RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

descriptionO ato de rebelião de um programador da Atari inspirou Steven Spielberg em Jogador Numero 1 EmptyO ato de rebelião de um programador da Atari inspirou Steven Spielberg em Jogador Numero 1

more_horiz
A adaptação de Steven Spielberg de Jogador Nº 1 já chegou aos cinemas brasileiros. O longa está recheado de referências a músicas, filmes e videogames dos anos 80, sendo um prato cheio para os fãs da cultura pop.

Enquanto algumas referências são mais superficiais, como a de personagens de Overwatch e De Volta Para o Futuro, outras carregam mais peso, como a de Adventure, clássico jogo de Atari 2600.

ATENÇÃO: ESTA MATÉRIA CONTÉM SPOILERS SOBRE O FILME JOGADOR Nº 1

O ato de rebelião de um programador da Atari inspirou Steven Spielberg em Jogador Numero 1 Ready-player-one-03232003678000

O longa se passa em 2044 em meio a uma uma grande crise na Terra, onde destruição e pobreza são cenários comuns. Para fugir da realidade, grande parte da humanidade vive dentro da realidade virtual do jogo OASIS.

Porém quando o criador do jogo, o excêntrico James Halliday acaba falecendo, uma nova missão dá propósito para a população. Os jogadores devem encontrar um segredo escondido dentro do jogo para ganhar uma fortuna inestimável - e receber controle total do OASIS.

O filme traz uma premissa insana mas que dentro da história encontra sua própria naturalidade. É como uma mistura bela e improvável entre A Fantástica Fábrica de Chocolate e Matrix. A premissa da história foi inspirada no feito ousado de Warren Robinett, durante o lançamento de Adventure em 1979.

O ato de rebelião de um programador da Atari inspirou Steven Spielberg em Jogador Numero 1 Atari-adventure-03232021819001

O clímax do filme se desenvolve ao redor de uma referência ao jogo, quando os protagonistas precisam descobrir o segredo final em um Atari 2600, com todos os jogos da biblioteca disponíveis.

Muitos jogadores acabam se perdendo por não entender o verdadeiro significado por trás deste quebra-cabeça. Enquanto a história se desenvolve descobrimos que (1) o único jogo que eles precisam jogar é Adventure, e (2) eles não precisam fechar o jogo, mas sim encontrar o seu maior segredo: uma sala escondida que mostra o nome do criador do jogo.

A decisão ousada de Robinett
A decisão de Robinett em colocar o seu nome em Adventure acabou se tornando um marco histórico no mundo dos videogames. A Atari não permitia que os criadores colocassem os seus nomes nos jogos, e nem se quer pagava a eles os royalties de lucro da venda.

Na época, o trabalho dos criadores de jogo era visto mais como um “trabalho de fábrica” do que uma expressão artística.

Em um ato de rebelião Robinett escondeu o seu nome em uma fase secreta do jogo, ela só poderia ser encontrada quando o jogador fosse uma fase específica, pegasse um ponto cinza quase invisível e levasse a outro local distinto.

Ao levar o ponto cinza neste local exato, o jogador ganha objetos de cores diferentes, e a entrada para um quarto secreta é revelada. Lá dentro o jogador consegue ler a frase “Criado por Warren Robinett”.

O ato de rebelião de um programador da Atari inspirou Steven Spielberg em Jogador Numero 1 Easter-egg-adventure-atari-03232049335002

"Quando descobri que estava desenvolvendo videogames para uma empresa que era controlada por pessoas que me forçariam a ser um colaborador anônimo, mesmo que eu tenha criado o jogo Adventure inteiro, isso me deixou louco", lembrou Robinett em 2016 no seu perfil da NPR.

"Foi um jogo de poder e depois de um tempo de frustração, não gostando de ser controaldo pelos caras com muito dinheiro, eu tive a idéia de esconder meu nome no jogo."

O easter egg foi encontrado por um garoto de 15 anos, algum tempo após Robinett ter deixado a Atari. Sendo um dos primeiros easter eggs da história dos videogames, o sucesso da descoberta foi estrondoso.

Desde então a empresa passou a exigir que segredos parecidos fossem colocados em outros jogos.  

Fonte: Voxel

descriptionO ato de rebelião de um programador da Atari inspirou Steven Spielberg em Jogador Numero 1 EmptyRe: O ato de rebelião de um programador da Atari inspirou Steven Spielberg em Jogador Numero 1

more_horiz
Assisti segunda feira. Achei bem legal. Curti muito, mas acho que pega mais pra quem viveu os anos 70/80/90. Muitas referências ali.

Monterazo escreveu:


Enquanto algumas referências são mais superficiais, como a de personagens de Overwatch e De Volta Para o Futuro


Overwatch, eu concordo, mas as referências ao De Volta Para o Futuro não foram superficiais. O guri do filme dirige um De Lorean o tempo todo, a trilha em muitos momentos lembra a do De Volta Para o Futuro, a primeira chave/missão tem algo de "voltar ao passado", até um dos itens do jogo se chama Cubo Zemeckis (Robert Zemeckis dirigiu o De Volta Para o Futuro). Spilba nitidamente, homenageou o filme muito ali. Não foi algo superficial.

descriptionO ato de rebelião de um programador da Atari inspirou Steven Spielberg em Jogador Numero 1 EmptyRe: O ato de rebelião de um programador da Atari inspirou Steven Spielberg em Jogador Numero 1

more_horiz
Jail escreveu:
Assisti segunda feira. Achei bem legal. Curti muito, mas acho que pega mais pra quem viveu os anos 70/80/90. Muitas referências ali.

Monterazo escreveu:


Enquanto algumas referências são mais superficiais, como a de personagens de Overwatch e De Volta Para o Futuro


Overwatch, eu concordo, mas as referências ao De Volta Para o Futuro não foram superficiais. O guri do filme dirige um De Lorean o tempo todo, a trilha em muitos momentos lembra a do De Volta Para o Futuro, a primeira chave/missão tem algo de "voltar ao passado", até um dos itens do jogo se chama Cubo Zemeckis (Robert Zemeckis dirigiu o De Volta Para o Futuro). Spilba nitidamente, homenageou o filme muito ali. Não foi algo superficial.


Eu apenas li o livro e gostei demais. Só achei o excesso das referencias músicais para lá de abusivas demais e em momentos totalmente nada haver na historia. Principalmente no finalzinho do livro que nao vou comentar por spoilers :-) mas como é Spielberg no comando eu gosto. Principalmente com as referencias dos anos 80 e 90 que curto bastante.

O autor do livro Ernest Cline é de 78 ou 79 e viveu a década de 80 e 90 como muitos aqui no fórum e eu principalmente e tem um certo carinho por essas décadas que tanto adoro. Ele mesmo falou isso. Por isso jogou tudo nas historias.

Ainda tem outro livro dele chamado "Armada" que segue quase a mesma linha.

descriptionO ato de rebelião de um programador da Atari inspirou Steven Spielberg em Jogador Numero 1 EmptyRe: O ato de rebelião de um programador da Atari inspirou Steven Spielberg em Jogador Numero 1

more_horiz
Nem vou ler que quero assistir, depois eu leio.

descriptionO ato de rebelião de um programador da Atari inspirou Steven Spielberg em Jogador Numero 1 EmptyRe: O ato de rebelião de um programador da Atari inspirou Steven Spielberg em Jogador Numero 1

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder