Os serviços do Wii, Wii U, DS e 3DS (e 2DS) já se encontram ativos e totalmente funcionais como é possível conferir no novo site que disponibiliza os status da rede.
Mas a Nintendo decidiu dar aos fãs uma explicação detalhada do que aconteceu, um pouco antes de tudo voltar ao normal, confira abaixo:
"Muito obrigado pela sua paciência enquanto nós executamos a manutenção no Nintendo eShop e Nintendo Network. Agradecemos sinceramente o seu apoio contínuo. Queríamos compartilhar alguns detalhes sobre o que está causando esse tempo de inatividade e atualizá-lo sobre a corrente interrupção do serviço.
A falha inicial foi causada principalmente por um aumento, de uma só vez, na demanda ao longo dos últimos feriados, composta pelo seguinte:
1) Um influxo de novas contas na Nintendo Network sendo criadas e acessando a Nintendo eShop;
2) Informações de contas do Nintendo 3DS já existentes sendo movidas para novas contas na Nintendo Network.
Continuamos a ajustar nossa rede para atender às necessidades de todos os nossos serviços e aplicações. Para garantir nossa audiência global tenha um esperado nível de consistência no serviço, nós tomamos a Nintendo eShop no Nintendo 3DS offline. Esperamos tê-lo de volta online no mais tardar às 04:00 ET (9h no Brasil) em 29 de dezembro, mas poderemos ter que realizar uma nova manutenção no futuro.
Nós realmente pedimos desculpas pelas inconsistências em nossos serviços online. Estamos trabalhando duro dia e noite para restabelecer plenamente estas funções, e continuaremos a mantê-lo atualizado sobre o nosso progresso".
Fonte: http://www.nintendoblast.com.br/2013/12/nintendo-explica-o-que-aconteceu-com.html