VirtualBoy escreveu: Cade aquela cuzona da mulher que ainda defendeu esse bosta?Na hora do roubo ela não tava né.
Pau que nasce torto cresce torto.Esse ai não tem mais jeito.
Até onde eu vi, ela não defendeu especificamente o cara. Ela criticou ato de vigilantismo, algo que eu também condeno NÃO ESPECIFICAMENTE DEVIDO AOS CRIMINOSOS, mas devido a série de consequências que podem trazer (quem garante que um estudante negro usando roupas pobres não possa ser confundido com um ladrãozinho pé-de-chinelo e acabar recebendo tratamento igual ao do cara que foi amarrado?)
E quem, já disse Juvenal na época da Roma Antiga, vigia os vigilantes?
Vigilantismo não é solução viável.
Revanchismo e vingança, que é o que a maioria das pessoas que defendem pena de morte, etc querem, NÃO PODE SER PADRÃO PARA NENHUM TIPO DE AÇÃO PÚBLICA!
Pode parecer incrível, e não estou tentando fazer média com o pessoal mais a direita, mas eu NÃO sou contra legítima defesa. Parto do princípio que é um cidadão trabalhador se defendendo. Exemplo? Se você está na sua casa, alguém entra (em especial alguém armado), você é ameaçado e consegue reagir, acertando (ou até matando) o cara com a faca que você usa para fazer churrasco, ou uma chave inglesa, ou um taco de baseball, etc NÃO acho que você tenha que ser preso, responder como homicida, etc. Acho perfeitamente viável a alegação de legítima defesa, e que se tiver que se ter alguma punição que seja em regime aberto (trabalho comunitário, etc).
Um exemplo envolvendo A MIM, DIRETAMENTE?
Minha namorada e eu estávamos no centro da cidade do Rio, e vimos uma aglomeração. Um rapaz estava imobilizando um sujeito com cara com cara de morador de rua com técnicas de chão (me pareceu jiu-jitsu, mas pode ser também judô, pois não conheço muito dessas duas artes marciais específicas).
Minha namorada e eu perguntamos para as pessoas em volta (que estavam observando. NÃO houve tentativa de linchamento) o que houve. Tentativa de assalto. perguntamos se a polícia já havia sido avisada. "Já' foi a resposta "mas está demorando".
Ela e eu corremos até a cabine de política do largo da Carioca, falamos com o policial. ELE DISSE QUE ESTAVA INFORMADO MAS NÃO PODIA ABANDONAR A CABINE PORQUE ESTAVA SOZINHO.Achei um absurdo, mas sendo bem honesto, não sei se isso é procedimento padrão ou ordem recebida e o policial não pode fazer nada.
O que fizemos? Voltamos, pois achamos que o rapaz imobilizando o outro podia cansar e o outro acabar escapulindo. Minha namorada tem algum conhecimento de judô. Eu tenho 1,80m e peso mais de 80 kg. Voltamos e ficamos perto. Se o cara escapulisse, eu tentaria golpeá-lo ou algo assim, para DETÊ-LO? SIM, até porque como ele não estava armado no momento não colocaria nem minha namorada nem a mim em risco imediato.
Minha namorada falou o mesmo, de que se ele escapasse da imobilização, ela tentaria segurar-lo, etc.
Um tempo depois a viatura chegou. Os policiais seguraram e algemaram ocara, explicações foram dadas, o rapaz ia prestar queixa e formalizar a acusação, etc. Só que o cara estava criando o maior tumulto, não querendo entrar na viatura. SENDO BEM JUSTO, os policiais tentaram, o cara continuou de história, tentando sair, colocando perna para fora para não fecharem a porta, etc. Um dos policiais acabou usando a arma de choque nele, e ainda assim o cara ainda resistiu por um tempo.
Não falei nada. Nesse caso específico, não achei violência excessiva da parte de ninguém. O rapaz segurou o suspeito até a polícia chegar, usando a força necessária (não enforcou o cara, sufocando-o até matar, por exemplo), as pessoas ao redor não tentaram linchar o cara, os policias DESSA VEZ não fizeram nada demais, nada truculento.
Não acho isso vigilantismo, nem revanchismo. É legítima defesa, justa e justificável, contra um ataque recebido (no caso tentativa de assalto).
Se o cara não vai ficar preso, etc, e daqui a seis meses estará na rua de novo, aí já é outra discussão (igualmente importante). Mas fica para outro momento porque o post já está longo.
Logicamente que o caso do cara que foi espancado e preso ao poste NÃO é legítima defesa.
Última edição por Grau Hut em Sex 21 Fev 2014, 19:07, editado 1 vez(es)