Primeira geração HD, e isso acabou resultando num salto gráfico enorme em relação a geração anterior. Xbox 360 veio primeiro em 2005, e com Gears of Wars começou a abocanhar as vendas, entregando gráficos nunca vistos. Playstation 3 veio em 2006 e não começou muito bem a gen. Basicamente, por causa de um discurso infeliz da Sony na época de que “povo vai ter que ter 2 empregos pra comprar o PS3”. Papo elitista que nunca combinou com a marca Playstation. Então, a empresa japonesa viu suas ótimas vendas do PS2, se diluírem no começo de vida do PS3, perdendo tanto pro Xbox 360 como pro Nintendo Wii, tanto pelo preço alto, como também, pela arquitetura difícil do console, fazendo os jogos multis se saírem melhor no XBox 360. Mas depois de ter levado uma pernada nas vendas do Xbox 360 (e do Nintendo Wii), Sony acordou em 2009. Baixou o preço, e investiu pesado em jogos. No fim, foi uma competição acirrada entre eles, Sony levou a melhor nas vendas no fim da gen, depois da boa reação da Sony, mas ambos tiveram grandes games.
20º – Fable Anniversary (Leonhead Studios/Microsoft Studios)
Tecnicamente, é um jogo do Xbox original, mas não posso deixar de incluir aqui. Fable era pra ser o “The Legend of Zelda” do MS. Infelizmente, a empresa não tratou a série muito bem, lançando sequels que não evoluíram muito, ou spin off infelizes (Fable Heroes ou Fable The Journey) e hoje já abandonou. Pelo menos, restou esse ótimo jogo original que ganhou esse remaster/remake pro 360.
19º – Silent Hill Downpour (Konami)
Não posso deixar de admitir que esse é um “guilty pleasure”, mas é curti muito esse game apesar de suas falhas. Revez maior que citaria nele são os monstros genéricos, que não lembram os monstros clássicos da série, mas ok. Gosto do personagem principal e seus dilemas, gosto da história, e o jogo mantém o climão dos anteriores (não virou shooter que nem os Resident Evil).
18º – DMC Devil May Cry (Capcom/Ninja Theory)
Reboot polêmico da famosa série (que se iniciou no PS2), pelo fato de muitos fãs não curtirem o novo Dante. Como não peguei a série nessa época, então nem ligo. Só sei que o reboot tem lindo gráficos, e um ótimo sistema de combos. Independente de ser ou não um bom reboot, é um excelente jogo. Fim.
17º – Rage (Id Software/Bethesda)
Um game que passou desapercebido na gen, infelizmente. Mas é ótimo. Talvez confundiram que seria um novo Doom ou Quake, mas não é um shooter (não 100%), é um open world, que além da parte shooter, também tem competição de carros e também parte RPG, com a possibilidade de juntar/upar itens e armas.
16º – Brutal Legend (Double Fine/EA)
Brutal Legend foi um dos primeiros que joguei na geração. Personagem principal inspirado no ator Jack Black, obcecado com Heay Metal, gráficos cartoons, personagens e situações hilárias.
15º – Killzone 3 (Guerrilha Games)
Como Resistence, outra série FPS exclusiva da Sony. Também como Resistence 3, gostei muito da arte empregada nos gráficos, sem falar que o 3D também ficaram ótimos.
14º – Shadows of Damned (Grasshopper/EA)
Suda 51 é um produtor único, que investem em game cada vez mais surtados. Esse não deixa de ser, apesar da história ser algo mais romântico, com o herói indo até o inferno pra salvar a amada.
13º – Blood Stone 007 (Activision)
Infelizmente, a série de games do agente James Bond perderam a relevância que tiveram no passado, mas, pelo menos, a gen HD ganhou esse ótimo game do agente que agora é em 3ª pessoa e não 1ª, como foram os anteriores.
12º – Call of Duty – Modern Warfare 2 (Activision)
Call of Duty se tornou a franquia oficial shooter. Quando se pensa no gênero atualmente, hoje é a primeira franquia que se lembra. Ano após ano surge novos títulos da franquia. E boom da série começou aqui nesse ótimo e polêmico game (a missão no aeroporto ainda dá pesadelos a muitos). Pode estar desgastada, mas esse Modern Warfire 2 continua um ápice do gênero.
11º – Hitman Absolution (SquarEnix/Eidos)
Uma série que surgiu na 6ª gen e que só fui conhecer na 7ª, através desse incrível game. Gráficos top, e um sistema de stealth que não espanta quem não tem muita habilidades ou não curte muito esse sistema.
10º – Heavy Rain (Quantic Dream)
Muito criticado por não ser um jogo, e sim um “filme interatico”, o que acho uma besteira. “Filme interativo” também é jogo, e no caso, aqui um jogo de respeito. Um exclusivo do console que fez diferença, pela sua trama bem amarrada e envolvente.
9º – Mafia II (2k)
Um belo open world que se passa no anos 40, uma época maior dos gangsteres. Charmoso acima de tudo.
8º – Tom Clancy’s Splinter Cell Conviction (Ubisoft)
Curto muito essa série, apesar de ter jogado poucos games dela. Um que joguei muito foi esse que ficou exclusivo do 360. Ótimo stealth action e gráficos muito bons.
7º – Resistance 3 (Insomniac)
Um ótimo FPS exclusivo de PS3. Chama a atenção a arte dos gráficos, que não tentam ser tão realistas, mas algo que meio estilizado. E particularmente, gosto muito do efeito 3D.
6º – Alan Wake (Remedy/Microsoft Studios)
Game exclusivo do 360. Foi um espanto quando surgiu prometendo gráficos únicos. Muitos compraram o console depois do anúncio. Mesmo talvez não sendo tudo o que prometeu, merece um lugar aqui no top, porque é outra (possível) franquia que a MS abandonou, mas que merecia mais games.
5º – Max Payne 3 (Rockstar)
Shooter com “S” maiúsculo. Max Payne agora está no Brasil enfrentando traficantes e milícias em favelas de São Paulo. Vale super a pena, tanto por ser um grande game, como também ser curioso uma superprodução do gênero se passar no Brasil.
4º – Uncharted 2 Among Thieves (Naughty Dog)
Naughty Dog criou uma série completa, e considero esse 2º game o melhor deles. Games de ação cinematográfica, mas longe de ser um filme interativo (mesmo se fosse, não teria problemas). Gráficos ainda deixam a gente babando, personagens principal carismático e ação desenfreada.
3º – Mortal Kombat (Warner/Netherealm)
Depois de anos e anos e anos e anos no ostracismo, a série volta a ativa com esse game de nível elevado. Espertamente investiu só em personagens mais que clássicos da série, e recontou a história desde o primeiro game. Combos, Fatalities, babalities, pit, tudo lá lindamente recriado. Game de luta da gen e o melhor de todos os tempos. IMO.
2º – InFamous 2 (Socker Punch)
Foi o meu preferido por muito tempo nessa gen (tanto o 1º jogo como esse 2º). Junto de Uncharted foi a série que vi que valeu super a pena ter ido de PS3 . Outro open world (já meu gênero favorito) com história bem legal, envolvente e um char “super herói” que tem poderes mil pra caminhar pela cidade e enfrentar inimigos.
1º – Grand Theft Auto V (Rockstar)
E GTA V chega já no fim de geração, mas GTA é GTA. Não tem jeito. Jogos top no gênero open world e esse quinto game da série traz um incrível nível de conteúdo, com várias coisas pra fazer no seu enorme mapa. Além de acumular MUITA missão FODA, onde podemos muitas vezes revezar os 3 personagens disponíveis no game. Rockstar fodeu geral mesmo. Game da geração HD.
Atualizado em 07/2017.
https://arquivojailcante.wordpress.com/2014/12/19/top-20-playstation-3-xbox-360/
Última edição por Jail em Qua 26 Jul 2017, 11:53, editado 3 vez(es)