, aliado as políticas impopulares da Microsoft e seu novo console foram determinantes nisso?
Prestem atenção nessa noticia:
http://www.retrogamesbrasil.com/t26658-playstation-4-vende-1-milhao-de-unidades-no-primeiro-dia-na-america-do-norte-melhor-lancamento-da-historia-dos-consoles
Agora, olhando bem essa news, onde vocês acham que isso começou? E principalmente, quem foi o responsável por isso? Se sua resposta foi foi por causa da E3 desse ano, está redondamente enganado e não percebe de onde realmente vem a boa impressão.
Voltemos um pouco, agora ao lançamento do PS3.
Ano de 2006 - Lançamento do PS3.
Em um dos eventos mais constrangedores de todos os tempos, a Sony anunciou seu PS3. A apresentação da Sony foi extremamente burocrática: Falava de números, tanto de vendas, quanto a potencia do console, e a apresentação foi absolutamente entediante, gerando piadas, memes e etc.
Alguns classificam o projeto do PS3 como arrogante e megalomaníaco desde o seu inicio, mas eu não acho que seja o caso. A sony achou que tinha a aprovação do mercado, e que tudo que ela fizesse seria aceito pelas third party's devido a seu massivo sucesso nas duas gerações anteriores.
A conferencia da Sony na E3 de 2006, resultou em vídeos como esse.
Trailers de jogos com imagens que eram supostamente in game, preço alto, declarações como: "Se você quer um PS3, arrume 2 empregos." a megalomania de Ken Kutaragi dizendo que o console seria capaz de 4D e 120fps queimaram o filme da Sony de forma que, foi o pior lançamento dos consoles da família Playstation em termos de vendas.
Dados como esse, comprovam o quão desastrado foi o lançamento do PS3.
Apesar de todo negativismo gerado em cima do PS3, a Sony manteve a calma e anunciava: O Projeto do console foi pensado para resultados a longo prazo e durante 10 anos ele estará ativo.
Algumas coisas ainda apareceriam no caminho da Sony, para arranhar ainda mais a imagem da empresa: Defeitos de hardware, invasão da sua rede online expondo um buraco gigante na sua segurança, com direito a roubo de dados dos seus jogadores, um mês sem jogatina online, e por fim, uma briga interminável com os hackers que pareciam dispostos a atormentar a vida da gigante Japonesa, trazendo finalmente o desbloqueio do PS3.
A partir daqui, houve uma mudança drástica de postura da Sony, em relação ao mercado.
A virada.
A Sony lançou um apelo agressivo no ambiente online. Começou a entregar serviços de alta qualidade na PSN, e muitas vantagens que atraíram os jogadores de volta a empresa.
Mesmo com os hackers sempre aparecendo, e ganhando certo destaque, era muito mais vantajoso você manter seu console bloqueado devido a qualidade que a Sony oferecia no seu serviço! Apesar de tudo, a empresa conseguiu recuperar sua imagem! Com os programadores pegando cada vez mais o jeito de fazer jogos para o console, e grandiosos títulos first party, a Sony iniciou a sua virada para cima do seu concorrente direto, o Xbox 360.
Muitos jogos de destaque, serviços online de qualidade, queda de preço, mudança de postura com o seu cliente, resgataram a credibilidade da Sony, fazendo com que, desde a metade da geração até o presente momento, o PS3 deixasse seu concorrente para trás! Mesmo tendo sido lançado um ano depois e com muitos problemas no inicio da sua vida.
A Sony conseguiu o que parecia impossível: Virou sobre o 360.
E é aqui que a Sony começou a vender o seu PS4, meu amigo.
Voltando a 2013...
Após um breve resumo, voltamos a 2013, ano de lançamento do PS4. Aqui, a Sony ja tinha grande expectativa sobre o seu console. Como do meio para o fim da 7° geração, a impressão que a empresa deixou para o seu console, inclusive os últimos anos dele sendo melhor que o inicial do sucessor, a Sony começou a pavimentar a todo lançamento do PS4.
Com erros gritantes do seu concorrente direto que mais parecia focar em tv, e quase virando um aparelho de tv a cabo, a falta de competitividade da Nintendo que em um ano não mostrou a que veio com o seu Wii U, e ainda as políticas da Microsoft quanto a usados, DRM, always online, além do preço mais alto e aparentemente, menos potencia, foram a cereja do bolo para a Sony.
Um dos momentos mais épicos de todos os tempos. Sony humilha a Microsoft, E3 2013.
Mas ainda não foi tudo: Com o Marketing fazendo o seu trabalho - e vale dizer - De forma muito mais amigável do que foi com o PS3, e tudo certo, no momento certo, sabendo como ganhar espaço em cima dos erros de seus concorrentes a Sony conseguiu fazer do lançamento do PS4 um dos momentos mais aguardados de todos os tempos.
É claro que os jogos disponíveis ainda não empolgam. Problemas de hardware estão pipocando pela internet o tempo todo, e mesmo assim você vê as pessoas dizendo: "Eu PRECISO desse console!!!".
Isso prova que a Sony conseguiu criar a necessidade no consumidor, de compra do PS4.
Mas principalmente, eu concluo: Mais do que os bons ventos e a competência da Sony, a empresa está vendendo uma filosofia, e uma ideia do que é um video game para o consumidor. E isso, efetivamente, é suficiente para que eles acreditem no PS4, e no que a empresa ainda vai trazer.
Portanto, seja bem vindo PS4, e porque não, parabéns pelo seu recente sucesso! A indústria de jogos, agradece desde já!
Texto por Guitto - Retrogames Brasil.