Resident Evil nos portáteis Nintendo
Um olhar sobre os jogos (e protótipos) da série do GBC ao 3DS
Um olhar sobre os jogos (e protótipos) da série do GBC ao 3DS
A série Resident Evil começou sua vida no primeiro Playstation e é normalmente associada aos consoles da Sony. Na época do Gamecube, a Nintendo fez um contrato com a Capcom para lançar os jogos da série em seu console 128-bits, mas estes jogos não foram os primeiros da série a saírem para consoles da Nintendo. Abaixo vamos entender um pouco da história da série nas plataformas da Nintendo, mas não iremos rever os jogos dos consoles de mesa, como o port do Resident Evil 2 para o Nintendo 64 e os jogos lançados para o Gamecube. Iremos lembrar a história da série nos portáteis da Nintendo.
1) Resident Evil – Gameboy ColorO primeiro jogo da série saiu em 1996 no Playstation e, em 1999, a empresa HotGen Studios Ltd da Inglaterra foi escolhida pela Capcom para portar o jogo para o Gameboy Color. Essa versão permitiria que o jogador escolhesse entre jogar com a Jill e o Chris, assim como a versão de PS1, e a ideia era que fosse uma conversão direta desta primeira versão com algumas novas inclusões, como uma maior variedade de inimigos, a habilidade de desarmar armadilhas e um novo modo de salvar o jogo sem a necessidade de Ink Ribbons.
Porém, depois que a HotGen Studios terminou o port e enviou o mesmo para a Capcom, a criadora da série decidiu por cancelar o projeto e não o lançar ao público, pois entendia que o jogo não deixaria os consumidores felizes por sua qualidade.
Desde então, dois protótipos saíram na internet, sendo um deles mais completo que o outro. Mas, ambos terminam perto da parte final do jogo e não estão completos. Os dois protótipos podem ser facilmente achados na internet e até mesmo foram lançados em cartuchos não autorizados fabricados na China.
Porém, depois que a HotGen Studios terminou o port e enviou o mesmo para a Capcom, a criadora da série decidiu por cancelar o projeto e não o lançar ao público, pois entendia que o jogo não deixaria os consumidores felizes por sua qualidade.
Desde então, dois protótipos saíram na internet, sendo um deles mais completo que o outro. Mas, ambos terminam perto da parte final do jogo e não estão completos. Os dois protótipos podem ser facilmente achados na internet e até mesmo foram lançados em cartuchos não autorizados fabricados na China.
2) Resident Evil: Gaiden – Gameboy Color
O primeiro jogo da série que realmente foi lançado em um portátil da Nintendo foi o Resident Evil: Gaiden de 2001 (Europa) -2002 (EUA e Japão) desenvolvido pela empresa M4. O jogo conta com a presença de dois personagens conhecidos dos fãs da série, Leon Kennedy e Barry Burton. Esses dois personagens são enviados para investigar um navio que estaria carregando uma arma bio-orgânica desenvolvida pela Umbrella.
Diferente dos outros jogos da série, este tem um gameplay com visão de cima para baixo para explorar e visão em primeira pessoa nos momentos de combate com uma retícula que mexe entre os lados e o jogador deve apertar o botão no momento correto para que a ação do personagem tenha efeito. Porém, o jogo não foi bem recebido pela crítica e pelos consumidores, tanto que hoje em dia uma cópia completa do jogo vale mais do que seria esperado normalmente de um jogo de Gameboy Color.
Diferente dos outros jogos da série, este tem um gameplay com visão de cima para baixo para explorar e visão em primeira pessoa nos momentos de combate com uma retícula que mexe entre os lados e o jogador deve apertar o botão no momento correto para que a ação do personagem tenha efeito. Porém, o jogo não foi bem recebido pela crítica e pelos consumidores, tanto que hoje em dia uma cópia completa do jogo vale mais do que seria esperado normalmente de um jogo de Gameboy Color.
3) Resident Evil 2 – Gameboy Advance
A versão do Resident Evil 2 para o Gameboy Advance não chegou a ser nada além de um protótipo desenvolvido pela empresa italiana Raylight Studios para apresentar a sua engine Blue Roses. O protótipo foi mostrado para a Capcom, mas no ano de 2003 a criadora da série já havia perdido o interesse em ports de jogos para o Gameboy Advance e a empresa italiana acabou não trabalhando mais em cima deste projeto. Seria interessante sabermos como o jogo caberia em um cartucho de GBA e o que teria de ser removido do mesmo para isso, porque os cartuchos deste console da Nintendo comportavam 32MB e a Capcom já teve dificuldades para colocar o jogo no cartucho de 64MB do Nintendo 64.
Assim como o protótipo do primeiro Resident Evil para o Gameboy Color, este protótipo também vazou na internet e hoje em dia é possível jogá-lo tanto em emuladores como em consoles através dos famosos cartuchos falsos chineses.
Assim como o protótipo do primeiro Resident Evil para o Gameboy Color, este protótipo também vazou na internet e hoje em dia é possível jogá-lo tanto em emuladores como em consoles através dos famosos cartuchos falsos chineses.
4) Resident Evil: Deadly Silence – Nintendo DS
Em 2006, para comemorar o aniversário de 10 anos do lançamento do primeiro jogo da série no primeiro Playstation, a Capcom decidiu lançar este port para o Nintendo DS. Este port incluiu dois modos do jogo em um mesmo cartucho: o Classic Mode e o Rebirth Mode.
O Classic Mode é o jogo original com algumas alterações, como a adição de controles de touch-screen e o uso da segunda tela do console. O Rebirth Mode possui uma maior quantidade de inimigos, novos quebra-cabeças que usam o hardware do Nintendo DS. Neste segundo modo, há menos Hunters, os quais foram substituídos por Chimeras.
Esta versão também adicionou dois modos multiplayers para até 4 jogadores. O primeiro desses dois modos é cooperativo e o segundo é competitivo, no qual ganha o jogador que conseguir a maior quantidade de pontos matando monstros. Há um total de 3 fases multiplayer e 9 personagens selecionáveis.
O jogo foi recebido com críticas boas e ruins. Foi reclamado que o Classic Mode era muito semelhante ao original, mas o Rebirth Mode foi bem aceito pelas qualidades que trouxe ao jogo, como a virada rápida e a maneira de recarregar armas.
O Classic Mode é o jogo original com algumas alterações, como a adição de controles de touch-screen e o uso da segunda tela do console. O Rebirth Mode possui uma maior quantidade de inimigos, novos quebra-cabeças que usam o hardware do Nintendo DS. Neste segundo modo, há menos Hunters, os quais foram substituídos por Chimeras.
Esta versão também adicionou dois modos multiplayers para até 4 jogadores. O primeiro desses dois modos é cooperativo e o segundo é competitivo, no qual ganha o jogador que conseguir a maior quantidade de pontos matando monstros. Há um total de 3 fases multiplayer e 9 personagens selecionáveis.
O jogo foi recebido com críticas boas e ruins. Foi reclamado que o Classic Mode era muito semelhante ao original, mas o Rebirth Mode foi bem aceito pelas qualidades que trouxe ao jogo, como a virada rápida e a maneira de recarregar armas.
5) Resident Evil: The Mercenaries 3D – Nintendo 3DS
Depois de pouco mais de 5 anos do lançamento de Deadly Silence, a Capcom lançou o primeiro jogo da série para o 3DS. O jogo é basicamente uma combinação do modo Mercenaries do Resident Evil 4 e do 5 lançado para os consoles de mesa.
O interessante deste título é a possibilidade de os jogadores mirarem tanto em primeira pessoa como em terceira pessoa, seguindo o tipo de câmera que virou tradicional na série depois do lançamento do Resident Evil 4. Na tela de cima do 3DS é aonde a ação acontece, enquanto que a tela de baixo fica responsável por mostrar o inventário.
O jogo possui 8 personagens jogáveis, mas estranhamente o Leon não está nessa lista, que inclui Chris, Wesker, Hunk e outros. Este jogo também não foi muito bem recebido em geral e talvez um dos maiores atrativos dele foi o demo do jogo seguinte da série que sairia para o 3DS.
O interessante deste título é a possibilidade de os jogadores mirarem tanto em primeira pessoa como em terceira pessoa, seguindo o tipo de câmera que virou tradicional na série depois do lançamento do Resident Evil 4. Na tela de cima do 3DS é aonde a ação acontece, enquanto que a tela de baixo fica responsável por mostrar o inventário.
O jogo possui 8 personagens jogáveis, mas estranhamente o Leon não está nessa lista, que inclui Chris, Wesker, Hunk e outros. Este jogo também não foi muito bem recebido em geral e talvez um dos maiores atrativos dele foi o demo do jogo seguinte da série que sairia para o 3DS.
6) Resident Evil: Revelations – Nintendo 3DS e Nintendo Switch
Menos de um ano depois do lançamento do primeiro jogo da série no 3DS, a Capcom lançou a primeira versão do Revelations. O foco dos desenvolvedores deste jogo foi trazer de volta a série às suas origens de terror, algo que acabou ficando de lado nos jogos de console de mesa com o lançamento do Resident Evil 4, enquanto mantinha algumas características de gameplay dos jogos mais recentes. Essa volta às origens foi o motivo do jogo ter sido desenvolvido primeiro para o 3DS, pois os desenvolvedores acreditavam que o uso do 3D poderia criar uma experiência mais tensa e assustadora.
O jogo voltou a contar os personagens Jill e Chris sendo controlados pelo jogador e passou a ter uma história contada através da estrutura de capítulos para favorecer a jogatina portátil. A história se passa entre os jogos Resident Evil 4 e 5 e assim como Resident Evil: Gaiden, parte da história também se passa dentro de um navio.
Este jogo é com certeza o que teve a melhor recepção tanto da crítica como dos consumidores entre todos os jogos da série lançados para os portáteis da Nintendo. Porém, a sua sequência acabou não saindo para o 3DS, embora tenha sido lançado até para o seu concorrente, o PS Vita.
O jogo voltou a contar os personagens Jill e Chris sendo controlados pelo jogador e passou a ter uma história contada através da estrutura de capítulos para favorecer a jogatina portátil. A história se passa entre os jogos Resident Evil 4 e 5 e assim como Resident Evil: Gaiden, parte da história também se passa dentro de um navio.
Este jogo é com certeza o que teve a melhor recepção tanto da crítica como dos consumidores entre todos os jogos da série lançados para os portáteis da Nintendo. Porém, a sua sequência acabou não saindo para o 3DS, embora tenha sido lançado até para o seu concorrente, o PS Vita.
O que tivemos foi o relançamento do primeiro jogo para o Nintendo Switch e junto veio a sequência dele pela primeira vez em um console da Nintendo. Além dele a Capcom anunciou e lançou uma versão do Resident Evil VII capaz de rodar no novo console da Nintendo através de processamento na nuvem. Ficamos agora no aguardo para ver o que mais pode aparecer da série em um console da Nintendo.