Público de filmes nacionais deve bater recorde em 2013
do UOL
11/12/2013 22h39
O filmes brasileiros ultrapassaram a marca de 25 milhões de espectadores entre janeiro e novembro de 2013, maior público para o cinema nacional desde a recuperação da produção cinematográfica (1993-94). As informações são do portal "Filme B", especializado no mercado cinematográfico do Brasil.
O resultado —crescimento de mais de 100% em relação à 2012— é puxado por comédias como "Meu Passado me Condena", que já acumula mais de dois milhões de bilhetes vendidos.
Até o fim do ano, a plateia dos longas brasileiros, que representa cerca de 18% da total, deve superar os 25,6 milhões de espectadores registrados em 2010, ano de "Tropa de Elite 2". A expectativa é que os filmes "Crô" e "Até que a Sorte nos Separe 2" façam a marca ser superada.
Considerando todo o público, foram 140,4 milhões de espectadores até novembro, contra 136,7 milhões no mesmo período de 2012 (crescimento de 2,7%). Já a renda acumulada foi de R$ 1,6 bilhão, contra R$ 1,5 bilhão no ano passado.
http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/entretenimento/2013/12/11/publico-de-filmes-nacionais-deve-bater-recorde-em-2013.htm
Falam em retomada do cinema nacional e etc, mas pra mim, essas comédias apenas estão tomando o lugar que antes eram dos Trapalhões.
Não estou desmerecendo, mas é true. Trapalhões eram campeões de bilheteria, mas saíram, então ficou uma lacuna que tá sendo preenchida com essas comédias.
Acho que nos EUA a diferença, é que eles sabem pegar o dinheiro dessas grandes bilheterias pra alimentar a indústria cinematográfica como um todo. Aqui no Brasil, esse dinheiro aí acaba sendo dissolvido de alguma força e a indústria fica chupando o dedo. Acaba não existindo ou ganhando a força que deveria.