RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Começa a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento?

power_settings_newInicie sessão para responder
+9
Bonatti
MarvoxBrasil
Kaneda
Ricardo
Antonio Neto
paulo_damme
Galdius
Leinad
Guitto
13 participantes

descriptionComeça a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento? EmptyComeça a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento?

more_horiz
Antes de começar a ler a minha matéria, eu peço que me respondam: A Sony conseguiu acertar em cheio no lançamento do seu novo console?

Se sim, o que você acha que foi crucial para esse acerto? Preço? Marketing? Boa impressão? Mudança total em comparação ao lançamento do PS3? Ou acha que o mau momento da Nintendo com o seu Wii U, aliado as políticas impopulares da Microsoft e seu novo console foram determinantes nisso?

Prestem atenção nessa noticia:

http://www.retrogamesbrasil.com/t26658-playstation-4-vende-1-milhao-de-unidades-no-primeiro-dia-na-america-do-norte-melhor-lancamento-da-historia-dos-consoles

Agora, olhando bem essa news, onde vocês acham que isso começou? E principalmente, quem foi o responsável por isso? Se sua resposta foi foi por causa da E3 desse ano, está redondamente enganado e não percebe de onde realmente vem a boa impressão.

Voltemos um pouco, agora ao lançamento do PS3.

Ano de 2006 - Lançamento do PS3.

Começa a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento? Top-ten-most-outrageous-moments-in-e3-history-pictures_1306342474

Em um dos eventos mais constrangedores de todos os tempos, a Sony anunciou seu PS3. A apresentação da Sony foi extremamente burocrática: Falava de números, tanto de vendas, quanto a potencia do console, e a apresentação foi absolutamente entediante, gerando piadas, memes e etc.

Alguns classificam o projeto do PS3 como arrogante e megalomaníaco desde o seu inicio, mas eu não acho que seja o caso. A sony achou que tinha a aprovação do mercado, e que tudo que ela fizesse seria aceito pelas third party's devido a seu massivo sucesso nas duas gerações anteriores.

A conferencia da Sony na E3 de 2006, resultou em vídeos como esse.

Trailers de jogos com imagens que eram supostamente in game, preço alto, declarações como: "Se você quer um PS3, arrume 2 empregos." a megalomania de Ken Kutaragi dizendo que o console seria capaz de 4D e 120fps queimaram o filme da Sony de forma que, foi o pior lançamento dos consoles da família Playstation em termos de vendas.

Começa a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento? 400px-Npd_ps3_vs_ps2_sales
Dados como esse, comprovam o quão desastrado foi o lançamento do PS3.

Apesar de todo negativismo gerado em cima do PS3, a Sony manteve a calma e anunciava: O Projeto do console foi pensado para resultados a longo prazo e durante 10 anos ele estará ativo.

Algumas coisas ainda apareceriam no caminho da Sony, para arranhar ainda mais a imagem da empresa: Defeitos de hardware, invasão da sua rede online expondo um buraco gigante na sua segurança, com direito a roubo de dados dos seus jogadores, um mês sem jogatina online, e por fim, uma briga interminável com os hackers que pareciam dispostos a atormentar a vida da gigante Japonesa, trazendo finalmente o desbloqueio do PS3.

Começa a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento? 25_PS3-Hack

A partir daqui, houve uma mudança drástica de postura da Sony, em relação ao mercado.

A virada.

Começa a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento? PSN_Welcome_Back_featured_image

A Sony lançou um apelo agressivo no ambiente online. Começou a entregar serviços de alta qualidade na PSN, e muitas vantagens que atraíram os jogadores de volta a empresa.

Mesmo com os hackers sempre aparecendo, e ganhando certo destaque, era muito mais vantajoso você manter seu console bloqueado devido a qualidade que a Sony oferecia no seu serviço! Apesar de tudo, a empresa conseguiu recuperar sua imagem! Com os programadores pegando cada vez mais o jeito de fazer jogos para o console, e grandiosos títulos first party, a Sony iniciou a sua virada para cima do seu concorrente direto, o Xbox 360.

Muitos jogos de destaque, serviços online de qualidade, queda de preço, mudança de postura com o seu cliente, resgataram a credibilidade da Sony, fazendo com que, desde a metade da geração até o presente momento, o PS3 deixasse seu concorrente para trás! Mesmo tendo sido lançado um ano depois e com muitos problemas no inicio da sua vida.

Começa a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento? Worldwide_totals
A Sony conseguiu o que parecia impossível: Virou sobre o 360.

E é aqui que a Sony começou a vender o seu PS4, meu amigo.

Voltando a 2013...

Começa a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento? Sony-na-e3-2013

Após um breve resumo, voltamos a 2013, ano de lançamento do PS4. Aqui, a Sony ja tinha grande expectativa sobre o seu console. Como do meio para o fim da 7° geração, a impressão que a empresa deixou para o seu console, inclusive os últimos anos dele sendo melhor que o inicial do sucessor, a Sony começou a pavimentar a todo lançamento do PS4.

Com erros gritantes do seu concorrente direto que mais parecia focar em tv, e quase virando um aparelho de tv a cabo, a falta de competitividade da Nintendo que em um ano não mostrou a que veio com o seu Wii U, e ainda as políticas da Microsoft quanto a usados, DRM, always online, além do preço mais alto e aparentemente, menos potencia, foram a cereja do bolo para a Sony.

Um dos momentos mais épicos de todos os tempos. Sony humilha a Microsoft, E3 2013.

Mas ainda não foi tudo: Com o Marketing fazendo o seu trabalho - e vale dizer - De forma muito mais amigável do que foi com o PS3, e tudo certo, no momento certo, sabendo como ganhar espaço em cima dos erros de seus concorrentes a Sony conseguiu fazer do lançamento do PS4 um dos momentos mais aguardados de todos os tempos.

É claro que os jogos disponíveis ainda não empolgam. Problemas de hardware estão pipocando pela internet o tempo todo, e mesmo assim você vê as pessoas dizendo: "Eu PRECISO desse console!!!".

Isso prova que a Sony conseguiu criar a necessidade no consumidor, de compra do PS4.

Mas principalmente, eu concluo: Mais do que os bons ventos e a competência da Sony, a empresa está vendendo uma filosofia, e uma ideia do que é um video game para o consumidor. E isso, efetivamente, é suficiente para que eles acreditem no PS4, e no que a empresa ainda vai trazer.

Portanto, seja bem vindo PS4, e porque não, parabéns pelo seu recente sucesso! A indústria de jogos, agradece desde já!

Começa a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento? PlayStation4


Texto por Guitto - Retrogames Brasil.

descriptionComeça a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento? EmptyRe: Começa a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento?

more_horiz
Bom texto.

Acho que, mais relevante do que a competência da Sony, foi a incompetência de seus concorrentes no inicio dessa gen.

descriptionComeça a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento? EmptyRe: Começa a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento?

more_horiz
Não acho que só isso...
Claro que a Sony soube montar em cima desses erros. Mas ela poderia ter feito merda também, e o inicio seria bem morno. Só que, ela conseguiu acertar em cheio e minimizou os erros que ainda assim existem.

Acho que serão os lideres da geração, com certa folga.

descriptionComeça a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento? EmptyRe: Começa a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento?

more_horiz
Só falta ter jogo bom.

Nintendo >>> Sony
3DS >>>> Vita

descriptionComeça a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento? EmptyRe: Começa a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento?

more_horiz
Guitto escreveu:
Não acho que só isso...
Claro que a Sony soube montar em cima desses erros. Mas ela poderia ter feito merda também, e o inicio seria bem morno. Só que, ela conseguiu acertar em cheio e minimizou os erros que ainda assim existem.

Acho que serão os lideres da geração, com certa folga.
Tb não acho que é só isso.

Mas acho que esse foi o principal fator.

descriptionComeça a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento? EmptyRe: Começa a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento?

more_horiz
Excelente tópico guitto! Seja bem vindo ps4! So melhorar as condições - preço - eu vou comprar o meu!

descriptionComeça a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento? EmptyRe: Começa a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento?

more_horiz
Ja começou bem não seguindo o mesmo caminho do lançamento do ps3.

descriptionComeça a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento? EmptyRe: Começa a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento?

more_horiz
Galdius escreveu:
Só falta ter jogo bom.

Nintendo >>> Sony
3DS >>>> Vita

Tu dizendo isso? :tudobem: 

Leinad escreveu:
Guitto escreveu:
Não acho que só isso...
Claro que a Sony soube montar em cima desses erros. Mas ela poderia ter feito merda também, e o inicio seria bem morno. Só que, ela conseguiu acertar em cheio e minimizou os erros que ainda assim existem.

Acho que serão os lideres da geração, com certa folga.
Tb não acho que é só isso.

Mas acho que esse foi o principal fator.


Acho que a mudança de política ja no PS3 trouxe mais resultados. Até porque a expectativa parecia mais alta pelo console da Sony antes de todos terem sido anunciados.

descriptionComeça a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento? EmptyRe: Começa a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento?

more_horiz
bom texto. mostra como a história é escrita aos poucos, e nao isoladamente com cada geração. é como o dreamcast pagando pelos erros do saturn.

na epoca do ps3, a sony "arriscou" e pagou o preço com o bluray. talvez o maior motivo do ps3 ser caro. hoje, o bluray ta mais popular, e o ps4 tem essa dívida com o 3.

no ps4 em si, a sony teve como jogada boa a atenção aos interesses do consumidor: sem putaria de always online e usados livre. emendou o combo com preço bom.

descriptionComeça a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento? EmptyRe: Começa a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento?

more_horiz
paulo_damme escreveu:
Excelente tópico guitto! Seja bem vindo ps4! So melhorar as condições - preço - eu vou comprar o meu!

Valeu Paulo!

Neto Kosovo escreveu:
bom texto. mostra como a história é escrita aos poucos, e nao isoladamente com cada geração. é como o dreamcast pagando pelos erros do saturn.

na epoca do ps3, a sony "arriscou" e pagou o preço com o bluray. talvez o maior motivo do ps3 ser caro. hoje, o bluray ta mais popular, e o ps4 tem essa dívida com o 3.

no ps4 em si, a sony teve como jogada boa a atenção aos interesses do consumidor: sem putaria de always online e usados livre. emendou o combo com preço bom.

Concordo.

descriptionComeça a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento? EmptyRe: Começa a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento?

more_horiz
Ótimo texto Guitto, parabéns!!

descriptionComeça a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento? EmptyRe: Começa a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento?

more_horiz
Pela sucessões de problemas tá o retrato do ps4.

PS: Vendeu um milhão ok mas os erros são grotescos.

Começa a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento? Xbox-Wins_zpsa26c8f2f

descriptionComeça a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento? EmptyRe: Começa a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento?

more_horiz
Ricardo escreveu:
Ótimo texto Guitto, parabéns!!

Valeu, Ricardo!

descriptionComeça a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento? EmptyRe: Começa a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento?

more_horiz
Muito legal cara show de bola mesmo, gostei de ver tudo o que foi ilustrado para completar o texto. Essa 8ª Geração vai dar o que falar. Quero só ver...

descriptionComeça a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento? EmptyRe: Começa a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento?

more_horiz
PS4 + Wii U com 3DS nos portáteis, esse é meu combo da geração.

Depois até penso em pegar um X1 por causa de um exclusivo ou outro, mas bem para frente.

E um UP nervoso no PC daqui a um tempo também.

descriptionComeça a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento? EmptyRe: Começa a nova geração: Podemos dizer que a Sony acertou em tudo no seu lançamento?

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder