Mas sem querer ser chato, mas pra mim, resumir um jogo profundo como Persona a um "um date sim com coadjuvantes com pouco propósito, animezices e pouca profundidade tanto no mundo quanto nos personagens", pra mim só pode ser uma das 3 coisas:
A - Jogou com preconceito por puro conservadorismo e só se focou nos pontos negativos. B - Nem jogou e só viu video e ficou "credo mudaram meu joguinho". C - Não entendeu porra nenhuma (por jogar de ma vontade, pq não é complexo).
A pessoa pode odiar a série, é completamente normal, ninguém é obrigado a gostar de nada.... mas dai para resumir um jogo que tem tantas camadas a isso "não serve nem como piada de primeiro de abril".
Persona 4 é um ótimo jogo, mas não o acho profundo. Tem uma história normal com um toque legal de suspense, mas não é nada extremamente fodástico. Os personagens são legais também, mas de novo, nada de diferente do normal. Acho que o grande diferencial é o gameplay que mistura a parte tradicional de RPG com um pouco de sim.
No persona 3 Fui até completar o grupo no PS2 e depois virei o jogo no e no PSP, Persona 4 saiu pro vita e eu não arranjei força de vontade o suficiente para comprar ele. grato por perguntar antes de falar. E exatamente por isso eu mantenho o que digo.
Dito isso, p3 possui problemas SÉRIOS de ritmo, e mais de uma vez precisei ficar um tempão passando dias só para ver algo acontecer. Nem filler de naruto é tão anticlimático.
A maioria dos Social Links se arrasta e poucos realmente surpreendem. Os personagens só conseguem "evoluir" na base do trauma, e você não percebe um progresso natural neles. É sempre em um evento exagerado (normalmente luta com chefão e morte de NPC).
E o mundo NÃO MUDA NADA! Tudo o que você faz só infuencia seu círculo de amigos, e mesmo assim muita decisão fica sem peso.
É um anime jogável com pitadas de date sim quase infalível. Tem que fazer muita cagada para realmente travar um social link. dos 6 ou 7 que tu vai levar até o final se não usar guia, todos só são questão de escolher sair com a pessoa e não responder a coisa mais idiota que tudo continua andando. Hell, dá pra sair com 3 meninas ao mesmo tempo e não tem chance de perder o social link para sempre.
Por ironia, o Junpei é um dos melhores personagens justamente por ser o menos traumatizado. é um que realmente cresce antes do "grande evento" dele acontecer.
O sistema de batalha na versão de ps2 é uma tragédia por contar com a IA para escolher golpes, e o design dos inimigos começa a repetir com troca de cor/detalhezinho mais rápido que em RPG de Snes.
Por fim, toda a reta final do jogo é anticlimática. Suas escolhas não carregam peso nenhum, e no final nem o seu treinamento. Deus Ex Machina total naquilo.
Xeu buscar um vídeo que explica (e tem spoilers)
TALVEZ o Persona 4 seja melhor nesse ponto pois ele TENTOU colocar uns dramas adolescentes menos batidos (homossexualidade e promiscuidade), mas nisso ele também está atrasado: Persona 2 Innocent Sin já fez isso.
A grande diferença entre as subséries principais originárias do Megami Monogatari (o livro que originou os jogos) é que a série original possui foco no mundo, na moralidade e nas suas escolhas. a série Megami Ibunroku (Persona) tem foco na evolução de personagens e conflitos sociais e psicológicos. Por isso quase todo Shin Megami Tensei usa cores mais neutras e sombrias.
Essa coisa erra no tom (tudo é absurdamente colorido e faz luzes e mais luzes), nos personagens (colegiais sorrindo, o único SMT que trabalhou com colegiais foi o SMT IF, que é o verdadeiro "pai" da série persona), Design das roupas (extravagante e colorido como garotinhas mágicas de anime japonês) nas criaturas apresentadas (aquilo não é demônio, é um summon transformer e Final Fantasy 13 já fez isso) E pelas imagens, usa a mesma interface de batalha do Persona 3 e 4.
Não vou nem chegar na parte em que também não lembra fire emblem.
Parece mais um Persona vs Persona do futuro pelo trailer, e em menos de 3 minutos de trailer já conseguiram socar fanservice.
Agora compare com a música, as cores utilizadas e o tom do primeiro teaser.
Persona é MAIS VENDÁVEL. O enredo é mais leve, o sistema de batalha é mais leniente e ele tem mais espaço para piadas e clichês animescos, mas dizer que é MELHOR com base nisso é forçar a barra.
Enfim, pra mim é melhor, pra vc é uma merda.... a franquia tem vários jogos e não é como se não estivessem saindo os outros para se focarem SÒ em Persona. Discordo de praticamente tudo oq vc disse, mas a gente vai ficar batendo tecla atoa e um não vai convencer o outro de nada (nem tem, também).
Enfim, pra mim é melhor, pra vc é uma merda.... a franquia tem vários jogos e não é como se não estivessem saindo os outros para se focarem SÒ em Persona.
na verdade é... Persona4, persona 4 de luta, persona 4 de dança, persona+etrian odissey e persona 5 são os projetos principais.
Nenhum SMT novo em vista, mas como só sai um ou dois por geração, tá na média
EDIT FOR GREAT JUSTICE:
O game não é mais SMT vs fire emblem no japão: as revistas fazendo cobertura estão chamando o game de Gen'ei Ibunroku ♯FE (Revelation of the Illusion ♯FE)
O jogo da velha usado é o utilizado em escrita de partitura.
É... mataram a idéia. é Persona vs fire emblem no fim das contas
Enfim, pra mim é melhor, pra vc é uma merda.... a franquia tem vários jogos e não é como se não estivessem saindo os outros para se focarem SÒ em Persona.
na verdade é... Persona4, persona 4 de luta, persona 4 de dança, persona+etrian odissey e persona 5 são os projetos principais.
Nenhum SMT novo em vista, mas como só sai um ou dois por geração, tá na média
EDIT FOR GREAT JUSTICE:
O game não é mais SMT vs fire emblem no japão: as revistas fazendo cobertura estão chamando o game de Gen'ei Ibunroku ♯FE (Revelation of the Illusion ♯FE)
O jogo da velha usado é o utilizado em escrita de partitura.
É... mataram a idéia. é Persona vs fire emblem no fim das contas
SMT IV saiu nem faz tanto tempo cara, e foi muito bem avaliado. Tenho ele e joguei pouco, mas adorei oq joguei. Tem Devil Survivor 2 que ta saindo pra 3DS agora também.
Só pq também tem Personas não quer dizer que só tem isso... E o Persona de luta foi muito bom.