RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

[Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD

power_settings_newInicie sessão para responder
+10
JurianSutter
Bonatti
VirtualBoy
burn1004
Hayt
DJANGO
Antonio Neto
Kaneda
Leinad
Jail
14 participantes

description[Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD Empty[Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD

more_horiz


Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD

Amantes do bolachão e empresários locais falam sobre a cena do artigo raro em Fortaleza e elencam os discos que não podem faltar em uma coleção

Wolney Batista em Música | 12/04/2014 - 8:02

As décadas já não são mais aquelas do final do século 20. A indústria fonográfica passou por reformulações profundas nos últimos 40 anos, e atualmente, a esmagadora maioria das músicas é comercializada no formato mp3. No caminho inverso da rapidez tecnológica, profissionais da discotecagem, empresários e o público saudosista mantêm vivo o momento de colocar um disco de vinil na vitrola.

Além da forma de vender música, o bolachão também passou por transformações. O preço para ter um desses itens na estante nos dias atuais está baseado na lei da oferta e da procura, o que deixa o preço muito acima do que era vendido na época dos áureos tempos dos LPs.

Marcelo Rodrigues é prova que esse amor custa caro. O cabeleireiro já chegou a desembolsar R$ 200 para ter na sua coleção um exemplar de um single da Madonna, “Revolver“, comprado em São Paulo. Ele relata que a média dos valores em Fortaleza também está salgado e gira em torno de R$350. A título de comparação, um álbum recém-lançado em CD, custa em média R$ 35.

Na coleção de 297 discos, a cara Madonna divide espaço com o barato exemplar de “Construção”, de Chico Buarque. Um achado comprado em Guaramiranga por R$ 3.

“Tecnicamente a diferença é que o som do vinil é mais refinado. Você consegue ouvir melhor todos os instrumentos, principalmente dos títulos mais antigos. O CD tem uma batida diferente, um apelo eletrônico”, justifica Marcelo Rodrigues. Ele completa que o charme do vinil está ligado também à atmosfera que ele gera.

O DJ Carlos Magno, conhecido na cena cearense como CM, é dono de um acervo bem mais generoso. “Parei de contar quando tinha 500, hoje devo ter mais de 600”, enumera ele, que é colecionador desde os 13 anos.

À frente de dois projetos de discotecagem de vinil na Capital, CM começou de forma despretensiosa. “Eu e minha esposa nos reuníamos com um grupo de amigos pra ouvir vinil, daí surgiu ‘a noite do vinil’”. A noite se transformou em uma data fixa semanal no bar Floresta – localizado em área nobre de Fortaleza – que já dura quase dois anos.

Quando o assunto é encontrar discos raros em Fortaleza, CM aponta que dá para encontrar exemplares pela cidade, mas que São Paulo é o “paraíso” do colecionador. A opinião é dividida com o DJ Marquinhos, que já chegou a ter 3 mil títulos em seu acervo. “Tem o disco fácil e o disco raro. Alguns discos tidos como raro são muito difíceis de encontrar aqui em Fortaleza”.

[Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD Vinil-Mania

Na outra ponta desse mercado está Juarez Sampaio. Proprietário das lojas Desafinados, ele reclama que a maioria dos vinis são importados e que os altos custos são responsáveis por elevar o valor em quase 220% em relação ao preço do exterior.

“Lá fora lança CD por U$S 20 e vinil por U$S 70. Os impostos fazem com que eles cheguem aqui muito mais caro”, calcula. Talvez por essa diferença, existam apenas 100 exemplares de vinil na loja de Juarez, um número muito menor que o volume de CDs.

Pelas ruas de Fortaleza também é possível encontrar vinis usados em sebos ou lojas especializadas. Dono de uma delas, a Botija Discos, Leontino Eugênio transformou, há 20 anos, a paixão pelo artigo em profissão.

De lá pra cá, ele afirma que a melhora na venda é perceptível, apesar de ser inconstante. “Tem dias que vende 15, tem dias que não vende nenhum”, diverte-se.

Os frequentadores da loja que entram para garimpar um bom título são basicamente jovens, de acordo com Leontino. Tem desde o colecionador de 35 anos até o adolescente de 15. “Muitos deles não viveram a época do vinil, como eu. Eles vêm cheio de curiosidade”.




http://tribunadoceara.uol.com.br/diversao/musica-2/disco-de-vinil-retorna-a-moda-e-chega-a-custar-10-vezes-mais-caro-que-um-cd/

Sempre teve esse mimimi "vinil é melhor"+ (nem sei se é ou não, mas sempre teve gente defendendo o vinil). Como o próprio CD tá em baixa, então esse mercado do vinil tendeu a crescer mesmo.

description[Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD EmptyRe: [Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD

more_horiz
Pior que meu tinha tinha uns vinil, mas sei lá onde foi parar. Queria achar tudo pra vender como RARO no ML por uns 300 paus cada.

description[Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD EmptyRe: [Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD

more_horiz
Algum sabe se Vinil de bandas de rock (como Iron, Slayer, Megadeath) hoje em dia valem alguma coisa?
Comprei vários vinis dos 12 aos 17, tá tudo pegando poeira na casa da minha mãe.

description[Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD EmptyRe: [Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD

more_horiz
Leinad escreveu:
Algum sabe se Vinil de bandas de rock (como Iron, Slayer, Megadeath) hoje em dia valem alguma coisa?
Comprei vários vinis dos 12 aos 17, tá tudo pegando poeira na casa da minha mãe.


TEu cu ta quanto?

description[Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD EmptyRe: [Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD

more_horiz
Leinad escreveu:
Algum sabe se Vinil de bandas de rock (como Iron, Slayer, Megadeath) hoje em dia valem alguma coisa?
Comprei vários vinis dos 12 aos 17, tá tudo pegando poeira na casa da minha mãe.


ctz q sim

esse tipo de som tb eh bem valorizado em sebos

description[Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD EmptyRe: [Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD

more_horiz
pq valorizam tanto o vinil? tem diferença no som ou é só por colecionismo mesmo?

minha mae tinha todos do raul seixas, mas minha vó quebrou tudo e jogou pq era coisa do diabo  Rindo 

description[Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD EmptyRe: [Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD

more_horiz
Kaneda escreveu:
Leinad escreveu:
Algum sabe se Vinil de bandas de rock (como Iron, Slayer, Megadeath) hoje em dia valem alguma coisa?
Comprei vários vinis dos 12 aos 17, tá tudo pegando poeira na casa da minha mãe.


TEu cu ta quanto?


"Que rosto bonito.
Quanto custa a sua bunda?"


Antonio Neto escreveu:
Leinad escreveu:
Algum sabe se Vinil de bandas de rock (como Iron, Slayer, Megadeath) hoje em dia valem alguma coisa?
Comprei vários vinis dos 12 aos 17, tá tudo pegando poeira na casa da minha mãe.


ctz q sim

esse tipo de som tb eh bem valorizado em sebos


Não gosto de vender nada em sebo...
Sempre tenho a sensação que tô sendo enrolado... Rindo 

description[Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD EmptyRe: [Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD

more_horiz
DJANGO escreveu:
pq valorizam tanto o vinil? tem diferença no som ou é só por colecionismo mesmo?

minha mae tinha todos do raul seixas, mas minha vó quebrou tudo e jogou pq era coisa do diabo  Rindo 


Quando NOVO, saido da fabrica, o vinil tem uma qualidade sonora melhor, pois o método de gravação é puramente analógico. No CD há uma conversão analógica-digital na gravação (a voz é analógica, o CD é uma mídia digital) e uma conversão digital-analógica na reprodução (CD é digital, mas o sinal de audio é analogico).

Então há perdas duas vezes no CD. No vinil novo não há perdas nenhuma - o som dele é o som realmente gravado.

PORÉM, o Vinil arranha para cacete e depois de um tempo tem mais chiado do que som.

description[Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD EmptyRe: [Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD

more_horiz
Se alguem quiser comprar to vendendo mimha coleção, serio

description[Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD EmptyRe: [Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD

more_horiz
To rico e não sabia.

description[Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD EmptyRe: [Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD

more_horiz
La em casa tem uma quantidade absurda de vinil.... eu e meu pai compramos até hoje.
Essa "moda" não é de agora, como essa materia faz parecer.... vinil já é "cult" a anos....

description[Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD EmptyRe: [Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD

more_horiz
burn1004 escreveu:
Se alguem quiser comprar to vendendo mimha coleção, serio


Manda MP me mostrando o que tem e o valor.

description[Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD EmptyRe: [Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD

more_horiz
Also, sabendo procurar você paga MUITO mais barato que o que fala ai na materia.

description[Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD EmptyRe: [Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD

more_horiz
Eu tenho hoje cerca de 300. A maior parte de rock e música popular Brasileira, alguma coisa de música erudita.

A última vez que avaliei, tinha peças que já beiravam 200 pilas. Não recomendo ninguém a se desfazer agora. Só tende a subir.

Tenho a discografia do Guns, o Painkiller do Judas, quase todos do Led, do Sabath. Já pensei em me desfazer pra investir na coleção de games. E a possibilidade do arrependimento depois, como faz? rsrs

description[Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD EmptyRe: [Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD

more_horiz
Não vendo a coleção minha e do meu pai NEM FODENDO!

description[Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD EmptyRe: [Revalorização de produto News] Disco de vinil retorna a moda e chega a custar 10 vezes mais caro que um CD

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder