Rage, Aproveite a Promoção no Steam! 250px-Rage_cover

A partir de hoje, uma das últimas criações da iD Software lançado em 2011 em parceria com a Bethesda está custando R$9,99 na Steam. O jogo mistura os gêneros FPS, corrida e exploração de modo que você interaja com um universo pós-apocaliptico devido a colisão de um meteóro em uma área do Planeta Terra. Para você que pretende aventurar-se pelo jogo Rage, aconselho comprar junto a DLC chamada The Scorchers que também está em promoção por apenas R$2,24, ao todo você gastará menos de 12,50 para ter aí um jogo de alto nível e que prenderá você por horas na frente do computador.

O que é Rage?

Rage, Aproveite a Promoção no Steam! Ragepreview

Em um primeiro momento, Rage foi anunciado como um exclusivo para o primeiro Xbox e o PC. A intenção era trazer um jogo com 3 DVDs dual-layers, onde cada face da mídia teria um Mundo novo. Claro que tudo isso não aconteceu devido ao alto custo de um pacote como esse. Na Edição 28: Apresentamos Rage, dos criadores da franquia DOOM foi um dos poucos sites de games na época que traduziu uma entrevista muito esclarecedora que aconteceu entre Tim Willits e o NowGamer.com ainda em 2010 e que revelou o caminho que o jogo seguiu até a chegada em outubro de 2011 e até um pouco do futuro da iD Software. Acompanhe alguns trechos da entrevista:


NG – Rage é o primeiro jogo a usar um novo endereço de IP desde Quake, em 1996. Por que desenvolver Rage antes de qualquer lançamento de um suposto DOOM 4 ou Quake 5?
TW – A id Software possui um número de títulos muito grande, com DOOM, Quake e Wolfenstein, além de outros games que fizemos e que estão dentro de nosso portfólio de projetos. Mas depois de completar DOOM 3 e Quake 4, nós sabíamos que deveríamos fazer alguma coisa diferente do que já tínhamos feito, mas com a idéia de arrebentar qualquer expectativa que as pessoas teriam ao esperar um novo jogo feito por nós. Ao criar uma nova franquia, nós estamos permitindo a nós mesmos e a todos vocês, que costumam jogar, uma liberdade de explorar novas possibilidades dentro de um jogo. O núcleo de Rage é um game de tiro em primeira pessoa. Mas nós temos adicionado muito mais do que isso no jogo, como carros de corrida, veículos prontos para combates, um enredo surpreendente e detalhes muito mais vivos, coloridos, animados, em resumo, exuberante. Rage realmente será especial e isso acontecerá quando estiver pronto e eu estou certo que nossos fãs, que acompanham todos os projetos que a id Software faz e fez, vão amar, tanto quanto aquelas pessoas que nunca jogaram nenhum jogo que a id Software tenha feito.

Após o primeiro Start em Rage

Assim que a Terra descobre que não vai ter jeito de salvar o planeta com a colisão do Asteróide, o governo resolveu colocar algumas pessoas em cápsulas para que essas pessoas guardadas, após a colisão, consigam recriar a Terra. O maior problema é que alguém entrou lá e destruiu praticamente todas as cápsulas e roubou um chip que será muito útil no final. Dentro da única cápsula deixada para trás, sobrou uma pessoa, que é o personagem do jogo pelo qual você controla no decorrer de todo o jogo.

Todo o ambiente do jogo foi inspirado no filme Mad Max 2, e se você lembra do vilarejo que utilizava um ônibus escolar como portão, verá uma situação bem parecida no primeiro Vilarejo do jogo Rage, e também nos jogos Fallout e Borderlands. Além de caminhar pelas locações da cidade de Wasteland, existe uma situação que muda muito que são as corridas da morte. Um ícone forte da cultura do jogo, são as corridas, da mesma forma como existe para nós a Fórmula 1. Nesse momento, o jogo incorpora sensações que vão de MotorStorm à Burnout. E as corridas são muito legais porque dependendo do torneio que você se inscreve, você corre para ganhar, ou corre para sobreviver de modo a destruir todos os oponentes.

Rage, Aproveite a Promoção no Steam! Rage2

Durante todo o jogo você terá essa pegada entre, o momento FPS onde você precisará jogar em fases, lutar com diversas criaturas, chefões e cumprir determinados objetivos, e o momento corrida que é muito importante para você ganhar moral e avançar dentro do próprio jogo.

Diversão sem frustrações

Um dos maiores diferenciais em Rage, é que o jogo é rápido, e digo isso porque mesmo em fases grandes, a ação é tão bem balanceada que você não consegue se chatear. E os objetivos são feitos para você não ficar tão perdido a ponto de realizar logo o que tem que fazer e partir para outra. Aquela coisa de, "fazer o que interessa e vazar" para o próximo desafio. Mesmo aqueles que não curtem assiduamente o gênero FPS, conseguirão jogar Rage sem problemas. E a sensação de ficar perdido dentro de uma fase é muito menor que no jogo Borderlands. Para que você consiga viajar pelo universo do jogo, você poderá guiar quadriciclos e até carros nervosos que você poderá tuná-los para deixar mais mais agressivos e resistentes. Nas "ruas" de Wastelands existem bandidos que estão preparados para tirá-lo do jogo a todo momento. É aí que entra as armas que você carrega a bordo do seu possante, com mísseis teleguiados, metralhadoras e minas terrestres, e ainda você ganha uma grana extra ao destruir os bandidos pelo caminho. É um jogo cheio de coisas para fazer, e se você não quiser fazer, apenas não faça e siga com seus objetivos principais.

Inteligência Artificial Nota 10

O primeiro indício de inovação na inteligência artificial dos inimigos aconteceu quando Quake foi lançado, em 1996. Recriar este momento após 15 anos, é uma situação bastante difícil. Ao entrar nas fases, verá que a movimentação dos inimigos parecem possuir vida própria. Eles pulam, escondem-se, chamam reforços, e dependendo do local que você atira, enquanto eles não estiver alí, esticados no chão, não vão sossegar. Os inimigos conseguem levantar apoiando-se nas paredes ou no que conseguir para continuar de pé.

Para enfrentar o ambiente hostil em Rage, o jogo possibilita o jogador a utilizar diferentes estilos de munições em uma mesma arma, inclusive realizar upgrades para melhorar a forma como as armas atiram. Por exemplo, a primeira arma é um revólver, e possuem 3 tipos de munições. Tiro normal, uma munição mais grossa que causa um belo estrago e uma terceira munição que transforma o revólver em uma mini uzi e atira diversos projéteis contra os inimigos. É possível arremessar outros tipos de armas, como granadas, bumerangues, controlar carrinhos de controle remoto com detonadores explosivos e montar sua própria atiradeira de chão, a famosa sentry para eliminar quem se aproxima de você.

Easter Eggs Nostálgicos

Existem 3 segredinhos neste jogo que homenageiam os jogos Wolfenstein 3D, DOOM e Quake, e estão muito bem escondidos dentro de 3 fases. Tente encontrá-los e volte no tempo por alguns segundos dentro do Rage.

Legal, mas curto

Pois é, tudo que é bom dura pouco e aqui acontece essa mesma situação. Depois de algumas horas que você já conseguiu acostumar-se com o jogo e todo o ambiente, quando você menos percebe o jogo acaba. E você ainda se pergunta: "aaah mas já?", vai saber quando é que Rage 2 aparecerá, mas espero que seja tão bom quanto este.

Por que jogar a DLC Scorchers?

Após terminar o jogo, a DLC faz você continuar a sua exploração pelo universo de Wasteland. Você conhecerá um pouco mais sobre a história porque existem novas missões e locais para visitar. Um dos momentos mais épicos será lutar contra os piratas de Wasteland, uma tribo que utiliza navios voadores, bem no estilo do Super Mario Bros 3 do NES. Aproveite para jogar hoje em 2013, porque diversos bugs que existiram no ano do lançamento, em 2011, foram corrigidos, então o jogo está bem mais estável e proveitoso.

Rage, Aproveite a Promoção no Steam! F498F2740760A245EB1B63F548B596975D47AEB1

Por tudo isso, aproveite a promoção, que está mais barato que revista Fullgames nas bancas.