Nós vivemos uma época perigosa para os games, onde basta diminuir o interesse por determinados jogos para que eles deixem de existir num piscar de olhos. Embora compreenda o lado comercial dessa atitude, nunca consegui entender o porque das empresas não permitirem que os próprios jogadores mantenham os títulso funcionando em servidores próprios e para mostrar que isso é possível, um grupo de fãs resolveu trazer os dois Resident Evil Outbreak de volta à vida.
Lançados para o PlayStation 2, tais jogos tinham como grande destaque a possibilidade de jogarmos online com amigos, mas como tem se tornado comum, seus servidores foram desligados há alguns anos, deixando órfãos todos aqueles que adoravam se aventurar por tais jogos.
Então, utilizando engenharia reversa o grupo conseguiu fazer os jogos funcionarem online novamente, mas a parte ruim desta notícia é que por enquanto apenas as versões japonesas do Resident Evil Outbreak e Resident Evil Outbreak: File #2 estão funcionando e embora os responsáveis digam que pretendem fazer o mesmo com os títulos lançados no ocidente, a diferença de tecnologia utilizada nos servidores faz com que a tarefa seja muito mais complicada e por isso talvez ela nunca seja alcançada.
Mesmo assim, esta é uma inciativa louvável e que na minha opinião torna a atitude das empresas ainda mais lamentável, afinal, se pudéssemos criar nossos servidores as desenvolvedoras não precisariam gastar dinheiro para manter esses games funcionando e não teríamos que nos preocupar com uma sombra que tem pairado sobre os jogos eletrônicos, que é o do seu total desaparecimento.
Enfim, caso você tenha um PS2 capaz de rodar jogos japoneses e uma cópia de um dos Resident Evil Outbreak e quiser testar o novo servidor, maiores informações podem ser encontradas aqui.
http://meiobit.com/275712/fas-ressuscitam-modo-online-resident-evil-outbreak/