Um tempo atrás a EA fazia campanhas na Origin em que você poderia pegar um game de graça na plataforma se acessasse na date em que a "promoção" estava válida (mass effect 2 foi um dos mais populares no programa).
Esse programa era chamado "EA on the House", e tinha site e tudo o mais.
Pois bem, sem nenhum aviso a EA matou o programa e quem tenta acessar o EA on the House é redirecionado para a página do origin Access, que é o serviço de inscrição e pagamento recorrente deles (a "PSN plus" da EA).
Quem pegou os games na época não perde eles, mas os demais não terão futura chance.
Ainda assim é especialmente cretino esse redirecionamento para o serviço pago. Era melhor um erro de página não encontrada ou um anúncio transparente do que esse Bait-and-Switch
Agora para o outro caso que gerou treta recentemente
https://www.reddit.com/r/gaming/comments/96e9j5/ea_deleted_my_origin_account_and_ea_help_is/
Um usuário da Origin recentemente viu sua conta "sumir" com todos os seus games, sem aviso ou razão para o caso. Quando tentou contatar o serviço de atendimento ao cliente, ninguém sequer conseguia identificar que a conta um dia tinha existido. Quando ele telefonou para o suporte disseram que não era culpa deles. Mais ainda, pouco tempo depois o link com o caso no SAC da EA também teve todo conteúdo apagado.
Compreensivelmente putaço com o caso, o cara postou o que aconteceu no Reddit. A postagem ganhou movimento bem rápido até que os moderadores da comunidade em questão TAMBÉM apagaram a postagem dele.
Depois de passar por um momento digno de episódio de black mirror, a prórpia comunidade no reddit começou a questionar a moderação até que eles restauraram a postagem.
Depois que o caso ficou grande o bastante, algum representante da EA viu e respondeu.
https://www.reddit.com/r/gaming/comments/96e9j5/ea_deleted_my_origin_account_and_ea_help_is/e3zxqy6/
Melhor frase da resposta:
I'll echo the sentiment shared by many of you on the thread - no this isn't acceptable to us that in this particular instance, we haven't been able to directly resolve this issue via our dedicated support teams, and that it's taken an early morning hunt for memes for me to discover this thread
"[...]Não, não é aceitável para nós que nesse caso em particular nós não fomos capazes de resolver a situação diretamente via nossos times de suporte dedicado e que levou uma caçada matutina por memes para eu descobrir essa postagem.
O que fica subentendido é que a conta do cara realmente sumiu, mas foi refeita com o mesmo nome de usuário e todos os jogos anteriores adicionados novamente (menos o Battlefield 5 que ele fez preorder).
Mais assustador é que nas respostas aparece mais gente dizendo que também teve sua conta apagada e passou por uma via crúcis parecida. Um USUÁRIO (não o time de suporte da EA) explicou que quando isso ocorreu com ele, foi um hacker russo que tomou a conta e conseguiu trocar absolutamente tudo, incluindo o nome de usuário sem nem enviar o e-mail de confirmação de troca de dados para o dono. E A EMPRESA NÃO TINHA LOG DISSO.
Isso reacendeu um pouco aquele debate sobre propriedade de games e os "perigos da nuvem". O toque de mi(er)das da EA com a falta de controle sobre os dados sob sua guarda só deixou tudo muito pior.