Pode ser que eu esteja enganado mas, agora, de cabeça, não consigo lembrar de nenhum jogo de 8 ou 16 bits que não tivesse uma start screen- uma tela de início.
Não estou falando de abertura, que sãs as sequências de textos, cenas ou animações que inteiravam o jogador da história, objetivo e tudo mais, e sim daquela tela em que aparecia o nome do jogo com a instrução "Press Start Button" logo abaixo ou então as alternativas a serem escolhidas pelo jogador, como "Start", "Options" e ainda, em alguns jogos, "1 player" ou "2 players".
Muitas dessas telas eram realmente sem graça, apenas o nome do jogo em um fundo preto com as opções em letras geralmente brancas, sendo tais telas particularmente comuns na primeira leva de títulos do NES- "1942" é um bom exemplo dessas.
Outras pareciam anúncio em neon de restaurante barato dos anos 80, como "Fighting Road"...
E a tela inicial de "Sqoon" é uma das coisas mais visualmente poluídas que já vi!
E tinham aquelas que eram realmente bonitas, a ponto de eu me demorar alguns segundos admirando-a antes de começar a jogar. "The Legend of Zelda" e "Castlevania" são dois desses casos.
(...)
(Post completo em http://oldschooldigger.blogspot.com/2018/09/divagacoes-oldschool-minha-tela-inicial.html )