Guitto escreveu: Bonatti escreveu: Guitto escreveu: Foda que eu fico triste de ver a Konami nessa situação. Aliás, não só ela como todas Japonesas. As empresas de lá simplesmente querem jogar de maneira mais fácil: Joga no valor mais baixo pra tentar lucrar o máximo possível...
A geração HD chegou e as empresas de lá se foderam. O ocidente dominou, e basta olhar The Witcher 3, Fifa, Fallout e outros jogos, mesmo a Ubisoft que prostitui as séries dela lucra bem.
Os japas droparam a competição e estão indo pro mobile. Triste mesmo, mas é uma parada que comentei por aqui em 2012 quando o assunto surgiu, e citei o Yamauchi na época, já que ele previa que isso aconteceria caso o oriente não investisse em inovação, nas raízes deles. Ficou um freakshow do caralho...
Basicamente, a Nintendo é a que está melhor das pernas por lá, já que eu considero a Sony muito mais ocidental...
Bom, se considerarmos empresas menores, a From Software ta indo bem PRA CARALHO. Ela sabe trabalhar com os limites dela, faz jogos extremamente originais e bem feitos, focados em nicho e que não precisam vender 10kk pra se pagarem.... muito pelo contrario, os caras piraram quando o primeiro Dark Souls chegou a 1kk, coisa que eles não esperavam, e isso já deu lucro pra eles, hahaha. Bloodborne tb, com 1kk já tava dando lucro.
E olha que os jogos deles são muito bem acabados, com um Level Design foda e tal, que compensa os gráficos mais de boa.
Dark Souls entra exatamente na citação do Yamauchi que eu usei ali. É um jogo japonês de raiz: Design foda, que movimenta comunidades com um tema que agrada ocidentais e orientais. Não tem um orçamento AAA+ e nem precisa o jogo é muito bem feito.
Se for parar pra olhar, Dark Souls é meio roots até. O jogo tem aquele ar de snes, quando a parada era difícil e tu só terminaria ele se olhasse em revistas ou trocasse ideias com amigos que estão jogando.É diferente dos jogos que tu joga hoje em dia que tu VAI terminar bem ou mal. A from software deveria servir de exemplo pra Konami, Capcom e outras empresas de la...
Por isso que eu gosto de comparar Dark Souls com o primeiro Zelda, que quando o Miyamoto fez, ele também fez visando os segredos e a comunidade.... as pessoas conversando e tal, e descobrindo juntas.
Dark Souls faz exatamente isso até na história dele.... o lore é contado de uma forma tão diferente do habitual, em descrição de itens e até posicionamento deles (basicamente NADA ta no jogo só por estar, tudo tem um motivo, desde os chefes até um escudo jogado no canto do cenário).
Ah Jesus, como eu queria que a Nintendo (Aonuma, em particular) jogasse e ENTENDESSE Dark Souls, para ver o quanto de Zelda foi perdido nos anos e uma outra franquia encontrou. Não digo fazer um jogo na pegada Souls, mas se inspirar um pouco cairia bem....
Eu amo os últimos Zeldas, mas é fato que desde que o Aonuma assumiu, eles firam ficando cada vez mais fáceis.