RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

description[Brasil, Meu Brasil Brasileiro News] Seleção alemã manda 270 camisas a ONG de crianças carentes, mas Receita intercepta há 9 meses Empty[Brasil, Meu Brasil Brasileiro News] Seleção alemã manda 270 camisas a ONG de crianças carentes, mas Receita intercepta há 9 meses

more_horiz


Seleção alemã manda 270 camisas a ONG de crianças carentes, mas Receita intercepta há 9 meses

A Federação Alemã de Futebol presenteou a ONG Azo, que ajuda crianças carentes na comunidade do Parque Capuava, em Santo André, no ABC paulista, com 270 exemplares de seu uniforme. No entanto, a mercadoria está travada na alfândega brasileira desde novembro do ano passado, e a entidade está com dificuldades para conseguir retirar o equipamento junto à Receita Federal.

Nesta segunda, Guilherme Ferreira Souza, que é um dos dirigentes da ONG e trabalhou como motorista da Federação Alemã durante a Copa do Mundo, chegou ao Aeroporto Viracopos, em Campinas, para retirar a mercadoria que já tenta levar há meses. Mas um erro na classificação do equipamento impediu que ele levasse os uniformes do time alemão embora.

"Trabalhei com a diretoria da federação na Copa de motorista deles. E aí ficamos 30 dias juntos e falei da ONG. No dia que fui embora me deram algumas coisas que já tinha lá com eles e ficaram de mandar mais. Depois de um tempo mandaram um e-mail dizendo que estavam mandando material, e chegou em novembro. Aí tive que fazer todo o processo de importação, mesmo sendo uma ONG, tivemos que tirar toda a documentação e o processo de retirada do material", contou Guilherme ao ESPN.com.br.

"O pior de tudo é não conseguirmos retirar o material e não conseguir mais coisas deles. Pois eles queriam ajudar bastante no começo, mas agora, por causa do tempo que demorei para retirar, não dá para saber", continuou.

Desde que a mercadoria chegou ao Brasil que Guilherme vem tentando entender como funciona o processo de importação, mas mesmo assim enfrenta dificuldades. E ainda foi multado em R$ 500.

Em contato com o ESPN.com.br, a Receita não quis dar informações sobre o caso, mas disse que, quando alguém comete um erro de informação, deve-se mesmo pagar uma multa, e só então a mercadoria seria liberada.

"Não podemos fornecer informações específicas sobre o caso por conta do sigilo fiscal, exigido por lei. Falando de forma genérica sobre classificação de mercadorias, podemos informar o seguinte: Quando os importadores registram uma Declaração de Importação, devem indicar a classificação fiscal da mercadoria; Se houver erro, além da correção de informações, o importador deve pagar uma multa. Após o pagamento, a mercadoria é liberada. Esta situação não tem nenhuma correlação com a apreensão ou retenção de mercadorias. Essas medidas extremas só são aplicáveis na hipótese de cometimento de infrações como declaração falsa, interposição de pessoas, ou outras fraudes. O que, pela situação descrita, não parece ser o caso", disse a assessoria de imprensa da Receita.

"Há que se considerar também que muitas vezes o importador pensa que a mercadoria está retida quando sequer houve a formulação de uma declaração de importação, que é o documento que dá início à ação da RFB. Ou seja, não raro, os contribuintes atribuem um retardo na liberação a uma morosidade da RFB, quando a origem é uma inércia sua ou de seus representantes legais", continuou a alfândega, explicando o trâmite burocrático.

Guilherme, por sua vez, conta que aprendeu toda a burocracia exigida para a retirada de importações.

"Durante o processo eu tive que tirar um documento para a entidade, que chama radar, que é o que libera a entidade para fazer a importação. Depois disso fiz pedido de acesso ao Siscomex, um sistema de importação usado por despachantes aduaneiros, e como sou dirigente da ONG consegui isso para mim, essa liberação. A partir daí tive que aprender todo o processo de uma importação, desde conseguir licença dos órgãos de governo até a fazer o pedido na própria Receita. Aprendi a fazer tudo, desde a documentação até a retirada da carga", contou o dirigente da ONG.

Hospedado em Campinas na casa de uma tia, ele tenta retirar os uniformes até a próxima sexta, mas teme que a demora e também a repercussão impeçam os alemães de ajudar a ONG futuramente. Em vídeo publicado no Facebook na última segunda, Guilherme chorou por não ter conseguido a mercadoria e desabafou.

"São meses tentando aprender o processo para tirar a doação que ganhamos, as roupas que ganhamos da Federação Alemã de Futebol, que doaram para a molecada da ONG. Mas classifiquei como 'roupas em geral' e o fiscal não deixou eu levar embora, pois deveria ter colocado camiseta, bermuda, quantidade de algodão da camiseta, a quantidade de poliéster da camiseta. Como eu ia saber? Eu entendo que a importação funciona assim, mas ganhamos isso. É para as crianças e é isento de imposto, então não faz diferença nenhuma cobrar, pois será zerado. Mas o fiscal disse que não podia fazer nada e no final descobri que peguei uma multa de 500 reais por ter colocado errado", expressou.

"A gente trabalha com ONG, tentando ajudar a criançada, conseguimos uma doação, coisa pouca, mas ia ser legal para as crianças poder ganhar alguma coisa que veio da Copa do Mundo. Mas não deu, pois a lei no Brasil funciona para deixar o pobre cercado, para prender as crianças e não dar oportunidade mesmo. Às vezes dá vontade de desistir. É tão difícil, tão suado, gastei dinheiro para vir, para voltar e vou ter que pagar multa de 500 reais. E já gastei muito dinheiro para retirar uma doação que a gente recebeu de presente", lamentou, às lágrimas, o dirigente da Azo.

A Azo é fruto de um projeto Seci Social e busca utilizar o futebol como condutor de oportunidades para mais de 2000 meninos, nos mais de 20 anos de atuação, segundo o site oficial da ONG.

"Esta experiência nos levou a pensar na ampliação do binômio esporte e educação para trabalhar a cultura. No desafio de ampliação dos horizontes criamos a AZO, que além de manter o projeto de educação e futebol, quer utilizar seu espaço de forma mais democrática e possibilitar manifestações culturais da comunidade", explica a descrição do endereço eletrônico.




http://espn.uol.com.br/noticia/529249_selecao-alema-manda-270-camisas-a-ong-de-criancas-carentes-mas-receita-intercepta-ha-9-meses?utm_content=buffera9e21&utm_medium=social&utm_source=twitter.com&utm_campaign=buffer


Parabéns a todos os envolvidos...

description[Brasil, Meu Brasil Brasileiro News] Seleção alemã manda 270 camisas a ONG de crianças carentes, mas Receita intercepta há 9 meses EmptyRe: [Brasil, Meu Brasil Brasileiro News] Seleção alemã manda 270 camisas a ONG de crianças carentes, mas Receita intercepta há 9 meses

more_horiz
Conheço Parque Capuava, fica do lado do polo petroquímico da cidade, lá a coisa é feia e a prefeitura do PT, que se diz a favor dos pobres, não faz nada.

Parabéns aos envolvidos.

description[Brasil, Meu Brasil Brasileiro News] Seleção alemã manda 270 camisas a ONG de crianças carentes, mas Receita intercepta há 9 meses EmptyRe: [Brasil, Meu Brasil Brasileiro News] Seleção alemã manda 270 camisas a ONG de crianças carentes, mas Receita intercepta há 9 meses

more_horiz
Agora que foi parar na mídia é capaz de ser resolvido.

description[Brasil, Meu Brasil Brasileiro News] Seleção alemã manda 270 camisas a ONG de crianças carentes, mas Receita intercepta há 9 meses EmptyRe: [Brasil, Meu Brasil Brasileiro News] Seleção alemã manda 270 camisas a ONG de crianças carentes, mas Receita intercepta há 9 meses

more_horiz
esse tipo de coisa burocrática acontece porque tem muita gente dando golpe e usando as isenções da lei de maneira estelionatária

infelizmente pode ocorrer esses embaraços, espero que tudo se resolva rapido, apesar de serem apenas camisetas.

description[Brasil, Meu Brasil Brasileiro News] Seleção alemã manda 270 camisas a ONG de crianças carentes, mas Receita intercepta há 9 meses EmptyRe: [Brasil, Meu Brasil Brasileiro News] Seleção alemã manda 270 camisas a ONG de crianças carentes, mas Receita intercepta há 9 meses

more_horiz
br fazendo brzisse

description[Brasil, Meu Brasil Brasileiro News] Seleção alemã manda 270 camisas a ONG de crianças carentes, mas Receita intercepta há 9 meses EmptyRe: [Brasil, Meu Brasil Brasileiro News] Seleção alemã manda 270 camisas a ONG de crianças carentes, mas Receita intercepta há 9 meses

more_horiz
"Mas classifiquei como 'roupas em geral' e o fiscal não deixou eu levar embora, pois deveria ter colocado camiseta, bermuda, quantidade de algodão da camiseta, a quantidade de poliéster da camiseta."

"(...) e no final descobri que peguei uma multa de 500 reais por ter colocado errado"


SENSACIONAL MEU BRASIL BRAZILEIRO

description[Brasil, Meu Brasil Brasileiro News] Seleção alemã manda 270 camisas a ONG de crianças carentes, mas Receita intercepta há 9 meses EmptyRe: [Brasil, Meu Brasil Brasileiro News] Seleção alemã manda 270 camisas a ONG de crianças carentes, mas Receita intercepta há 9 meses

more_horiz
país do futuro

description[Brasil, Meu Brasil Brasileiro News] Seleção alemã manda 270 camisas a ONG de crianças carentes, mas Receita intercepta há 9 meses EmptyRe: [Brasil, Meu Brasil Brasileiro News] Seleção alemã manda 270 camisas a ONG de crianças carentes, mas Receita intercepta há 9 meses

more_horiz
Dopefish escreveu:
país do futuro


pq vive no passado

description[Brasil, Meu Brasil Brasileiro News] Seleção alemã manda 270 camisas a ONG de crianças carentes, mas Receita intercepta há 9 meses EmptyRe: [Brasil, Meu Brasil Brasileiro News] Seleção alemã manda 270 camisas a ONG de crianças carentes, mas Receita intercepta há 9 meses

more_horiz
meu deus do céu....

description[Brasil, Meu Brasil Brasileiro News] Seleção alemã manda 270 camisas a ONG de crianças carentes, mas Receita intercepta há 9 meses EmptyRe: [Brasil, Meu Brasil Brasileiro News] Seleção alemã manda 270 camisas a ONG de crianças carentes, mas Receita intercepta há 9 meses

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder