A semana passada, um representante da Microsoft disse ao GameInformer que a companhia tenciona manter o apoio ao serviço do PC, Games for Windows Live, isto apesar dos rumores dos últimos tempos, que sugeriam o fim do serviço.
"Vamos continuar a apoiar o serviço Games for Windows Live. Estamos decididos a investir no PC gaming para os próximos anos, e esperamos partilhar mais no futuro."
"Apear dos consumidores estarem impossibilitados de comprar novos jogos no marketplace, ou receber actualizações aos seus títulos, poderão continuar a desfrutar do conteúdo previamente adquirido, descarregando-o através do cliente Games for Windows Live."
Ainda este ano, Phil Spencer abordou o tema dizendo que teríamos "uma resposta clara brevemente". "Temos um plano de longo prazo para o multiplayer gaming e marketplace no Windows. Sabemos que o que temos hoje no market... não é do melhor."
"Compreendemos que há uma certa continuidade em chegar do ponto onde estamos, para o ponto onde queremos estar. Desligar completamente o Games for Windows Live não é a coisa certa para fazer."
"Temos que garantir que temos um plano que apoie aqueles que têm actualmente jogos no Games for Windows Live. É um tema sobre o qual temos conversado."
http://www.eurogamer.pt/articles/2014-06-23-microsoft-vai-manter-servico-games-for-windows-live
================================
MS anunciou ano passado que fecharia o market do GFWL. Até aí tudo bem, pois acredito que poucos comprem lá, e o Steam supre essa vaga com folga.
Porém, pouco depois, em um artigo de suporte que foi APAGADO da página do Age of Empires Online, ela dizia que o serviço GFWL seria descontinuado em 1 de Julho de 2014.
Depois disso, a MS não se pronunciou de maneira oficial e efetiva, deixando dúvidas quanto ao funcionamento dos jogos GFWL no PC que têm conteúdo online e/ou multiplayer.
Junto a isso, alguns jogos de thirds tiveram atualizações que removeram o suporte ao GFWL, se tornando Steamworks. Exemplos: Batman Arkham Asylum, Batman Arkham City, Bioshock 2, entre outros.
Além dessas remoções, algumas franquias que tinham suporte a GFWL deixaram, em jogos posteriores, de usar GFWL. Vide Resident Evil Revelations e RE6 em relação ao RE5; Mortal Kombat 9 em relação ao MKAK; Dark Souls 2 em relação ao 1.
Super Street Fighter 4 Arcade Edition ainda usa GFWL, mas em agosto o jogo terá outro update, Ultra SF4, que transformará o jogo em Steamworks.
Ou seja, aparentemente, as devs estão atualizando os jogos e franquias para evitar algum prejuízo. O que faz os jogadores a deduzirem que ao menos o online de jogos GFWL seja impraticável em julho. Quanto ao offline / campanhas single, o mistério é maior ainda.
A Bandai, nesse mês, removeu o GFWL do Ace Combat: Assault Horizon. Espera-se que, mesmo com o lançamento de DS2, o DS1 seja atualizado da mesma maneira.
A Capcom não se pronuncia, deixando em risco jogos como Street Fighter X Tekken, Resident Evil 5 (e, porque não, SF4 / SSF4AE) com uma baita interrogação.
Outro jogo de peso, apesar de já ter sucessor em outras plataformas, é GTA4. Caso complicado, pois nem os servidores próprios da Rockstar tem funcionado direito desde o lançamento de GTA5 e o iFruit.
Última edição por Antonio Neto em Qui 10 Jul 2014, 16:51, editado 3 vez(es)