Gente isso é bem legal, um programa que não precisa ser um bom programador em Assembly mas pelo menos ter a noção da lógica, porque usa a linguagem Basic que tem uma sintaxe bem fácil.

Batari Basic e BasiEgaXorz - Linguagem Basic para programação de jogos no Atari e Mega Drive Jadv

O programa cria jogos para Atari, perfeitamente. Usado pela equipe da Atari Age que cria seus jogos e grava diretamente nos cartuchos para ser vendido, como aconteceu com o Princess Rescue que foi totalmente feito em Batari Basic.

Batari Basic e BasiEgaXorz - Linguagem Basic para programação de jogos no Atari e Mega Drive Large_1017_2600_PrincessRescue_6

Ele tem várias opções de criar diretamente em uma "rom" ou se tiver o gravador de Eprom para uma bios direta para um chip e manufaturar o seu cartucho.

Batari Basic e BasiEgaXorz - Linguagem Basic para programação de jogos no Atari e Mega Drive Rsbhvl

Ele segue bastante a linha de IDEs para desenvolvimento, mas boa parte sera codificada.

Batari Basic e BasiEgaXorz - Linguagem Basic para programação de jogos no Atari e Mega Drive Bbe1

Se tiver alguém interessado em aprender ou entrar em algum projeto de desenvolvimento para algum jogo para o console eu acho super valido começar com o Atari, eu acho esse console muito interessante em sua limitações.

Vale a pena conferir.

Link: bataribasic.com/

o BasiEgaXorz é o compilador de BASIC criado por Devster para Mega Drive, muito fácil de usar, e vem com muitos exemplos.

Fonte: http://devster.monkeeh.com/sega/basiegaxorz/

Batari Basic e BasiEgaXorz - Linguagem Basic para programação de jogos no Atari e Mega Drive Guile
Batari Basic e BasiEgaXorz - Linguagem Basic para programação de jogos no Atari e Mega Drive Basiegaxorz