Este foi o meu primeiro jogo Lego que joguei em consoles de mesa, todos os outros jogos da franquia eu havia jogado no Vita. Também joguei muito pouco do Lego City Undercover para o WiiU, mas não me agradou muito, então considero o Lego Marvel o meu primeiro jogo da franquia para consoles de mesa.
Assim como a maioria dos jogos multiplataforma desse ano, eu peguei o Lego Marvel para o PS4, assim eu tenho algo para jogar no console e aproveito os gráficos mais bonitos. Uma coisa que foi bastante diferente do Killzone: Shadow Fall foi o uso que eu fiz do botão "Share" do controle do PS4. Enquanto que no Killzone eu usei uma ou duas vezes, no Lego Marvel eu usei bastante. Essa funcionalidade me parecia inútil quando anunciaram, mas ela realmente é muito legal. Eu upo as screenshots pro meu twitter para facilitar colocar em fóruns depois. Sendo assim, todas as fotos desse tópico foram tiradas por mim.
Assim como a maioria dos jogos multiplataforma desse ano, eu peguei o Lego Marvel para o PS4, assim eu tenho algo para jogar no console e aproveito os gráficos mais bonitos. Uma coisa que foi bastante diferente do Killzone: Shadow Fall foi o uso que eu fiz do botão "Share" do controle do PS4. Enquanto que no Killzone eu usei uma ou duas vezes, no Lego Marvel eu usei bastante. Essa funcionalidade me parecia inútil quando anunciaram, mas ela realmente é muito legal. Eu upo as screenshots pro meu twitter para facilitar colocar em fóruns depois. Sendo assim, todas as fotos desse tópico foram tiradas por mim.
O jogo é dividido em 15 fases que possuem uma boa duração. Eu acho que as fases da primeira metade do jogo são maiores do que as da segunda metade, mas isso pode ter sido só impressão minha. Entre uma fase e outra você pode andar por Manhattan e pelo porta aviões da S.H.I.E.L.D. Eu achei essa parte do open world desnecessária, mas ela com certeza acrescenta (e muito) ao replay do jogo. Existem várias side missions e personagens para desbloquear depois de terminar todas as 15 fases do jogo. No mapa aberto também existem várias "propagandas" de personagens da Marvel, como se pode ver nas duas próximas imagens. Eu achei isso bem legal, deixou o mundo jogo mais vivo.
Nas fases da campanha, você controla vários personagens conhecidos da Marvel, os mais desconhecidos nem aparecem, mas podem ser desbloqueados fazendo as side missions ou comprados com o dinheiro do jogo. Na minha opinião, eles poderiam ter diversificado mais os personagens das 15 fases.
O gameplay das fases é bastante tradicional. Você tem de 2 a 4 personagens e pode ir trocando entre eles conforme o necessário para ir progredindo. Existem também muitos extras a serem coletados em cada fase e, para vários deles, é necessário refazer as fases com outros personagens no modo Free Play.
Nas fases da campanha, você controla vários personagens conhecidos da Marvel, os mais desconhecidos nem aparecem, mas podem ser desbloqueados fazendo as side missions ou comprados com o dinheiro do jogo. Na minha opinião, eles poderiam ter diversificado mais os personagens das 15 fases.
O gameplay das fases é bastante tradicional. Você tem de 2 a 4 personagens e pode ir trocando entre eles conforme o necessário para ir progredindo. Existem também muitos extras a serem coletados em cada fase e, para vários deles, é necessário refazer as fases com outros personagens no modo Free Play.
O áudio do jogo é bom para os efeitos e a dublagem também está boa. É uma pena que nem todos os personagens possuem as dublagens feitas pelos atores dos filmes. Mas, o Agente Coulson é dublado pelo ator que interpreta o personagem nos filmes e na série e a dublagem ficou muito boa. O Nick Fury também dublado pelo Samuel L. Jackson. Outros personagens eu sinceramente não tenho certeza se são dublados pelos mesmos atores ou não. Eu sei que o Homem de Ferro com certeza não é.
Os gráficos foram um dos motivos pelos quais eu comprei o jogo para o PS4 em vez de ter pego para o PS3 ou Xbox 360. Achei o visual do jogo muito bonito, os gráficos estão limpos e o jogo roda sem queda de frames. Diferentemente do Killzone, no Lego Marvel não temos grandes efeitos de iluminação em durante o jogo em si. Nas cutscenes os gráficos melhoram um pouco e percebemos alguns efeitos. Isso não quer dizer que durante as fases o jogo é igual ao da geração passada, pelo contrário, ele é sim mais bonito. Tirei duas screenshots para exemplificar a diferença entre gameplay e cutscene.
Os gráficos foram um dos motivos pelos quais eu comprei o jogo para o PS4 em vez de ter pego para o PS3 ou Xbox 360. Achei o visual do jogo muito bonito, os gráficos estão limpos e o jogo roda sem queda de frames. Diferentemente do Killzone, no Lego Marvel não temos grandes efeitos de iluminação em durante o jogo em si. Nas cutscenes os gráficos melhoram um pouco e percebemos alguns efeitos. Isso não quer dizer que durante as fases o jogo é igual ao da geração passada, pelo contrário, ele é sim mais bonito. Tirei duas screenshots para exemplificar a diferença entre gameplay e cutscene.
A história do jogo não tem nada demais, como já era de se esperar. Mas, ela é uma boa desculpa para juntar vários personages do universo Marvel que já apareceram e que também ainda não apareceram nos filmes. Não quero falar muito para não causar spoilers, mas posso dizer que a história é legal e ainda não foi totalmente mostrada nos filmes mais novos feitos pela Disney.
Por ser um jogo com um apelo e visual mais infantil, a história não é nada complicada, mas existem várias piadinhas ao longo do jogo, tanto em falas como em situações. Eu até mesmo me peguei rindo em algumas, como no da foto a seguir. Me surpreendeu que em várias partes do jogo os personagens fazem piadas com ironia e uns tiram graça dos outros. O jogo não é nada sério, e sim é totalmente o contrário. Essa troca de clima em relação ao Killzone: Shadow Fall me agradou bastante.
Por ser um jogo com um apelo e visual mais infantil, a história não é nada complicada, mas existem várias piadinhas ao longo do jogo, tanto em falas como em situações. Eu até mesmo me peguei rindo em algumas, como no da foto a seguir. Me surpreendeu que em várias partes do jogo os personagens fazem piadas com ironia e uns tiram graça dos outros. O jogo não é nada sério, e sim é totalmente o contrário. Essa troca de clima em relação ao Killzone: Shadow Fall me agradou bastante.
Enquanto que eu acho que o jogo poderia ter aproveitado mais personagens durante a campanha principal, a experiência em si foi muito boa e agradável. Espero bastante por uma sequência, mesmo porque a história dá espaço para isso.
Creio que os gráficos mais limpos e bonitos justificam a compra pela versão de PS4 mesmo que se tenha que pagar mais caro por ela aqui no Brasil. A possibilidade de jogar em coop o jogo inteiro também é um grande ponto positivo, já que o jogo chama a atenção tanto de crianças como de pessoas mais velhas. Acho que pode ser um ótimo jogo para se jogar com namoradas/esposas. Recomendo o jogo para todos aqueles que já jogaram algum jogo da série e mais ainda para aqueles que nunca jogaram, porque eles estarão diante de uma experiência nova de jogo bastante diferente do que estamos acostumados hoje em dia, com jogos poucos coloridos e com ênfase em FPSs.
E como não poderia deixar de ser, no jogo também tem uma cena durante os créditos. Ela serve tanto para apresentar alguns personagens que podem ser habilitados depois de terminar a campanha como também deixar o público mais familiarizado com um próximo filme da Marvel a ser lançado. Como não quero estragar nenhuma surpresa, a foto com esses personagens está em spoiler a seguir.
Spoiler :
Outros reviews meus:
Cavaleiros do Zodíaco: Batalha do Santuário (PS3):
http://www.retrogamesbrasil.com/t14644-ps3-os-cavaleiros-do-zodiaco-batalha-do-santuario
Earthbound (SNES):
http://www.retrogamesbrasil.com/t23881-terminei-earthbound
Mother 3 (GBA):
http://www.retrogamesbrasil.com/t25621-review-mother-3
Pokémon X/Y (3DS):
http://www.retrogamesbrasil.com/t25925-review-pokemon-x-e-y
Killzone: Shadow Fall (PS4):
http://www.retrogamesbrasil.com/t26860-review-killzone-shadow-fall-ps4