Há algum tempo atrás a Nintendo foi processada pela Tomita Technologies, uma empresa que alegou que a tecnologia de exibir imagens 3D estereoscópicas sem a necessidade de óculos empregada no Nintendo 3DS é uma tecnologia sua, cujo pedido de registro deu entrada em 2003 e foi confirmada em 2008.
Desde 2011 a Nintendo tentou de todas as formas reverter a briga mas em março do ano passado um júri norte-americano (apesar das duas empresas serem japonesas a Tomita deu entrada no processo em Nova Iorque, e alguns estados do país sempre dão preferência aos detentores de patentes, o que qualifica a empresa como uma autênitca patent troll) declarou a empresa culpada, condenando-a a pagar à reclamante 30 milhões de dólares, reduzindo posteriormente esse valor para US$ 15 milhões.
Embora as vendas de seus portáteis estejam indo bem, a empresa não está em posição de abrir mão de qualquer quantia tendo em vista que as coisas não estão indo nada bem para o Wii U.
Só que o cenário piorou. Em dezembro, em um processo paralelo o júri determinou que a Nintendo deve pagar à Tomita 1,82% em royalties sobre as vendas de cada unidade do 3DS pelo resto da vida. Considerando os preços norte-americanos, a Tomita vai embolsar US$ 3,08 por cada 3DS cujo preço de venda é de US$ 169 e US$ 3,62 de cada 3DS XL (US$ 199). Como uma boa patent troll a Tomita tentou arrancar um valor fixo de US$ 4,45 por unidade, mas o juiz achou demais devido o fato de que os consoles se desvalorizam com o tempo. Considerando que a Nintendo vendeu 2 milhões de portáteis no último trimestre e a quantidade total de 3DS vendidos é de 35 milhões, a empresa pode arrecadar um valor próximo de 10 milhões de dólares por ano sem esforço. Como o Nintendo 2DS não possui funcionalidades 3D ele ficou de fora do litígio.
O mais curioso nessa contenda é que a Tomita é tão troll que mirou na empresa mais revelante: a Sharp e não a Nintendo é a responsável pelas telas do 3DS e ela não foi ameaçada. Já a Big N não é estranha a processo de requerimento de patentes (ela sofreu outros revézes com o Gamecube e o Wii Fit), mas esta é a primeira vez que ela é obrigada a pagar royalties permanentemente. Embora o 3DS venda bem, a Nintendo não está em posição de se dar ao luxo de abrir mão de lucros e essa patent troll pode prejudicar e muito a companhia.
http://meiobit.com/275920/nintendo-vs-tomita-royalties-camera-3d-porcentagem-sobre-cada-3ds-vendido/