Muitos de nós sabem que não existe sistema 100% seguro e a invasão da PSN serviu para reforçar essa ideia, mas agora, com a rede online da Sony de volta após um mês fora do ar, parece que algumas pessoas estão acreditando na ideia de que o problema foi resolvido e os seus dados estão protegidos. Essa confiança não podia estar mais errada e o site Industry Gamers publicou uma entrevista muito interessante com dos maiores especialistas da área, Gregory Evans, onde ele explica onde está o principal erro da companhia.
“O problema principal, e um que nunca será consertado, pode ser explicado usando termos dos videogames. Os gerentes TI são como a infantaria. Não é preciso muita habilidade para se tornar um gerente de TI. Não há associações que dizem que você é um gerente de TI certificado. Porém, há associações por aí que dizem que você é um hacker certificado. Os gerentes de TI, em grande parte, são teóricos que leem um livro e passam num teste. Bem, essas pessoas que hackearam a Sony provavelmente nunca entraram para a faculdade, alguns deles provavelmente nem falam inglês – alguns dos melhores hackers do mundo vêm da China. Então, se os gerentes de TI são como a infantaria, os hackers são como os Navy SEALs. Quando vamos pegar o Bin Laden, não enviamos a infantaria, nós mandamos os melhores do mundo – os SEALs. Mas quem está protegendo a Sony? Os Gerentes de TI.”
Evans no entanto salienta que o problema não acontece apenas na Sony e caso não o conheça, ele é apontado como um dos principais hackers do mundo. Autor de oito livros, o sujeito passou dois anos na prisão e teve que pagar 10 milhões de dólares por ter invadido empresas como a AT&T. Atualmente é o responsável por uma empresa que tem como objetivo proteger outras companhias de ataques e o seu ponto de vista é compartilhado por muita gente que acredita que o maior erro da Sony foi ter provocado os hackers e que agora deveria contratar alguns deles para cuidar da sua segurança.
O pior nessa história toda é que a ira contra a empresa japonesa parece longe de cessar e depois de ameaçar pelo Twiiter acabar com a Sony, um grupo divulgou as senhas de milhares de usuários que supostamente foram roubadas de uma página promocional do filme Caça Fantasmas.
http://meiobit.com/86274/especialista-diz-que-psn-ainda-est-vulnervel/