http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/09/escocia-diz-nao-independencia-e-se-mantem-no-reino-unido.html
Achei a decisão sensata.
Achei a decisão sensata.
Dopefish escreveu:Queria saber se rola referendo pra entrar no Reino Unido :;bigode;:
Henrico D. Santo escreveu:Nesse assunto sou ignorante, qual a vantagem?
Sério, desculpem ser burrão.
Dopefish escreveu:Henrico D. Santo escreveu:Nesse assunto sou ignorante, qual a vantagem?
Sério, desculpem ser burrão.
A Escócia está sob as leis do UK, que vem de Londres. Obviamente com a independência os escoceses legislariam sobre o próprio território. Isso eu acho legal. Mas a economia escocesa é muito ligada a economia inglesa/gaélica/irlandesa, e o contrário também é verdadeiro. Sendo independente, eles teriam que reestruturar todo o país, montar suas próprias forças armadas, força policial, legislações, tudo mais. Dinheiro pra carai.
O poder que a Escócia ou a Inglaterra teriam sozinhos não é o mesmo que tem juntos. Ninguém ia sair ganhando. Depois de 300 anos juntos não faz sentido se separar justo agora que o momento geopolítico mundial é delicado.
Guitto escreveu:Ja eu acho que se o BR se separasse em regiões seria muito melhor do que junto. SP-Rio-MG, Nordeste, Norte, Sul.
Seria foda.
yon escreveu:Guitto escreveu:Ja eu acho que se o BR se separasse em regiões seria muito melhor do que junto. SP-Rio-MG, Nordeste, Norte, Sul.
Seria foda.
Guitto
Moderador
Moderador
RetroPontos: 11977
Guitto escreveu:Ja eu acho que se o BR se separasse em regiões seria muito melhor do que junto. SP-Rio-MG, Nordeste, Norte, Sul.
Seria foda.
Dopefish escreveu:Guitto escreveu:Ja eu acho que se o BR se separasse em regiões seria muito melhor do que junto. SP-Rio-MG, Nordeste, Norte, Sul.
Seria foda.
BR é diferente. Muito maior, culturalmente divergente e economicamente divergente também. No caso da Escócia, a separação não era bom negócio nem pra eles, nem pro UK.
Agora, SP por exemplo, se separar do Brasil seria mais lógico, já que produz muito mais do que recebe de Brasília para investimento.