RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

10 coisas que só quem lia revistas de videogame vai lembrar

power_settings_newInicie sessão para responder
+4
Galdius
Antonio Neto
Gordola da Station
Sonymaster
8 participantes

description10 coisas que só quem lia revistas de videogame vai lembrar Empty10 coisas que só quem lia revistas de videogame vai lembrar

more_horiz
As revistas de videogame no Brasil viveram o seu auge durante a década de 1990. Absolutas, elas eram a nossa principal fonte de informações, quando a internet ainda não havia sido popularizada no Brasil e no mundo. Ação Games, Videogame, Gamers, GamePower, Supergame, Super GamePower, Nintendo World… Foram muitas as publicações que fizeram a cabeça da molecada, sempre cheias de dicas e detonados dos jogos que eram novidade, ou que ainda sequer haviam sido lançados!

10 coisas que só quem lia revistas de videogame vai lembrar Top10-revistas-de-videogame

Diga-se de passagem, a nossa revista bebe bastante dessa fonte, incorporando alguns elementos marcantes que você pode recordar na listinha abaixo! Ah! E não deixe de comentar quais eram as suas revistas favoritas!

10. Linguajar jovem

As publicações eram claramente destinadas a um público mais jovem. Dessa forma, sobravam adjetivos como “radical” e “maneiro”, além de outros termos bem próprios como chamar os redatores de “pilotos”, os guias de “detonados”, etc.

Todas as páginas eram verdadeiras explosões de cores, dando muito mais destaque para as fotos e ilustrações, que para os textos propriamente ditos.

9. Arte no Envelope

Um dos principais canais de comunicação entre os leitores e a redação das revistas era através dos desenhos, geralmente estampados no lado de fora do envelope.

Algumas ilustrações eram realmente muito boas, a ponto de nem parecer que haviam sido feitas com lápis de cor, sem recursos tecnológicos. Já outras, de tão ruins, pareciam ter sido feitas usando os pés ou a língua.

10 coisas que só quem lia revistas de videogame vai lembrar Top10-revistas-desenhos-jogoveio

Os melhores ainda eram premiados com cartuchos, consoles e kits exclusivos!

8. Previews

Geralmente localizados nas primeiras páginas, os previews traziam uma palhinha dos títulos que ainda estavam para ser lançados no exterior.

10 coisas que só quem lia revistas de videogame vai lembrar Top10-revistas-previews-jogoveio

Eram textos bem curtinhos com informações básicas, acompanhados de algumas screenshots, que deixavam a galera com água na boca. Meses mais tarde, os lançamentos mais quentes acabavam ganhando a matéria de capa!

7. Classificados

Muito antes dos grupos de Facebook e das lojas virtuais, era através das revistas de videogame que você fazia rolos com os seus cartuchos e consoles antigos.

10 coisas que só quem lia revistas de videogame vai lembrar Top10-revistas-classificados-jogoveio

Compras, vendas e trocas eram incentivados pelas publicações, que inclusive divulgavam o número de telefone dos leitores nas páginas da revista. Dá pra imaginar uma loucura dessas hoje em dia?

6. Pôsteres e brindes

Tá aí mais um motivo pra amar as revistas de videogame! Pôsteres imensos, com artes originais dos nossos jogos favoritos! Ou figurinhas. Ou chaveiros. Cards holográficos. Fitas VHS com OVAs de Fatal Fury. Revistinhas com golpes de todos os 100 novos Pokémon, e mais um monte de coisas bacanas, tudo feito com muito esmero para mimar o jovem leitor!

10 coisas que só quem lia revistas de videogame vai lembrar Top10-revistas-poster-jogoveio

5. Detonados

A parte polêmica e que normalmente ficava mais pras últimas páginas. Os mais puritanos rejeitavam a ideia de acompanhar os detonados, alegando que eles estragavam a experiência de encarar um game.

10 coisas que só quem lia revistas de videogame vai lembrar Top10-revistas-detonados-jogoveio

Por outro lado, jogos mais difíceis ou complexos (tipo os RPGs da vida) só podiam ser batidos com a ajuda das revistas. Quem não lembra com carinho da Gamers Book Nº 1, de Final Fantasy VII?

4. Dicas e Truques

Sem ter um GameFaqs da vida para nos salvar, nos restava recorrer às revistas para saber das dicas dos jogos mais quentes da época.

10 coisas que só quem lia revistas de videogame vai lembrar Top10-revistas-dicas-jogoveio

A princípio elas ficavam bem no finalzinho, nas últimas páginas. Mas com o tempo, foram ganhando destaque, a ponto de publicarem edições especiais recheadas de códigos e passwords, para a alegria da galera!

10 coisas que só quem lia revistas de videogame vai lembrar Top10-revistas-dicas-2-jogoveio

Os mais fominhas anotavam as dicas em cadernos, organizando em ordem alfabética ou por estilo, para depois trocar as informações com os colegas da escola.

3. Personagens marcantes

Admita, você já deixou escapar um suspiro pela Marjorie Bros quando era moleque. E as meninas, será que curtiam o estilo despojado do Baby Betinho? Ou preferiam o perfil certinho do Marcelo Kamikaze?

10 coisas que só quem lia revistas de videogame vai lembrar Top10-revistas-personagens-jogoveio

A ideia de incorporar personas e fazer com que elas assinassem os textos foi uma verdadeira jogada de mestre do Matthew Shirts, então editor da revista Supergame. Dessa forma, era possível haver uma rotatividade entre os redatores, sem deixar que os leitores percebessem, já que eles incorporavam o estilo de cada “piloto” na hora de resenhar os jogos.

Aliás, o Véio carrega muito do DNA do Chefe, até mesmo como uma forma de homenagear as revistas clássicas!

2. Capas maravilhosas

O conteúdo podia até não te interessar. Talvez estivesse falando de um jogo que você não tinha, ou de algum estilo que não te agradava muito. Mas se a capa fosse bonita… Aí era covardia!

As revistas de videogame dos anos 90 tinham ilustrações chamativas, geralmente com algum protagonista ferradão ou até mesmo só com o logo de alguma franquia famosa.

Lembro até hoje da Ação Games com o logo de Mortal Kombat 3 estampado sobre um muro de pedra. Assim como tenho excelentes lembranças da Super GamePower que tinha os macacos de Donkey Kong Country 3 estampados!

10 coisas que só quem lia revistas de videogame vai lembrar Top10-revistas-capas-jogoveio10 coisas que só quem lia revistas de videogame vai lembrar Top10-revistas-capas-2-jogoveio

Quais eram as suas capas favoritas?

1. Conteúdo inédito

Os outros nove itens dessa lista podem até ser importantes, mas o principal atrativo das revistas de videogame na década de 90 com certeza era o conteúdo.

10 coisas que só quem lia revistas de videogame vai lembrar Top10-revistas-news-jogoveio

A internet ainda engatinhava no Brasil, de modo que a nossa principal fonte de informações sobre o que rolava nas feiras do Japão e Estados Unidos era a sessão de novidades das revistas.

Em um primeiro momento com uma defasagem monstra, já que esse conteúdo era traduzido das publicações estrangeiras. Mais tarde, as equipes aqui do Brasil começaram a viajar e realizar as suas próprias coberturas!

Fonte: Jogo Véio

description10 coisas que só quem lia revistas de videogame vai lembrar EmptyRe: 10 coisas que só quem lia revistas de videogame vai lembrar

more_horiz
que saudade que bateu agora

faz muito tempo que não leio sites sobre games, simplesmente não tem a mesma graça....

lembro do quão legal era comprar uma nintendo world e ficar lendo aquelas reviews e sonhando em ter aqueles jogos.... era demais.

description10 coisas que só quem lia revistas de videogame vai lembrar EmptyRe: 10 coisas que só quem lia revistas de videogame vai lembrar

more_horiz
época boa

deve ser legal ler hoje com cabeça de adulto e ver o tanto de absurdo que tinha mas que nós nao captavamos

more_horiz
Se querem matar a saudade gente, só baixar tudo em PDF -> http://retroscans.org/

more_horiz
Sonymaster escreveu:
Se querem matar a saudade gente, só baixar tudo em PDF -> http://retroscans.org/

Olhando uma Nintendo World antiga me deparei com essa propaganda:

10 coisas que só quem lia revistas de videogame vai lembrar Dr0jVTQX0AAASpn

Acho ela muito legal, apesar de não lembrar que existia.
Com certeza uma das minhas coisas preferidas das revistas de videogame eram as propagandas dos jogos.
Lembro de comprar umas revistas em inglês e ficar babando nas propagandas também.

more_horiz
Época deliciosa!

Hoje a gente percebe o quanto o trabalho gráfico de diagramação e criação eram bem pobres, mas ainda sim a gente adorava porque era o que tinha.

A Gamers tinha um editorial bem tosca, mas era recheada de informações; reviews gigantescos, previews com bastante fotos (apesar de minúsculas) e detonados com inúmeras páginas e detalhadas. O detonado deles do FF VII (os caras eram fanáticos assumidos por FF e sonystas) era praticamente a leitura do jogo inteiro pois colocavam até os detalhes dos diálogos.

Pena que depois caiu a casa de que eles copiavam descaradamente o conteúdo da EGM, se não me engano. O review do Shenmue foi o estopim de tudo.

more_horiz
Henrico D. Santo escreveu:
Pena que depois caiu a casa de que eles copiavam descaradamente o conteúdo da EGM, se não me engano. O review do Shenmue foi o estopim de tudo.

Tem algum link que conta essa história?
Eu não sabia disso.

more_horiz
Galdius escreveu:
Henrico D. Santo escreveu:

Tem algum link que conta essa história?
Eu não sabia disso.

Procurando por cima, achei esse tópico do Outer Space em que falam de uma matéria especial da UOL sobre revistas. Já nos primeiros posts citam essas cópias que faziam com o site IGN. Eu me enganei, citei EGM mas era a IGN de quem copiavam os conteúdos.

https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/veja-document%C3%A1rio-sobre-a-lend%C3%A1ria-revista-gamers.361672/

Lembro que na época eu peguei a revista e acessei a IGN e com muita decepção vi a verdade aparecer diante de mim... =(

more_horiz
era muito legal essa época... a gente não sabia das coisas como sabe hoje, em uma fração de segundo.

lembro que eu já era um fã de goldeneye e comprei um belo dia uma nintendo world que contava sobre o sucesso do jogo, que se chamaria perfect dark. Aí tinha imagens do game e tal. Já fiquei vidrado com aquelas poucas informações. Eu nunca sequer tinha ouvido falar no game.... vivi toda a expectativa até o lançamento....

hoje a gente sabe de tudo a todo momento, o hype até se perde, pq quando lança o jogo vc já praticamente sabe tudo sobre ele....

ahhh e aqueles guias horríveis com as fotinhos dando o passo a passo pra zerar o jogo? hahahaha quantas vezes eu empacava naquilo

more_horiz
Galdius escreveu:
Sonymaster escreveu:

Olhando uma Nintendo World antiga me deparei com essa propaganda:

10 coisas que só quem lia revistas de videogame vai lembrar Dr0jVTQX0AAASpn

Acho ela muito legal, apesar de não lembrar que existia.
Com certeza uma das minhas coisas preferidas das revistas de videogame eram as propagandas dos jogos.
Lembro de comprar umas revistas em inglês e ficar babando nas propagandas também.

Engraçado que eu só comprava a Videogames, Ação Games e Supergame, essa ultima devido aos jogos da Sega que na época só estava com o querido Mega Drive, quando peguei o Super Nintendo ai já pegava ela fundida com a Gamepower que virou a SuperGamePower.

Mas a Nintendo World eu lembro que eu estava no meu primeiro emprego que era no banco como programador junior, acho que devia ter uns 19 anos em 98 isso, final dela na verdade, estava com o Nintendo 64 e o PSX. Mas jogava muito mais no PSX e o N64 parado no guarda roupas, e eu quase querendo vender, essa revista foi ótima na época porque eu tive como ver alguns jogos e ir na locadora e sentir o gostinho de alugar fitas, já que nessa época estava dominado pela pirataria e fácil acesso dos jogos de PSX.

Joguei muito N64 por causa da revista, mas só comprei até a edição 4 mesmo. hahahaahahah

Engraçado que depois do lançamento do Dreamcast eu doido por uma revista da Sega, mas nunca aconteceu.

more_horiz
Nintendo World foi um passo gigantesco para as revistas na época.

Redatores fodas, editorial gráfico impecável (para a época) e a exclusividade que dava um aconchego para os nintendistas.

Na época ainda era meio seguista e tinha uma puta inveja, queria muito uma Sega World, mas óbvio que isso nunca viria (apesar de termos tido o Sega Club).

Então, com o Pentium MMX 233 do meu pai, peguei uma demo de um programa de edição impressa que vinha na Revista CD-ROM e criei o Sega Fan.

Devo ter essas páginas impressas até hoje, mas era um editorial mais com cara de jornal, até porque também na época eu não manjava nada.

Porra, boa época gostosa!

Voltando sobre a Nintendo, peguei aquela edição de 2 anos e apresentação do Cube e Advanced, ooooooh deliciiiiiaaa!

more_horiz
A minha primeira Nintendo World foi a de número 6.
Eu como fã de Star Wars desde pequeno quis a revista pela capa e por saber que deveria ganhar um Nintendo 64 em breve (e devo ter ficado mostrando as coisas do jogo na revista pros meus pais).
Uns anos atrás (talvez ano passado) eu comprei de novo a revista no Mercado Livre e tenho até hoje.

10 coisas que só quem lia revistas de videogame vai lembrar Nintendo%2BWorld%2B06%2B-%2BFevereiro%2B1999%2528pdfgamesmagazine.blogspot.com.br%2529_P%25C3%25A1gina_01

Outra edição da Nintendo World que marcou bastante pra mim foi a de 1 ano dela.
Na época eu jogava muito Pokémon e nessa edição saiu a lista dos 150 pokémons com os levels em que cada um evoluia e quais ataques cada um aprendia e em quais levels isso acontecia.
Usei tanto a revista que ela começou até a soltar as páginas.
Igual a número 6, uns anos atrás eu a comprei de novo para a ter e ela está comigo até hoje também.

10 coisas que só quem lia revistas de videogame vai lembrar Digitalizar0001

Essas com certeza foram as edições que mais me marcaram.

more_horiz
Estranho que tenho nostalgia com várias coisas mas revista de games não. E comprava muito, lia muito e etc na época.

As que comprei eu ainda as tenho guardadas, mas quando pego pra ver ou ler, meio que nada rola. Então, deixei elas estocadas e pouco trisco nelas hoje em dia.

more_horiz
Jail escreveu:
Estranho que tenho nostalgia com várias coisas mas revista de games não. E comprava muito, lia muito e etc na época.

As que comprei eu ainda as tenho guardadas, mas quando pego pra ver ou ler, meio que nada rola. Então, deixei elas estocadas e pouco trisco nelas hoje em dia.

Poxa não sente nadinha nadinha Jail?? caramba, eu adoro ler ainda porque era o que mais fazia no colégio, nos finais de semana para saber qual cartucho pegar e em dias que faltava energia em dia de chuva para passar o tempo, só as revistas para ler. Sempre tinha elas e por isso adoro pegar tudo mesmo em PDF para ler no tablet.

more_horiz
Sonymaster escreveu:

Poxa não sente nadinha nadinha Jail??

Não mesmo. Não sei porque, mas não fico empolgado com elas mais. Então, nem trisco mesmo.

Mas não é só com revista de games. Na época que alugava muito filme em locadoras comprava umas revistas de filmes (a principal que comprava era uma chamada 'Vídeo News'). Lia muito na época mas o tesão acabou também com elas. Também não releio, deixei encostada.

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder