Braid
Braid é um game bem diferente de tudo que você já jogou. Um jogo no estilo plataforma que combina gráficos lindos, uma trilha sonora de primeira e desafios únicos. Apesar da simplicidade do bidimensional, Braid tem seus destaques através da criatividade que o desenvolvedor aplicou ao criar cenários que deem a impressão de um mundo artístico e mágico.
Limbo
imbo é um jogo sidescrolling de plataforma com uma pitada de puzzle, em que o jogador explora um mundo sinistro e inexplicável. Nele, você vai precisar ajudar um garoto que acabou de acodar aqui a encontrar uma resposta para “o que” é esse lugar. Você acaba de se levantar nesse lugar onde as trevas reinam. Não há informações sobre quem, ou o que, é você. Sem outra opção, o único jeito é sair para explorar e, talvez, encontrar alguma resposta. A princípio, há poucos sinais de vida e até mesmo o próprio chão em que se pisa parece morto
Trine
Trine 2 é um game side-scroller de ação, quebra-cabeças e plataforma no qual você joga com um dos Três Heróis que precisam superar os perigos de um mundo de conto de fadas. O primeiro game da série já acumula mais de 1 milhão de unidades vendidas desde seu lançamento em 2009, e esta continuação chega como um ótimo presente de fim de ano.
Os quebra-cabeças de Trine 2 utilizam os efeitos da física sobre diferentes elementos — como água, fogo, gravidade e mágica. Assim como no antecessor, você tem acesso a três heróis diferentes: um guerreiro, um mago e uma gatuna, cada um com novas habilidades únicas.
Minecraft
Minecraft é um game em primeira pessoa que dá a você a chance de explorar um mundo completamente feito por blocos – sejam eles de terra, pedra, areia ou outros elementos encontrados na natureza – e criar sua própria aventura.
O primeiro modo do Minecraft coloca você em um desafio de sobrevivência extrema. Deixado sozinho em um mundo repleto de perigos, seu objetivo inicial aqui é continuar vivo, coletando alimentos e se abrigando dos perigos da noite, como zumbis, aranhas gigantes, esqueletos e o temível Creeper.
Terraria
erraria é um game independente de ação/plataforma em 2D que se transformou em uma verdadeira febre. Seguindo uma mecânica muito similar à do consagrado Minecraft, o título coloca os gamers para explorar ambientes imensos, cavar, lutar contra monstros e construir artefatos.
É marcante a presença dos personagens controlados por computador, que auxiliam você de diversas maneiras. Para liberá-los, contudo, é necessário que sejam construídas habitações completas, com mobílias e iluminação, para que eles tenham onde viver.
Slenderman
Slenderman é um jogo de ação e terror baseado na lenda do Slenderman (O Homem Esguio, em tradução livre). Seu objetivo é cumprir várias missões em um lugar muito escuro e sinistro, sem deixar que o Slenderman pegue você.
Você não conta com armas e nem sequer pode usar seus braços para dar porradas em Slenderman – afinal, ele é uma criatura sobre-humana e não é derrotado apenas com alguns socos. Por isso, a solução é resolver os mistérios de forma rápida e fugir sempre desse monstro.
Shank 2
Shank 2 é um game 2D no estilo beat em up, em que o objetivo é o combate corpo a corpo com múltiplos oponentes. Nele, você assume o papel de Shank, um anti-herói que não conheceu sua família e foi traído por membros de uma equipe de mercenários da qual fazia parte.
Participando desse grupo de assassinos cruéis e indomáveis, Shank foi responsável por atrocidades inumeráveis, feitas para atender aos anseios de seus líderes. Ele dava seu sangue pela gangue, mas seus comparsas não o tratavam com o mesmo respeito.
Fez
Fez passou bem perto de se tornar um vaporware, é preciso reconhecer. Após o anúncio em 2007, o seu criador, Phil Fish — espécie de modelo de gênio, tão criativo quanto extravagante e irritável —, acabou se enrolando em várias batalhas legais lentas e desgastantes. De fato, após alguns anos, o próprio Fish admitiu que perdeu a perspectiva original do jogo e tal (aquele tradicional papo etéreo).
Mas, a despeito da sua complicada dimensão humana, Fez realmente foi lançado para a Xbox LIVE... Graças a todos os deuses dos video games. De fato, o que há aqui é uma genuína obra de arte independente, a qual ainda consegue um feito francamente admirável: apresentar algo genuinamente novo enquanto ainda é capaz de extrair (e exacerbar) o que de melhor foi forjado nos períodos áureos das primeiras plataformas.
Fonte: ig, Baixaki, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7