Alguma coisa muito estranha acontece na Naughty Dog. Primeiro a diretora criativa da série Uncharted Amy Hennig saiu, indo pouco tempo depois para a Visceral Games. Até o presente momento nem Hennig nem o estúdio entraram em detalhes sobre qual foi o motivo para sua saída, mas tudo leva a crer que a decisão veio de cima. Logo depois o então diretor de Uncharted 4 Justin Richmond anunciou sua saída, se unindo à Riot.
Agora é a vez de Nate Wells, artista responsável por The Last of Us pular fora do barco indo rumo à Giant Sparrow, a desenvolvedora responsável por The Unfinished Swan.
A transferência ocorreu no último dia 3 e Wells só revelou o acontecido no último fim de semana, através do Twitter. Novamente não há muitas informações acerca de sua saída, embora ainda poderemos ver sua arte nas plataformas da Sony em breve: a Giant Sparrow possui contrato para três games exclusivos e The Unfinifhed Swan foi o primeiro deles. Wells trabalhou na Irrational Games por 13 anos, até deixar o estúdio de Ken Levine em agosto de 2012. Entre seus trabalhos estão a direção de arte de BioShock, BioShock Infinite e The Last of Us.
Após três profissionais deixarem a Naughty Dog em tão pouco tempo, começa a se consolidar a hipótese que isso é um reflexo da crise pela qual a Sony atravessa. Ela está enfrentando uma recessão dos diabos, que a levou a tomar soluções drásticas como a venda da linha Vaio, a demissão de 5 mil funcionários em todo o globo e o desmembramento da divisão de TVs, que hoje é uma subsidiária.
Analisemos o histórico da Sony em 2014:
- em janeiro a Sony anunciou a venda de sua sede nos Estados Unidos por US$ 1,1 bilhão;
- pouco depois disso a Sony anunciou a venda da Vaio;
- em fevereiro a Sony anunciou a venda de sua antiga sede em Tóquio, o lugar onde ela nasceu;
- a Sony encerra o ano fiscal com prejuízo de US$ 1 bilhão, fecha dois terços de suas lojas nos EUA e demite 1.000 funcionários;
- demissões atingem o Santa Monica Studio e projeto é cancelado;
- Sony abandona mercado de e-readers;
- Jack Tretton deixa o cargo de presidente e CEO da SCEA;
- Brian Karis, programador gráfico deixa a Naughty Dog e volta para a Epic Games;
- Amy Hennig deixa a Naughty Dog, indo para a Visceral Games;
- Jaime Griesemer, designer de Infamous: Second Son deixa a Sucker Punch;
- Stig Asmussen, que trabalhou como designer de cenários, diretor de arte e diretor criativo respectivamente em God of War I, II e III deixa o Santa Monica Studio;
- demissões atingem SCE London Studio, Guerrilla Cambridge e Evolution Studios, este último responsável por Driveclub;
- Justin Richmond deixa a Naughty Dog e vai para a Riot;
- Sony vende todas as suas ações da Square-Enix;
- e por fim, Nate Wells deixa a Naughty Dog e se une à Giant Sparrow.
Não se sabe o que pode acontecer daqui para a frente, mas considerando que a Sony está fazendo de tudo para diminuir suas despesas é muito provável que as demissões, fechamentos, cancelamentos de projetos e partidas de profissionais de ponta para outros estúdios continue.
Fonte: http://meiobit.com/285331/nate-wells-diretor-arte-the-last-of-us-deixa-naughty-dog-crise-sony-possivel-causa-perda-profissionais-ultimos-meses/